Centauro da Lua Nova (lápito) – Multisistema

“Mercenários terríveis, carnívoros que devoram seus oponentes caídos e abominados por seus análogos silvestres; os centauros da lua nova provam em suas investidas a razão de serem tão temidos e cobiçados pelas nações.”

– Ensinamentos de Lucina Guinel, tutora da guarda canônica.


Sistema D20

Centauro da Lua Nova (lápito)
Humanóide Monstruoso (Grande)

Dados de Vida: 5d8 +15 (37 PV)
Iniciativa: +1
Deslocamento: 10,5 m (7 quadrados)
Classe de Armadura: 20 (-1 tamanho, +1 Destreza, + 5 natural, +5 armadura montada de cota de malha), toque 10, surpreso 19
Ataque Base/Agarrar: +5/+14
Ataque: Corpo a corpo: lança montada obra-prima +10 (dano: 2d6+7; dec. x3); ou à distância: azagaia +7 (dano: 1d8+5)
Ataque Total: Corpo a corpo: lança montada obra-prima +10 (dano: 2d6+7; dec. x3) e 2 cascos +4 (dano: 1d8+2); ou à distância: azagaia +7 (dano: 1d8+5)
Espaço/Alcance: 3 m/ 1,5 m (4,5 m com lança montada)
Ataques Especiais:
Qualidades Especiais: Combatente Montado, Sensibilidade à Luz, Visão no Escuro 18 m
Testes de Resistência: Fort +3, Ref +5, Von +3
Habilidades: For 20, Des 13, Con 14, Int 8, Sab 9, Car 11
Perícias: Observar +2, Ofícios (qualquer um) +2, Ouvir +1
Talentos: Arma Natural Aprimorado (cascos)B, Investida Montada, Tolerância
Ambiente: Planícies Temperadas
Organização: Solitário, companhia (5-8), tropa (8-18 mais um líder de 2º a 5º nível) ou regimento (20-120 mais 20% de não combatentes, 10 sargentos de 3º nível, 5 tenentes de 5º nível e 1 líder de 5º a 9º nível)
Nível de Desafio: 4
Tesouro: Armadura montada de cota de malha, lança montada obra-prima mais tesouro equivalendo a 300 PO
Tendência: Geralmente Leal e Mau
Progressão: Conforme a classe de personagem
Ajuste de nível: +2

Galopando em alta velocidade pela planície, esta criatura trajada para guerra tem o torso, braços e cabeça de um humanóide, mas a parte inferior é similar a de um cavalo. Além de uma cota de malha que protege seu corpo enegrecido, as articulações da criatura apresentam extensões afiadas e brancas. Brandindo uma grande lança montada, a criatura prepara-se para uma investida.

Os centauros da lua nova compõem uma raça de poucos séculos de existência, oriunda de uma tribo de centauros de hábitos noturnos, cujo líder incitou seus comandados a renegar a reverência habitual pela vida silvestre em prol da lua nova e de sua escuridão conseqüente no céu da noite. Este líder, de nome Lápito, clamava que a noite, tão importante para as caçadas da tribo, era especialmente abençoada quando a lua se ocultava do céu. Neste período, Lápito também afirmava que a lua oculta sussurrava-lhe segredos que lhe permitiria ficar mais forte. Após converter sua tribo na adoração da lua nova e realizar uma intensa cerimônia, Lápito e seus comandados sofreram uma agonizante transformação, tornando-se mais vigorosos, mas também vorazes e com o corpo distorcido como o de certas criaturas atrozes. Após serem descobertos pelos outros centauros, os lápitos (como passaram a se chamar entre si, em homenagem a seu líder) foram expulsos da floresta e passaram a habitar as planícies, atuando como mercenários e bandoleiros.

