Geografia: A Escuridão

Saudações, aventureiros! Nesta semana vamos tratar de uma das ameaças mais antigas e assustadoras dentre as que pairam sobre a superfície de Isaldar – A Escuridão. A Escuridão é um terror tangível e ensandecido, que tem nas criaturas das profundezas inimigos brutais e bizarros. Mas também é, antes de tudo, um terror etéreo e psicológico que durante alguns dias paira sobre toda Sétima Lua, incitando os maiores pesadelos de cada criatura viva.

Quando a sombra do Mundo Primordial se posiciona sobre Isaldar, um período de trevas e caos cobre a superfície da Sétima Lua. Nomeado desde tempos remotos pelo povo orc como A Escuridão, o período de eclipse é marcado pelo surgimento de criaturas subterrâneas que em um passado remoto já habitaram a superfície do mundo e que buscam, ao menos temporariamente, retomar sua glória em massacres e ataques de fúria sobre o solo de Isaldar.

O surgimento das chamadas bestas da Escuridão é o sinal mais aparente do fenômeno, mas essa não é a única ameaça trazida pelas trevas. Licantropos e feras noturnas são consumidas por uma fome negra e atacam vilas e viajantes em busca de carne, enquanto nas maiores cidades vermes e insetos se unem como sob controle de uma vontade inumana e devoram o que encontram em seu caminho. As pobres almas sozinhas em estradas ou trilhas são assombradas por criaturas metamorfas que clamam serem antigos amigos ou amores traídos, para em seguida as apunhalarem impiedosamente. As brumas que separam os mortos dos vivos se tornam mais fracas e, enquanto aparições vagam pelos ermos mais distantes, aqueles corrompidos e devotados a cultos e forças malignas se tornam mais ativos, realizando por toda Isaldar rituais e celebrações nefastas, com objetivos além da compreensão daqueles que não foram maculados pela corrupção.

A Escuridão ocorre aproximadamente a cada dois anos, quando a dança lunar de Isaldar atravessa a sombra de Elária, que oculta a luz dos Sóis Gêmeos. Normalmente as trevas consomem a Sétima Lua durante um período que varia de um a três dias, mas segundo sábios já houve casos em que a passagem coincidente de outra lua adjacente ao Mundo Primordial postergou o fim da Escuridão por mais dois ou três dias.

Todos os povos de Isaldar tentam se defender da melhor forma possível durante os períodos nos quais a Escuridão reina absoluta. Nas cidades ao longo do continente de Aldar, os portões são fechados e nenhum viajante tem esperança de conseguir abrigo até que as trevas tenham ido embora, o que quase sempre já é tarde demais. Pequenas vilas se reúnem em templos ou fortalezas próximas buscando a proteção, ou pelo menos o alívio, das grandes fogueiras para afastar as sombras. A paranóia e o medo atingem tamanhas proporções que em algumas regiões como no Protetorado de Ur-Akthar, não são raros os relatos de estranhos que foram apedrejados até a morte sob a suspeita de não serem exatamente o que aparentavam.

Caravanas halflings costumam se encontrar durante essa época em locais pré-determinados para se protegerem mutuamente. Os anões interrompem temporariamente suas batalhas infindáveis e marcham para as entradas mais conhecidas do Subterrâneo, de forma a melhor suportar os ataques das bestas da Escuridão. Os elfos se fecham em seus refúgios e usam de seu grande conhecimento arcano para se defender, enquanto os gnomos e yakshas agem como os humanos e simplesmente se trancam em suas cidades. O povo orc reúne suas tribos em seu território nas bordas da Ferida, que ironicamente é pouco afetada pelos monstros da Escuridão. Finalmente os meio-orcs consideram essa a época do ano ideal não só para conseguirem trabalho, mas também para testarem suas habilidades de caça às criaturas da Escuridão que os tornaram reconhecidos por todas as outras raças.

Mesmo aqueles protegidos atrás de grandes muralhas e pesados portões também são afetados pelas trevas, pois o período da Escuridão alimenta de maneira incrível a paranóia e o medo, que são acentuados pela ameaça constante de impostores metamorfos, assombrações, cultistas e fanáticos. Traições, golpes e atos de covardia são comuns durante os eclipses, e alimentam a crença no mau augúrio do período. Muitos já debateram o assunto, questionando a natureza desses atos cruéis e porque eles se proliferam de maneira assustadora durante a Escuridão. A teoria mais aceita afirma que a mente e o espírito dos mais fracos se torne enevoado com a chegada do eclipse, tornando-os suscetíveis a reações violentas quando se sentem ameaçados.

As Criaturas da Escuridão

As mais diversas e bizarras criaturas surgem das profundezas durante a Escuridão. Essas criaturas já se tornaram tão associadas com o fenômeno, que são chamadas simplesmente de bestas da Escuridão, apesar de muitas vezes sequer terem alguma relação entre si. Algumas das chamadas criaturas da Escuridão são seres mundanos que adquirem estranhas capacidades apenas durante os eclipses, enquanto outras são bestas nunca vistas na superfície, que surgem apenas durante estes através de fendas e cavernas.

Existem também relatos sobre misteriosas raças inteligentes do subterrâneo que, de alguma forma, manipulam as outras criaturas da Escuridão, exigindo prisioneiros para serem sacrificados em estranhos rituais. Com o passar dos séculos já se identificaram raças inteiras de criaturas comumente associadas com o fenômeno, e existem lendas sobre a existência de raças ainda mais terríveis, como seres capazes de devorar os cérebros de suas vítimas e que lideram hordas inteiras de criaturas de seus túneis e templos subterrâneos.

Rafael Rocha
Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDERPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l/

***

Share This Post

Leave a Reply