O Cartógrafo Utópico

O Cartógrafo Utópico foi uma série de posts com download, de Leonel Domingos e texto introdutório de Marcos Morte e Hugo Lima. Eles foram publicados entre 28/09 e 23/11/2006 e para efeitos de organização, estamos compilando no site novo os 4 num único post, datado pelo último e com visualizações somadas.


O Cartógrafo Utópico I

Publicado originalmente em 28/09/2006  (1436 leituras)

O Cartógrafo Utópico, de Leonel Domingos, integrante da Equipe Rede RPG, é uma série em quatro números que discute assuntos esquecidos, porém interessantes. A primeira dessas partes se concentra em um acessório muito comum, mas sobre o qual pouco se pensa: o mapa de batalha e seus quadrados de batalha. Com um texto leve e divertido, Leonel introduz o conceito de escala e discute sobre as medidas que você, mestre, deve levar em conta ao criar a fortaleza de seu vilão supremo. Ou a do grupo de aventureiros. De uma forma ou de outra, este é um material muito valioso para todo entusiasta do RPG.

Faça o download do material em PDF: [download id=”66″ format=”3″]

[download id=”66″ format=”2″]

Por Leonel Domingos
Texto introdutório: Hugo Lima

O Cartógrafo Utópico (II)

Publicado originalmene em 12/10/2006  (1025 leituras)

Continuando suas litânias por entre ameias, colunas, portas, estruturas em madeira e terracota, Leonel Domingos nos leva a desvendar os mistérios e segredos que uma simples construção pode esconder.

Nessa segunda parte de O Cartógrafo Utópico, somos brindados com explanações sobre limitação de espaço em edificações medievais, tamanho de portas, corredores, diferenciações básicas em construções para criaturas de tamanhos diferentes.

Pequenos detalhes que engrandecem qualquer aventura, dicas de grande valia para um narrador cuidadoso e minucioso…

Faça 0 download do material em PDF: [download id=”67″ format=”3″]

[download id=”67″ format=”2″]

Por Leonel Domingos
Texto introdutório: Marcos Morte


O Cartógrafo Utópico (III)

Publicado originalmente em 26/10/2006 (826 leituras)

Chegamos à terceira parte, onde Leonel Domingos discute sobre algo fundamental para todo aventureiro/saqueador: as construções a serem invadidas. Ao contrário do que o PC médio pensa, nos aposentos de tal lugar existem mais coisas do que: a) monstros; b) tesouro; c)monstros e tesouro. Sim, mes amis, até ricos e monges têm lugares “inutéis”, como salas de descanso, com absolutamente… nada. Aliás, por falar nisso, nem todas as casas são feitas de tijolinhos vermelhos. Uma lida na parte dos elementos que a compõem e você, mestre, poderá tornar sua cidade mais real, com bairros e ruas compostos de edificações de variadas formas e tamanhos . O capítulo acaba com um exemplo realista de um acampamento orc, o bucha de canhão de cem em cada dez campanhas. Seus PCs vão ter uma surpresa e tanto da próxima vez que resolverem ir atrás do Grunc, que andou fazendo confusão na rota principal da cidade.

Faça o download do material em PDF: [download id=”68″ format=”3″]

[download id=”68″ format=”2″]

Por Leonel Domingos
Texto introdutório: Hugo “Nix” Lima

O Cartógrafo Utópico IV

Publicado originalmente em 23/11/2006 (1638 leituras)

Fechando a série de artigos de “O Cartógrafo Utópico”, Leonel Domingos nos leva ao trato de armadilhais, lugares inusitados, pequenas surpresas à espera de incautos aventureiros, depois de ler esse último capítulo você nunca mais olhará aquele velho templo, o pequeno castelo do barão ou a casa que lhe serviria de abrigo, naquela aldeia abandonada da mesma maneira…

Pegue o seu aqui: [download id=”69″ format=”3″]

[download id=”69″ format=”2″]

Por Leonel Domingos
Texto introdutório: Marcos Morte

***

Share This Post

Leave a Reply