Um centauro da lua nova é tão grande quanto um cavalo de guerra pesado, sendo um pouco mais alto e de mesmo peso. Sua altura chega a 2,10 m e seu peso alcança 1 tonelada. A cor de sua pele (e pêlo) varia entre o cinza-chumbo e o ébano. Protrusões ósseas afiadas (e realçadas desde a infância do lápito) são encontradas nas extremidades de seus cascos e unhas, na articulação dos joelhos, dedos e cotovelo. Protrusões menores de mesma natureza jazem atrás do crânio e pescoço, entremeadas na cabeleira negra que apresentam. Adaptados a uma vida predatória e abandonando seus hábitos silvestres, os centauros da lua nova costumam afiar seus dentes.

Os lápitos abandonaram o uso dos idiomas empregados pelos centauros, tanto por desprezo como pela convivência com as raças que mais os empregam (humanos e robgoblins). Os centauros da lua nova falam os idiomas Comum e Goblin.

Combate

Belicosos por natureza, os centauros da lua nova não se separam de sua arma principal, a lança montada. A cultura do uso do arco foi abandonada pelos lápitos por estes considerarem insatisfatória a morte por armas de ataque à distância. Entretanto, eles sempre carregam algumas azagaias caso não consigam se aproximar de um inimigo.

Quando avista um oponente (geralmente, qualquer um que não seja seu contratante ou que não apresente ameaça mortal), um centauro da lua nova faz investida ou corre para que na rodada seguinte esta manobra seja possível. Após atacar o alvo com a lança montada (que inflige o dobro do dano na investida), o lápito continua sua movimentação permitida pelo talento Investida Montada, usando a manobra de Atropelar no mesmo alvo, se este ainda estiver vivo. Na rodada seguinte, o centauro da lua nova repetirá a manobra. Se a sua trajetória for interrompida ou se o inimigo for adepto de ataques à distância, daí o lápito permanecerá no combate corpo a corpo.

Combatente Montado: Para a aquisição de talentos, os centauros da lua nova podem ignorar os pré-requisitos de 1 graduação na perícia Cavalgar e do talento Combate Montado (este talento não é conferido como bônus e não tem efeito sobre a criatura, mesmo se obtido normalmente). Em adição, os lápitos são considerados montados quando tentarem utilizar um talento ou arma que exija montaria. Para outras condições – como a penalidade no uso de armas de ataque à distância quando montado – esta habilidade não é aplicada.

Sensibilidade à Luz (Ext): Os lápitos ficam ofuscados caso sejam expostos à luz do sol ou da magia luz do dia.

Sociedade dos Centauros da Lua Nova

A cultura dos lápitos divide-se em três pontos importantes: a negação da comunhão silvestre que seus “primos fracos” ainda adotam, a profunda admiração pela noite e pela lua nova (a face luminosa da lua não é considerada), e uma tradição militarista que foi adotado primeiro como forma de sobrevivência e, posteriormente, como modo de vida.

Um lápito solitário geralmente significa que está patrulhando, servindo como batedor ou por alguma razão se separou do restante de seu bando. Atualmente há mais de uma tribo de centauros da lua nova e é comum que estas tribos não estejam com todos seus membros reunidos, especialmente quando vários clãs foram empregados por contratantes diferentes (embora se recusem a lutar entre si, exceto em disputas tribais). Os lápitos amadurecem mais rápido que os centauros, sendo que um quinto de sua tribo é composta por infantes não-combatentes. Desde sua infância, os centauros da lua nova são ensinados a empunhar a lança, a afiar suas presas, cascos e unhas, a suportar o peso de uma armadura e ajudar seus irmãos a trajá-la. O sexo não define o papel ou liderança de um lápito, mas sim sua capacidade de combate. Assim, talentos futuros como Investida Implacável, Foco em Arma e Pisotear são especialmente desejados.

A guerra é o principal sustento dos centauros da lua nova. A comida é obtida como parte do pagamento de seus serviços ou consumida dos corpos de seus adversários humanóides – uma tradição que faz os lápitos serem ainda mais detestados pelos centauros. Além da força física e capacidade marcial, os centauros da lua nova aprendem ofícios como armoraria para criar seu equipamento preferido. Um lápito armeiro aumenta sua utilidade para a tribo e garante que em sua velhice ele não seja exilado por “incompetência em combate”.

