Clérigos e Magia Divina

Se os deuses estão mortos, como os clérigos conseguem fazer magia?

Saudações, aventureiros! A pergunta acima foi uma das primeiras a serem feitas pelos jogadores brasileiros quando apresentamos pela primeira vez o mundo de Isaldar. Nós sempre demos algumas informações, tanto no livro básico Crônicas da 7ª Lua – Cenário de Campanha, quanto em comentários feitos pela Internet. Então, já estava mais do que na hora de fazermos um artigo sobre esta questão, reunindo em um só texto toda essas informações de forma um pouco mais sistematizada.

Primeiramente, vamos explicar alguns conceitos básicos da cosmologia de C7L.

No universo de Crônicas da 7ª Lua, todo poder – arcano, divino, psíquico e outros – provem de uma única fonte primordial: a Chama da Vida, uma espécie de “onda” que permeia todas as coisas no universo e o vazio entre elas. Ela é a quintessência da existência, a origem de tudo que existe e para onde tudo retorna ao final da entropia.

A Chama da Vida emana de poços astrais de poder divino primordial, os chamados Domínios e os deuses seriam as entidades que os representam ou os controlam, conforme o ponto de vista de uns ou de outros sábios.

Mas essas fontes ou essa onda podem ser tocadas pelos mortais, desde que possuam o dom, o estudo ou a fé necessários. A própria Centelha Divina é parte disso, sendo um dom mais poderoso que as demais formas, pois ela é a própria essência de divindade, aquilo torna um indivíduo capaz de ser um deus e estar acima de todas as demais criaturas existentes.

No caso dos clérigos, eles focam sua fé diretamente naqueles que eles acreditam que controlam ou representam os Domínios: os deuses. Em contrapartida a esta devoção, os deuses concedem as dádivas divinas, cuja energia provem dos poços astrais que essas divindades controlam ou representam. Ou então, conforme teorizam alguns estudiosos, os deuses controlariam apenas o fluxo para aqueles que se devotam a eles, para aqueles que escolheram essa forma para poder tocar o poder que emana dos poços astrais.

Independente da teoria, o que importa é que a fé na figura divina dos deuses ou nos conceitos que eles representam é o que faz um clérigo ser capaz de fazer magias.

Mas, uma vez que os deuses estão mortos há mais de duzentos anos, como os clérigos conseguem ainda fazer magias?

Muitos estudiosos argumentam que os deuses mortos deixaram “ecos” de sua divindade e aqueles que ainda acreditam neles são capazes de conjurar magias, mesmo depois de todo este tempo.

Alguns defensores desta teoria apontam, contudo, a possibilidade destes ecos terem um limite e que, em pouco tempo, as magias divinas dos sacerdotes começarão a falhar… Então, a pergunta não seria “como” os clérigos conseguem fazer magias, mas “até quando” eles conseguirão. Mais um motivo da necessidade de novos deuses ascenderem…

Outra teoria largamente difundida seria de que os poços astrais simplesmente estão totalmente abertos e que a Chama da Vida estaria correndo sem controle algum. Isso inclusive explicaria o surgimento de novas religiões e de tantos cultos heréticos, e o motivo pelo qual há quem afirme que Demetiel já conseguiria conceder dádivas divinas a seus seguidores.

Seja ecos dos deuses mortos, ou fontes de poder correndo sem controle, o fato é que a ausência de uma divindade para dizer o que é certo ou o que é errado dentro do dogma de sua religião estaria gerando todo tipo de abusos e corrupção dentro de algumas igrejas.

Qualquer que seja a hipótese sobre como os clérigos continuam fazendo magias, se os deuses realmente controlam os poços astrais ou apenas sejam representações deles, todos concordam que existem “espaços vagos lá em cima” que precisam ser preenchidos. Pela ressurreição ou pela ascensão de novas divindades.

Os debates, contudo, continuam em aberto e são cada vez mais calorosos.

Marcelo Telles
Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDE RPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l/

***

Share This Post

Leave a Reply