Sentinela Nacarita – Multisistema

“De modo similar à criação dos golens terrestres, alguns elfos aquáticos invocam espíritos do Plano Elemental da Água e os obrigam a habitar um corpo artificial. Este corpo deve ser composto por um material relacionado ao plano, para que o espírito possa ser contido e forçado a servir. No caso das sentinelas nacaritas, que recebem este nome pela composição de suas conchas, os elfos coletam e afiam mexilhões, búzios e vieiras em grande quantidade, para que sirvam como receptáculo. Notavelmente, a fluidez do espírito da água lhe permite utilizar este material como uma única massa ou desagregá-lo em milhares de conchas animadas. Entretanto, as sentinelas não são golens verdadeiros, pois carecem da notória imunidade mágica destes constructos.”

– Correspondência particular de Berzelius, o sábio, para a Cidadela Coralina.


Sistema D20

Sentinela Nacarita

Constructo (Grande) Constructo (Diminuto – Enxame)
Dados de vida: 7d10+30 (68 PV) 7d10+30 (68 PV)
Iniciativa: +1 +5
Deslocamento: 9 m (6 quadrados) Vôo 12 m (perfeito)
Classe de Armadura: 18 (-1 tamanho, +1 Destreza, + 8 natural) toque 10, surpresa 17 25 (+4 tamanho, +5 Destreza, +6 natural), toque 19, surpresa 20
Ataque Base/Agarrar: +5/+14 +5/–
Ataque: Corpo a corpo: garra +9 (dano: 1d8+5) Enxame (dano: 2d6)
Ataque Total: Corpo a corpo: 2 garras +9 (dano: 1d8+5) Enxame (dano: 2d6)
Espaço/Alcance: 3 m/ 3 m 3 m/ 0 m
Ataques Especiais: Distração
Qualidades Especiais: Características de construto, cura acelerada 5, estrutura resistente, forma de enxame, Redução de Dano 5/adamante, sentido sísmico 18 m, visão no escuro 18 m, visão na penumbra Características de construto, características de enxame, estrutura resistente, forma de enxame, imune ao dano causado por armas, Redução de Dano 5/adamante, sentido sísmico 18 m, visão no escuro 18 m, visão na penumbra
Testes de Resistência: Fort +2, Ref +3, Von +2 Fort +2, Ref +7, Von +2
Habilidades: For 20, Des 12, Con –, Int – , Sab 11, Car 1 For 2, Des 20, Con –, Int – , Sab 11, Car 1
Perícias:
Talentos:
Ambiente: Aquático temperado Aquático temperado
Organização: Solitário ou gangue (2-4) Solitário ou gangue (2-4)
Nível de Desafio: 5 5
Tesouro: Nenhum Nenhum
Tendência: Sempre neutro Sempre neutro
Progressão: 8-14 DV (Grande); 15-21 DV (Enorme) 8-14 DV (Grande); 15-21 DV (Enorme)
Ajuste de nível:

(Forma de enxame):

Rodopiando pelo ar, uma nuvem de conchas voa em sua direção, farfalhando de maneira enervante.

(Forma humanóide):

Vocês vêem uma massa de conchas se agregar na sua frente, até assumir um contorno humanóide esguio, de quase três metros de altura. A criatura não apresenta um rosto discernível além de duas depressões no lugar dos olhos. Os seus membros são toscamente definidos, ainda que articulem com fluidez. A variedade das conchas que formam seu corpo lhe confere um aspecto multicolorido, mas as mãos são compostas exclusivamente por lascas e extremidades cortantes, formando garras afiadas.

Sentinela Nacarita - clique para ampliar

A sentinela nacarita é um constructo animado por um espírito do Plano Elemental da Água, que foi conjurado e compelido a habitar um corpo artificial composto exclusivamente de conchas. Utilizados como vigias e guardiões, estes autômatos podem manter seu corpo numa forma coesa de um humanóide grande de feições indefinidas ou se dispersar em um enxame flutuante de conchas, que se movimenta como uma onda ou redemoinho.