Mercenários e nômades por necessidade e natureza, os lápitos confrontam intrusos mais pelo desejo de um conflito ou para avaliar sua ameaça do que pelo instinto de territorialidade. Para aqueles que desejam encontrar e contratar os lápitos, é sábio viajar com um contingente de tropas que seja grande o bastante para desestimulá-los de um ataque imediato.

Os centauros da lua nova veneram a imagem da Lua Nova no céu, e o poder divino concedido aos raros clérigos da raça pode ser fruto de sua crença ou de uma divindade cujo aspecto envolva lua ou escuridão.

Centauros da Lua Nova Como personagens

Os lápitos de maior sucesso geralmente tornam-se guerreiros. Ladinos e bárbaros são incomuns, mas também viáveis. Ocasionalmente, há os centauros da lua nova que apresentam o dom da feitiçaria, sendo ligado à bênção da lua nova e desenvolvido na maioria dos casos através de magias de escuridão e combate. E muito raramente, há um lápito que consegue tornar-se clérigo devotado à Lua Nova e podem escolher dois dos seguintes domínios: Destruição, Mal e Morte.

Os centauros da lua nova possuem as seguintes características raciais:

  • +10 de Força, +2 de Destreza, +4 de Constituição, -2 de Inteligência, -2 de Sabedoria.
  • Tamanho Grande: -1 de penalidade na Classe de Armadura, -1 de penalidade nas jogadas de ataque, -4 de penalidade em testes de Esconder-se, +4 de bônus em testes de Agarrar, dobro do limite para erguer e carregar dos personagens Médios.
  • Espaço/Alcance: 3 m/ 1,5 m
  • O deslocamento base terrestre de um centauro da lua nova é de 15 m.
  • Sensibilidade à Luz: Os Lápitos ficam ofuscados caso sejam expostos à luz do sol ou da magia luz do dia.
  • Visão no Escuro até 18 m.
  • Dado de Vida Racial: um lápito começa com cinco níveis de humanóide monstruoso, que lhe fornecem 5d8 Dados de Vida, bônus base de ataque +5 e bônus base para testes de resistência de Fort +1, Ref +4 e Von +4.
  • Perícias Raciais: Os níveis como humanóide monstruoso de um centauro da lua nova lhe concedem pontos de perícia equivalentes a 8 x (2 + modificador de Int). Suas perícias de classe são Observar, Ofícios e Ouvir.
  • Talentos Raciais: Os níveis como humanóide monstruoso de um centauro da lua nova lhe concedem dois talentos. O lápito também recebe o talento Ataque Natural Aprimorado (cascos) como bônus.
  • +5 de armadura natural
  • Idiomas Automáticos: Comum, Goblin. Idiomas adicionais: Gigante, Gnoll e Orc.
  • Classe Favorecida: Guerreiro.
  • Ajuste de Nível: +2
Em Crônicas da 7ª Lua

Os centauros da lua nova faziam parte de uma tribo que reverenciava a lua Radras, que era prateada e bela quando vista no Mundo Primordial. Quando foram transpostos para Isaldar, a face lunar escura e distorcida de Radras passou a ser vista e rejeitada. Quase um século depois, Lápito nasceu e devotou-se à enegrecida Radras, provocando o cisma racial e a transformação dos centauros que o seguiram. Em Isaldar, Lápito (centauro da lua nova Guerreiro 4/Algoz 7) ainda está vivo e sua tribo é empregada pelo Império Melkhar como mercenários de elite. Apesar de idoso, Lápito é um Luminar no caminho de sua plenitude e como complicação, alguns elfos temem que a fé deste centauro degenerado não seja abençoada por sua crença em Radras, mas pela Escuridão.

