Nível de Encontro em Réia

Saudações, heróis! Conforme já comentamos várias vezes, Réia é um cenário com menos itens mágicos que o padrão normal do Sistema d20. Criá-los na ambientação é mais difícil e custoso, e os seus personagens não irão encontrar nenhuma “lojinha de itens mágicos” em cada esquina de alguma grande cidade do continente de Eurone. Isto significa que os seus personagens serão mais “fracos” e terão menos opções do que personagens do mesmo nível de outros cenários d20. Com isso, é necessário o Mestre equilibrar adequadamente o Nível dos Encontros com o nível de poder real do grupo de Personagens dos Jogadores. Na coluna deste mês, iremos dar algumas indicações de como fazer isso.

Antes de tudo, quem costuma exercer a função de Mestre de Jogo e já mestrou para grupos diferentes, provavelmente percebeu duas grande verdades do Sistema d20:

1) Nível de Desafio (e, por conseguinte, Nível de Encontro) está longe de ser uma ciência exata. Podemos criar dois monstros que na prática terão níveis de poder diferentes usando o mesmo Nível de Desafio pretendido, conforme as regras de criação de monstros do Livro dos Monstros 3.5. Ou vocês acham que enfrentar um megaraptor é tão difícil quanto enfrentar um tendrículo?

2) Dois grupos com personagens do mesmo nível na prática podem ter níveis de poder bem distintos. Quem vocês acham que é mais poderoso: um grupo de 5º nível com um guerreiro, um mago, um clérigo e um ladino; ou um grupo de 5º nível formado por um ranger, um feiticeiro, um bardo e um monge?

Então, se equilibrar o Nível de Encontro com o nível de poder real de um grupo de Personagens de Jogadores não é algo exatamente preciso, exigindo uma certa dose de bom senso por parte do Mestre (sem falar de outros fatores que podem afetar um encontro), se adicionarmos o fato de que o grupo terá menos itens mágicos que o usual, obviamente estaremos complicando ainda um pouco mais as coisas.

Primeiramente, tenham em mente o princípio geral do Sistema d20 de que um encontro deve exaurir 20% dos recursos do grupo. Se o grupo tem menos itens mágicos, significa que os personagens têm menos recursos, ou seja, suas Classes de Armadura são piores, seu “poder de fogo” é menor, suas chances de acertar são mais baixas, suas opções de cura são menos variadas, e seus bônus, de modo geral, estão aquém do que deveriam ser para enfrentar os desafios normais para os seus níveis.

Simplificando, isto tudo acima quer dizer que um grupo de Personagens dos Jogadores em Réia pode ter 1, 2 ou até 3 níveis abaixo do Nível de Desafio normal para o seu nível. Isso vai variar conforme os oponentes a serem enfrentados (e as circunstâncias do encontro) e o grupo de personagens, o que normalmente já é para ser levado em consideração pelo Mestre. De qualquer forma, como referência geral para vocês, eu sugiro a seguinte tabela:

  • Nível do Grupo
  • Nível do Encontro em Réia
de 1º a 3º nível Nível de Encontro normal
de 4º a 8º nível Nível de Encontro – 1
de 9º a 14º nível Nível de Encontro – 2
de 15º a 20º nível Nível de Encontro – 3

Naturalmente, nas imortais palavras do filme “Piratas do Caribe”, esta tabela é “just a guideline”. Por exemplo, um grupo de personagens de origem nobre tende a ter mais recursos e influência – e assim mais acesso a itens mágicos – do que um grupo de personagens de origem plebéia.

No final das contas, isto não é uma “ciência exata” e o bom senso do Mestre deve fazer o ajuste final mais adequado.

Réia é um cenário de fantasia medieval épica
criado por Marcelo Telles para o sistema D20
e lançado pela Editora Caladwin
(http://www.caladwin.com/caladwin/reia.mv)
Não percam, no primeiro domingo de cada mês, a coluna mensal de Reia
e participem no nosso fórum do tópico dedicado a Réia
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/reia/
e da comunidade oficial do cenário no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8782566

***

Share This Post

Leave a Reply