Réia: Notas de criação do cenário V

Saudações heróis! Por causa do “furacão” DRAGÃO BRASIL, mês passado não tivemos a nossa coluna. Mas, passado esse período de adaptação na nova função de editor da DB, este mês estamos de volta e, conforme prometido antes, trazemos para vocês uma classe básica que sofreu uma pequena mudança no nosso cenário. Com vocês, o feiticeiro de Réia!

Feiticeiros

Nenhum poder é tão admirado e temido em Réia quanto a magia. Seja pelo povo comum, seja pela nobreza ou realeza. E aqueles que todos mais temem por causa de sua magia são os feiticeiros.

Um feiticeiro é uma pessoa com o dom inato da magia, diferente dos magos, que desenolvem seus poderes através do estudo. Muitas pessoas consideram tal dom como uma maldição, algumas como uma dádiva. A origem de tal poder e porque apenas alguns poucos indivíduos o possuem é um mistério e fonte de intensos debates entre os eruditos.

Nos reinos humanos, feiticeiros normalmente não são bem vistos, e deram origem a várias crendices populares. Alguns eventualmente conquistam o respeito em alguma pequena comunidade ou posição social de destaque em uma grande cidade ou feudo, por conta de seus feitos. E somente através de seus feitos e de ajudar a comunidade em que vive é que um feiticeiro consegue estabelecer seu lugar no mundo.

Há feiticeiros entre todas as raças. Entre os Anões (e, segundo dizem, também na Horda Orc), eles são tratados de forma normal, porque possuem a função social de fazer itens mágicos. Entre os Elfos eles são vistos como indivíduos com uma delicada ligação com a magia, como se fossem portadores de algum tipo de “anomalia”.

Feiticeiros costumam venerar Hécaen, a deusa minosiana da magia. Feiticeiros anões veneram o deus-patriarca de sua raça, e se identificam com ele pelo seu aspecto de criador. Como a maioria de sua raça, os feiticeiros elfos rezam para Alael.

Informações de Jogo em Réia: Os feiticeiros em Réia apresentam as mesmas estatísticas de jogo descritas no Livro do Jogador, mas com o seguinte acréscimo:

Aura de Má Sorte (Sob): As crendices associadas aos feiticeiros possuem um fundo de verdade. Devido ao seu dom para a magia, um feiticeiro possui uma forte aura mágica capaz de afetar a realidade à sua volta. Alguns pequenos fenômenos costumam acontecer quando um feiticeiro está por perto, além do controle do feiticeiro (o leite talha, a chama do fogo fica azul, as crinas dos cavalos eriçam, pessoas tropeçam ou sofrem pequenos acidentes, etc). Além de gerar todos os mitos populares sobre os feiticeiros, essa forte aura mágica faz com que qualquer pessoa seja capaz de perceber quando um personagem possui níveis na classe feiticeiro, se for bem-sucedida em um teste de Observar (CD 15). Mas é comum qualquer pessoa mais estranha ser chamada de “feiticeiro” pelo povo, se acontecimentos fora do comum ocorrerem perto dela.

Uma vez que um personagem seja reconhecido como feiticeiro, ele recebe -2 de penalidade em todos os testes de Diplomacia e +2 de bônus em todos os testes de Intimidação.

Além disso, apesar do feiticeiro não poder controlar a ocorrência desses fenômenos, ele pode, contudo, eventualmente influenciar ativamente a realidade à sua volta.

No 1º nível, uma vez por dia, um feiticeiro pode usar esse poder a seu favor ou como um “mau olhado” em um alvo. O feiticeiro pode realizar novamente uma jogada, sendo obrigado a ficar com o novo resultado, mesmo se for pior que o resultado original, de forma semelhante ao poder concedido do domínio Sorte. Ou então, usando como um “mau-olhado”, ele pode fazer um alvo automaticamente falhar em uma jogada qualquer, caso o alvo não seja bem sucedido em um teste de resistência de Vontade (CD 10 + metade dos níveis de feiticeiro + modificador de Carisma do feiticeiro). Esse poder pode ser usado duas vezes por dia no 10º nível e três vezes por dia no 20º nível.

Feiticeiros de tendência bondosa costumam usar esse poder apenas para favorecer suas jogadas, enquanto os de tendência maligna preferem usar o “mau-olhado”.

Réia é um cenário de fantasia medieval épica
criado por Marcelo Telles para o sistema D20.
Não percam, no primeiro domingo de cada mês, a coluna mensal
Réia: Notas de Criação do Cenário,
em que o autor fala do desenvolvimento desse novo cenário,
e participem no nosso fórum do tópico dedicado a Réia
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/reia/
***
Share This Post

Leave a Reply