Existem outras tribos no leste de centauros da lua nova que não seguem a liderança de Lápito. Eles se denominam de Syrath. Diferente dos lápitos, os Syrath escolherem venerar os antigos deuses malignos, principalmente Athar-Abannon, e têm ligações com entidades demoníacas. Extremamente traiçoeiros, eles são geralmente Caóticos e Maus, e preferem o arco longo, o qual usam com a mesma maestria que os lápitos têm com a lança montada.


Sistema 3D&T

F4-7, H0-2, R3-7, A2-3, PdF0-2

Centauro da Lua Nova (4 pontos): Personagens jogadores podem ser Centauros da Lua Nova. Essa Vantagem Única oferece modificadores de F+4 (até o limite de 9), H-2, R+3 (até 8), A+2 (até 7) e PdF-2; F+1 para tarefas envolvendo a parte inferior do corpo; H+1 para corridas, fugas e perseguições; Permite fazer dois ataques por dia com casco (FA=F+1d); Infravisão; Má Fama, Modelo Especial e sofre os efeitos da Magia Cegueira na presença de luz do Sol.


Sistema RPGQuest

Custo: 4 pontos
Deslocamento: 15 m (10 casas)
Modificadores: FR+5, CON+2, DEX+2, AGI+1, INT-2, WILL+1
Habilidades Raciais: Armadura Natural* [Bom], Carga [Normal], Casco, Coice [Bom], Enxergar no Escuro, Ponto de Vida Extra [Ótimo], Tamanho [Grande – Comprido]
Fraquezas: Estigma Social, Modelo Especial (somente para o dorso), Cegueira (Pág. 183) na presença de Luz do Sol ou luz ofuscante.
Miniatura: Use a do Centauro presente no RPGQ2.

* Semelhante a Habilidade Armadura Blindada [bônus] mas aplicado a animais e monstros com pele grossa como o rinoceronte e o monstro Catoblepas.


Sistema GURPS

Serão apresentadas duas versões do template Centauro da Lua Nova (Lapito) para o sistema GURPS. A primeira versão corresponde às regras da 3ª Edição, baseada no template racial Centaurs (em formato reduzido na p. 119 do GURPS Fantasy ou no formato completo no GURPS Fantasy Folk, p. 46). A versão da 3ª Edição requer, além do GURPS Módulo Básico, um dos seguintes suplementos: GURPS Fantasy Folk, GURPS Fantasy ou GURPS Compendium I. Os itens em itálico, que não constam do GURPS Modulo Basico e podem ser encontrados nos suplementos importados são resumidos logo abaixo. A segunda versão é com as regras da 4ª Edição e requer apenas o GURPS Basic Set: Characters. O template Centaurs consta dos suplementos GURPS Fantasy (p. 105) e GURPS Banestorm (p. 188).

Lápitos
GURPS 3a edição

139 pontos
Atributos [101 pontos]

ST+5 (No Jumping Bonus, -5%) na parte superior, Enhanced ST 30 (No Fine Manipulators, -40%) na parte inferior do corpo [81]; DX+1 [10]; IQ-1 [-10]; HT+2 [20].
Nota sobre a ST: os Centauros usam a regra Split ST for Hybrid Races (GURPS Fantasy Folk, p. 11). A ST da parte superior é usada para fornecer Fadiga para mágicas, agarrar, dano por socos, arremesso e combate com armas de mão. A ST da parte inferior é usada como Fadiga para movimentação, combate, dano por chutes e outros usos comuns. O custo em pontos é a média dos custos individuais da ST superior e inferior.

Vantagens [93 pontos]
Prontidão +1 [5]; RD+1 [3]; Enhanced Move (Running) x1 [10]; 4 legs [5]; Dark Vision [25]; Reflexos em Combate [15]; Pontos de Vida +4 [20]; Spines [5]; Sharp Teeth [5].

Desvantagens [-70 pontos]
Inconvenient Size [-10]; Excesso de Confiança [-10]; Impulsividade [-10]; Aparência (Desagradável) [-5]; Hábito Detestável: comedores de carne humanóide [-15]; Reputação -2 (como cruéis, violentos e sanguinários, reconhecidos por todos, todo o tempo) [-10]; Intolerância [-10].

