O Livro das Lendas

Lançado em março último, dO Livro das Lendas: aventuras didáticas, de Gustavo César Marcondes é uma publicação diferente e inovadora de introdução ao RPG, que pela primeira vez propõe ao professor o uso desse jogo no ensino de suas disciplinas através do universo criativo de histórias e aventuras. Este livro foi criado e desenvolvido com a ajuda de grandes mestres e jogadores de todo o país; com ele, será possível fazer com que qualquer conteúdo escolar, de qualquer matéria (disciplina) se torne parte de uma aventura de RPG.

No RPG, o aluno, ou qualquer jogador, transforma-se numa personagem, com todos as suas características e dons. Não há limites! E o professor situa o contexto, estabelece as regras e movimenta os jogadores. A aprendizagem aparece incrustada no ato de lazer, de forma teatral, possibilitando àquele que joga viver situações como um cônsul, um rei, um escravo, um padre, um deus, um general, um artista ou literato.

Ilustrado por Zoé Degani, considerada hoje a mais importante artista plástica do Rio Grande do Sul, O Livro das Lendas é uma bela ferramenta para a imaginação. Para o iniciante, um manual preciso que irá situá-lo na mecânica do jogo, nos papéis de cada um, nas ações, nas funções do mestre. E como magia, lhe entregará as fórmulas para criar suas poções e suas próprias histórias, didáticas ou não. Para o veterano, um suporte para criar jogos ainda mais sofisticados.

Depoimentos:

“Eu e meu grupo curtimos bastante O Livro das Lendas. Estamos jogando uma aventura muito legal, usando a Matemática, onde alguns hackers têm que entrar na memória de um supercomputador que está criando máquinas assassinas, usando a teoria dos Logaritmos. Também estamos jogando apenas por diversão. O sistema é show dos dois jeitos!”
Ana Carolina Madeira, Belo Horizonte, MG

 

“Sou um iniciante em RPG, jogo há seis meses com um grupo bastante numeroso. Achei esse sistema muito bom. É bem mais fácil de entender do que qualquer outro. Bastou umas duas lidas no livro e já me senti motivado a tentar escrever uma aventura. O pessoal aqui joga D&D e Vampiros, mas também curtiram muito o novo sistema. O lance de poder jogar de forma didática também fez muito sucesso, tem ata um professor de minha escola que já está utilizando nas aulas. O pessoal já está esperando pelos próximos livros!”
Luiz Alberto Borba, Uberaba, MG

O Livro das Lendas: aventuras didáticas
de Gustavo César Marcondes
Editora Zouk
48 págs – 21x28cm – ISBN 85-88840-33-2
R$ 23,50 nas melhores livrarias
R$ 16,00 no site www.editorazouk.com.br

Outros links para compra:
Moonshadows / Livraria Cultura / Livraria Saraiva

Fonte: Ed. Zouk

***

 

Share This Post

Leave a Reply