As sentinelas nacaritas medem 2,5 m de altura e pesam cerca de 250 quilos, sendo incapazes de falar, embora compreendam comandos simples de seu criador. O seu corpo exala um odor suave de maresia e se locomove de modo brusco e determinado, não importando a forma assumida. Estes autômatos foram concebidos originalmente pelos elfos aquáticos para guardarem seus lares marinhos e praias de acesso, mas seu método de criação não é mais exclusivo dessa raça.

Combate

Uma sentinela nacarita ataca sem piedade ou estratégia, salvo se for orientada pelo seu criador, que pode comandar o constructo se estiver num raio de 20 metros e este puder vê-lo e ouvi-lo. Caso seu criador não esteja presente, a sentinela nacarita prossegue no cumprimento da última ordem, embora possa revidar a ataques. Os comandos não podem ser complexos, sendo limitados a ordens como “mantenha-se imóvel e disperso nesta praia até que surjam não-elfos para serem atacados”.

Geralmente, uma sentinela nacarita que guarda uma área é ordenada a permanecer em repouso no solo ou leito marinho, em forma de enxame, para surpreender invasores. Já a forma humanóide é assumida após o constructo ter seus pontos de vida reduzidos a menos da metade. A habilidade cura acelerada só se ativa nesta forma coesa, curando o constructo a partir da rodada seguinte que se agregou, sendo interrompida a partir do momento que voltar para a forma de enxame. Após o autômato ter seus pontos de vida restaurados à metade de seu valor máximo, ele retorna à forma de enxame.

A sentinela nacarita pode utilizar seu sentido sísmico na água como se fosse uma criatura aquática, mas não pode se afastar mais do que 60 m do maior corpo de água presente. Caso isto ocorra contra sua vontade, o constructo sofre 5 pontos de dano por rodada e a habilidade cura acelerada mantém-se inativa na forma humanóide até que ele consiga retornar à distância permitida.

Distração (Ext): Qualquer ser vivo que inicie seu turno no mesmo espaço de um enxame deve obter sucesso em um teste de resistência de Fortitude (CD 13) ou ficará enjoado durante 1 rodada. A CD do teste de resistência é baseada na Constituição.

Forma de Enxame (Sob): Como uma ação padrão, uma sentinela nacarita em forma humanóide pode dispersar seu corpo, passando a se comportar como um enxame (adquirindo este subtipo) de conchas animadas, apresentando as modificações na ficha descrita acima. Uma sentinela nacarita neste estado pode retornar à forma humanóide como uma ação padrão. O construto em repouso na forma de enxame pode ser identificado como tal através de um sucesso em um teste de Conhecimento (arcano) CD 20.

Estrutura Resistente (Ext): Os pontos de vida adicionais de constructo, adquiridos pelo tamanho da sentinela nacarita em sua forma humanóide, permanecem quando o autômato assume a forma de enxame.

Construção

O corpo de uma sentinela nacarita precisa ser montado, afiado e esculpido a partir de milhares de conchas, pesando pelo menos 300 quilos no total, sendo tratadas por ungüentos raros, custando 500 PO. A montagem do corpo requer um sucesso num teste de Ofícios (escultura), CD 20.

Nível do Conjurador: 11º; Fabricar Construto, controlar água, tarefa/missão, telecinésia, o conjurador deve pertencer ao 11º nível ou superior; Preço de mercado: 30.000 PO. Custo 15.500 PO + 1200 XP.


Sistema Daemon

Sentinela Nacarita (Construto)

CON -, FOR 20, DEX 12, AGI 12, INT -, WILL 11, CAR 01, PER 11;

Garras: # de Ataques [2], Ataques 45%, Agarrar 70%, Dano 1d8+3;
IP 8 (Corpo de Conchas) – IP 13 (Corpo de Conchas + Redução de Dano), PV 68;
Deslocamento 9 m, Organização: Solitário ou Grupo (2-4), Tamanho Grande;

Aprimoramentos: Forma Alternativa (Enxame), Redução de Dano (IP+5 – Inútil contra armas feitas de Adamante)

Poderes: Regeneração 0/30 (Supers pág 76) – Cura 2 PVs por rodada), Sonar/Radar 30/23 (Supers pág 72-73 – Alcance 18m), Infravisão30/23 (Supers pág 72 – Alcance 18m);