Peculiaridades [-1]
Não enxergam bem durante o dia (redutor de -1 em testes de Visão) [-1].

Pericias [11 pontos]
Adestramento de Animais-IQ [4]; Saltos-DX [1]; Corrida-HT [4]; Sobrevivência (Planícies)-IQ [2].

Bonus Raciais de Pericia [5 pontos]
Lança +2 [2]; Lança de Justa +2 [2]; Arremesso de Lança +1 [½]; Briga +1 [½].

No Jumping Bonus: esta limitação impede que a ST extra seja usada para Saltos.
Enhanced ST: esta vantagem representa os diferentes custos para altos níveis de ST racial com relação à ST individual.
No Fine Manipulators: limitação aplicada na ST racial de raças que não possuem mãos apropriadas para fazer uso completo de sua ST ampliada.
Enhanced Move (Running): aumenta o Deslocamento para o tipo de movimento escolhido.
4 Legs: perda de uma das pernas ainda permite metade do Deslocamento (arredondado para baixo).
Dark Vision: Lápitos enxergam normalmente no escuro.
Spines: em Combate de Perto, as protrusões ósseas dos Lápitos proporcionam DX-4 chance de atingir o oponente, causando 1d-2 de dano perfurante. O acerto é automático se o personagem for agarrado, infligindo dano máximo se for atingido por um Encontrão.
Sharp Teeth: os dentes afiados permitem aos Lápitos fazer dano por corte em Combate de Perto.
Inconvenient Size: a maioria dos itens necessários para a vida cotidiana de um Lápito devem ser feitos sob medida.

GURPS 4th Edition

185 pontos
Attribute Modifiers [110]

ST+10 (Size, -10%) [90]; DX+1 [20]; IQ-1 [-20]; HT+2 [20].
Nota sobre a ST: templates para Centauro na 4th Edition aparecem no GURPS Fantasy e no GURPS Banestorm. Neste template, não é feita referência à Split ST for Hybrid Races. Como conseqüência, Centauros na 4th Edition dispõem de muito mais força no tronco humano do que suas contrapartes da 3a Edição. Mestres que queiram simular a Split ST podem proceder da seguinte forma: ST+4 para a parte superior [40]; ST+6 (No Fine Manipulators, -40%) para a parte inferior do corpo [36]. O custo total do Lápito diminui em 14 pontos.

Secondary Characteristic Modifiers [38]
SM +1 (2 hexes) [5]; Basic Move +2 [10]; Per +1 [5]; Fatigue Points +6 [18].

Advantages [73]
Enhanced Move 1 (Ground) [20]; Extra Legs (Four total) [5]; Hooves [3]; Combat Reflexes [15]; Damage Resistance 1 (Tough Skin, -40%) [3]; Dark Vision [25]; Spines [1]; Sharp Teeth [1].

Disadvantages [-54]
Impulsiveness (12) [-10]; Overconfidence (12) [-5]; Appearance (Unattractive) [-4]; Intolerance [-10]; Odious Racial Habit: comedores de carne humanóide [-15]; Reputation -2 (as cruel and violent, recognized all the time by almost everyone) [-10].

Peculiarities [-1]
Não enxergam bem durante o dia (redutor de -1 em testes de Visão) [-1].

Racial Skills [7]
Animal Handling (A) IQ [2]-09; Jumping (E) DX [1]-11; Running (A) HT [2]-12; Survival (Plains) (A) Per [2]-10.

Racial Skill Bonuses [12]
Spear (A) +2 [4]; Lance (A) +2 [4]; Thrown Weapon (Spear) (E) +1 [2]; Brawling (E) +1 [2].

por Victor Caminha
adaptação para RPGQuest e 3D&T feita por Daniel Paes Cuter
e adaptação para GURPS (3ª e 4ª edição) feita por Marcelo “Tocaio” Cortimiglia
Ilustração de Fábio “Birous” Melo

***

Share This Post

Leave a Reply