A Centelha Divina e os Pontos de Ação

Saudações, aventureiros! Um dos aspectos mais inovadores do cenário é a presença dos Luminares, que carregam em suas almas uma parte do poder bruto dos falecidos deuses de Elária – a Centelha Divina, que os separa das outras pessoas, tanto pelos incríveis dons que ela concede, quanto pelo estado de espírito que ela proporciona, um vazio que precisa ser preenchido com conhecimento, experiência e aventuras.

Os poderes de um Luminar são impressionantes. Ao ativar a Centelha, eles tornam-se capazes de feitos quase lendários, como executar um ataque de sublime perfeição, atingindo o adversário com máxima precisão e efeito; defender-se graciosamente e sem qualquer prejuízo; recuperar-se de graves ferimentos; executar poderosos feitos mágicos; ou mesmo realizar tarefas com ousadia e maestria épicas; conforme as habilidades abaixo:

Ataque Sublime: O Luminar pode realizar um ataque que sempre atingirá seu adversário, podendo inclusive ser um decisivo, causando sempre dano máximo. Estes são golpes devastadores, capazes de derrubar os mais poderosos inimigos, e pelos quais os Luminares são amplamente conhecidos e temidos.

Chama Restauradora: Ao ativar este poder, o Luminar pode recuperar pontos de vida ou curar-se de certas condições adversas, resistindo inclusive a golpes que poderiam derrotá-lo. Ele concede ao Luminar acesso a energia extra para completar uma tarefa, um fôlego a mais para conseguir ultrapassar a barreira da morte e salvar seus companheiros.

Defesa Infalível: Esta habilidade permite uma defesa espetacular contra um ataque qualquer direcionado ao Luminar, além de dificultar outros ataques que ele possa sofrer em seguida. Flechas, lâminas, garras e mesmo ataques fortalecidos por magia são igualmente simples de serem aparados ou desviados para um Luminar que ative este poder. Ele é a única forma de se defender de um Ataque Sublime.

Façanha Perfeita: Este poder concede ao Luminar a capacidade de utilizar suas perícias e atributos naturais com uma precisão e excelência impossível. Habilidosos guerreiros erguendo enormes rochas, ou ladrões equilibrando-se nas pontas das lanças da guarda local são exemplos de lendas que surgiram do uso deste poder.

Magia Suprema: O uso desta técnica é muito pouco discreto, ampliando ao máximo o poder de uma magia, que ao ser lançada não consome o poder mágico do conjurador Luminar.

Poder Astral: Outra habilidade especialmente poderosa para os Luminares conjuradores, ela faz com que eles reabasteçam seu poder mágico drenando energia pura do Plano Astral e canalizando-a através de suas Centelhas Divinas. Com isso, eles podem recuperar magias já utilizadas no dia, ou usos diários de magia, caso sejam conjuradores espontâneos.

Proteção Suprema: Este poder demonstra a supremacia dos Luminares e a divindade que inflama suas almas, permitindo que eles resistam absolutamente aos mais variados efeitos, sem medo de qualquer falha ou seqüela. Clérigos que recebem um relâmpago sem pestanejarem ou bárbaros que evitem efeitos mentais sem sequer serem atordoados exemplificam esta habilidade.

Este poder, no entanto, tem um preço. Os Luminares, ao ativarem suas habilidades, acumulam os chamados Pontos Divinos, que não podem, em momento algum, ultrapassar seu Limiar – uma espécie de limite de poder divino que um personagem pode tolerar em seu corpo e espírito. Caso abusem de seus poderes, receberão muitos Pontos Divinos, correndo o risco de serem absolutamente consumidos por uma enorme quantidade de poder astral bruto liberado. Este efeito é denominado Ascensão Flamejante, e destrói o Luminar de maneira permanente. Nenhum efeito conhecido é capaz de trazê-lo de volta à vida.

Alguns Luminares aprendem a controlar a Centelha Divina de maneiras diferentes, como por exemplo os Luminares Elementais, que entram em sintonia com os elementos do fogo, água, terra e ar e conseguem molda-los através de sua soberania divina, sem acumularem Pontos Divinos. Os poderes que eles adquirem são menores, porém utilizáveis sem colocar sua vida em risco. Luminares Elementais ganham habilidades sobrenaturais de ataque e a possibilidade de assumirem aspectos elementais, que fornecem vantagens, mas transformam a personalidade do Luminar de maneira imprevisível.

Os detentores da Centelha lidam com alterações e transformações de forma diferenciada dos outros personagens, devido à sua condição única. Eles podem manter ou não parte de seu estado semidivino, além sofrer graves conseqüências ao final do processo de acordo com cada situação explorada no livro básico. O Limiar de um Luminar é baseado em seu nível, mas efeitos que causem a ele níveis negativos não correm o risco de conflagrar a Ascensão Flamejante.

Por fim, os personagens que não são Luminares não precisam se preocupar. Aqueles que não foram tocados pela Centelha Divina, mas desejam uma vida de aventuras podem contar com a sorte que é fornecida aos corajosos, representada pelos Pontos de Ação. Estes podem ser gastos após algumas jogadas para melhorar o resultado final, incentivando a realização de atos heróicos e ousados em jogo. Estas melhorias aumentam conforme o personagem progride em seus níveis. Além disso, existem três outros usos muito interessantes para os Pontos de Ação no C7L:

Ativar Habilidade de Classe: com o dispêndio de pontos, é possível ultrapassar o limite diário de uso de habilidades como Destruir o Mal do paladino ou a Fúria do bárbaro, por exemplo.

Melhorar a Classe de Armadura: fornece um bônus para que o personagem tente resvalar por pouco de um golpe mortal quando luta defensivamente.

Melhorar uma Magia: pode ampliar o poder de uma magia ao ser executada, alterando o nível de conjurador efetivo para uma única utilização.

Em todos os casos, o livro traz alguns talentos que podem ser executados com o dispêndio de Pontos de Ação ou ganho de Pontos Divinos para produzirem efeitos diferenciados, fazendo com que uma mesma habilidade torne-se bem diferente de acordo com o tipo de personagem que se queira construir.

É importante lembrar que o uso de Pontos de Ação ou da Centelha Divina é equilibrado, considerando-se que o primeiro pode ser utilizado com maior freqüência, mas traz efeitos bem menos impressionantes que o segundo, mais poderoso, mas que coloca a própria vida do personagem em risco. Portanto, tanto personagens mortais quando Luminares são igualmente divertidos em uma sessão, dependendo mais do estilo do jogador do que a busca por bônus e modificadores.

Como podemos ver, as aventuras em Crônicas da 7a Lua tornam-se ainda mais emocionantes com a presença de mecânicas que permitem aos personagens a realização de grandes feitos, dignos de serem eternamente lembrados por bardos ao redor de Isaldar!

Tiago Marinho
Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDERPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l/

***

Share This Post

Leave a Reply