Aprimoramentos Negativos: Ambiente Especial (Aquático);

Sentinela Nacarita (Enxame)

CON -, FOR 2, DEX 20, AGI 20, INT -, WILL 11, CAR 01, PER 11;

Conchas: # de Ataques [2], Ataques 45%, Agarrar 70%, Dano 2d6;
IP 9 (Corpo de Conchas) – IP 13 (Corpo de Conchas + Redução de Dano), PV 68;
Vôo 9 m, Organização: Solitário ou Grupo (2-4), Tamanho Diminuto;

Ataque Especial: Distração: Qualquer ser vivo que inicie seu turno no mesmo espaço de um enxame deve obter sucesso em um teste de Constituição ou ficará enjoado durante 1 rodada;

Aprimoramentos: Forma Alternativa (Enxame), Redução de Dano (IP+5 – Inútil contra armas feitas de Adamante), Invulnerabilidade: Contra dano Cinético/Balístico;

Poderes: Regeneração 0/30 (Supers pág 76) – Cura 2 PVs por rodada), Sonar/Radar 30/23 (Supers pág 72-73 – Alcance 18m), Infravisão30/23 (Supers pág 72 – Alcance 18m);

Aprimoramentos Negativos: Ambiente Especial (Aquático);


Sistema Defensores de Tóquio 3ª Edição

Sentinela Nacarita

Forma Humanóide: F3-5 H0-2 R2-3 A2-4 PdF0-3

Forma de Enxame: F1-3 H0-1 R0 A0 PdF0

Forma Alternativa: Sentinelas Nacaritas possuem duas formas: a de Humanóide e a de Enxame. As Vantagens abaixo estão separadas conforme as formas.

Construto (Ambas): Sentinelas Nacaritas não precisam dormir, comer ou beber. São imunes a todos os venenos, doenças, magias que afetam a mente e não podem curar dano, a não ser com um teste da Perícia Máquinas.

Deflexão (Ambas): Quando as Sentinelas Nacaritas recebem um ataque baseado em PdF, você pode gastar 2PM e duplicar a sua Força de Defesa. Se a FD for maior que a FA, ele conseguirá desviar o ataque e não sofrerá nenhum dano. Especial: As Sentinelas Nacaritas dispersam em seu corpo se transformam em enxame quando desviam.

Infravisão (Ambas): Sentinelas Nacaritas possuem Infravisão.

Visão Noturna (Ambas): Sentinelas Nacaritas podem ver no escuro com perfeição, mas não na escuridão total, para isso deve existir uma iluminação mínima, por menor que seja.

Invulnerabilidade (Enxame): Sentinelas Nacaritas não sofrem dano a corte, perfuração e contusão.

Regeneração (Humanóide): Sentinelas Nacaritas são difíceis de matar, recuperando 1 PV por rodada.

Energia Extra 2 (Ambas): Sentinelas Nacaritas podem gastar 2PM para recuperar todos os seus PVs a qualquer momento da luta.

Arena (Ambas): Todos as Sentinelas Nacaritas têm Arena (Água e/ou Terra), recebendo H+2 nesse ambiente.


Sistema RPGQuest

Sentinela Nacarita
EXP:
400
Pontos de Vida: 50
Movimentação: 6 casas
Ataque: Garras x2 (Bom [+2])
Dano: 2d3+1
Defesa/Resistência: 12 / Bom
Especial: Imunidades de Construto: RPGQuest MB pág.71.
Enxergar no Escuro [Normal] : RPGQuest MB, pág. 66.

Tamanho [Grande]: RPGQuest MB, pág. 82.

Forma Alternativa: A Sentinela Narcarita pode se transformar em enxame, durante uma rodada. Nesse formato, ele pode desviar como se tivesse Esquiva [Incrível] e fica invulnerável a qualquer ataque cinético e balístico.

Proteção de Ambiente: Quando estiver protegendo seu ambiente, a Sentinela permanece em forma de enxame, para surpreender invasores. Enquanto o estiver protegendo, ela aumenta o ataque para Ótimo e o dano para 2d3+3.

Cura Acelerada: As Sentinelas Nacaritas podem curar 2 Pontos de Vida a cada 3 rodadas. Isso acontece automaticamente, sem precisar de testes ou de alguma ação.


Sistema GURPS

Enxame de conchas flutuante

Para jogar em GURPS 3ª edição são necessários o GURPS Módulo Básico e o Supers. Os itens em itálico estão no GURPS Compendium I e são resumidos logo abaixo. Para a 4ª edição basta apenas o GURPS Basic Set Characters.

GURPS 3ª edição

688 pontos

ST 26 [155]; DX 14 [45]; IQ 8 [-15]; HT 12 [20].
Dano 2d+2/5d; PV 12 [0]; Vontade 12; Percepção 12; Fadiga 26
Velocidade Básica 6,5; Movimentação 6; Esquiva 6
Vantagens
Prontidão +4 [20]; Anfíbio [10]; Resistência a Dano 1 [3]; Visão Noturna [25]; Respiração Desnecessária [20]; Faz Sense [10]; Injury Tolerance (No Blood, Brain, Neck, Vitals, Cutting and Impaling bonus) [50]; Invulnerabilidade (Controle Mental) [150]; Formas Múltiplas 1 [5]; Força de Vontade +4 [20]

Forma de Enxame:
Vôo [40]
Míssil de Pedra-14 (Afeta Área +50%; Área estendida 1 +20%) (Dano: 2d; Potência 5; Área afetada: 2 hex) [53]

Forma de Construto:
Regeneração (Instantânea) [100]
Desvantagens
Dependência (água) [-25].
Perícias
Briga-15 (DX+1) [2]

Faz Sense: a Sentinela pode sentir vibrações ao seu redor.
Injury Tolerance: a Sentinela não tem pontos vitais em seu corpo: ignore os modificadores de Ponto de Impacto. Danos de corte e perfuração também não têm modificador (trate como contusão).

GURPS 4th edition

425 pontos

ST 26 [144]; DX 14 [80]; IQ 8 [-40]; HT 12 [20].
Dano 2d+2/5d; CB 67 kg; PV 26 [0]; Vontade 12 [20]; Percepção 12 [20]; PF 12 [0]; SM 1.
Velocidade Básica 6,5 [0]; Movimentação 6 [0]; Esquiva 9.
Vantagens
Alternate Form (Construto) [15]; Amphibious [10]; Damage Resistance 1 [5]; Dark Vision [25]; Doesn’t Breathe [20]; Flight [40]; Injury Tolerance (Diffuse) [100]; Immunity to Mind Control [30]; Vibration Sense [10].

Ataque de Conchas [32] – Cutting Attack 1d (Area Effect 4; Persistent; Side Effect (Affliction 1: Nausea); Link (Obscure)) [23] + Obscure (Vision) 2 (Ranged; Link (Cutting Attack); Area Effect 4) [9].

Desvantagens
Dependency (Água) (Very Common; Constantly) [-25].

Perícias
Brawling-16 (DX+2) [4].

Forma alternativa: Construto (407 pontos)

ST 26 [160]; DX 14 [80]; IQ 8 [-40]; HT 12 [20].
Dano 2d+2/5d; CB 67 kg; PV 26 [0]; Vontade 12 [20]; Percepção 12 [20]; PF 12 [0]; SM 0.
Velocidade Básica 6,5 [0]; Movimentação 6 [0]; Esquiva 9.

Vantagens
Amphibious [10]; Cutting Attack 1d (Melee Attack: Reach C,1; Cannot Parry; ST-Based) [13]; Damage Resistance 1 [5]; Dark Vision [25]; Doesn’t Breathe [20]; Injury Tolerance (Homogenous) [40]; Regeneration (Very Fast: 1HP/Sec) [100]; Immunity to Mind Control [30]; Vibration Sense [10].

Desvantagens
Dependency (água) (Very Common; Constantly) [-25].

Perícias
Brawling-16 (DX+2) [4].

por Victor Caminha
adaptação para Daemon feita por Mágico,
adaptação para RPGQuest e 3D&T feita por Daniel Paes Cuter
e adaptação para GURPS (3ª e 4ª edição) feita por Christian Maillefaud.
Ilustração de Glauco Nobre

***

Share This Post

Leave a Reply