Uma amostra do “Réia: O Califado”

Saudações, heróis! Réia: O Califado é o primeiro suplemento do cenário Réia, que em breve será lançado. Ele irá complementar o primeiro livro da linha, o Réia – Cenário de Campanha, trazendo informações para personagens do Emirado de Andaluz em campanhas ambientadas em Eurone, ou sendo o livro base de campanhas ambientadas inteiramente no Califado. Trazemos agora para vocês uma pequena amostra do que vem por aí: a adaptação do paladino para o universo das “1001 Noites”, o fahir.

FAHIR

Diz uma lenda no Emirado de Khem que há muitos séculos o mal e a corrupção assolavam o mundo. Os servos de Sutekh usando de engodos e trapaças se escondiam atrás de inocentes e assim faziam os desígnios de seu deus maligno. Então, neste momento negro, Her’ur iluminou os seus guerreiros mais fiéis concedendo poderes a eles, tornando-os seus campeões. Eles foram chamados de “fahir“(se pronuncia FaRRir), que significa os “iluminados de Her’ur”.

Hoje no Califado os campeões de Her’ur são muito raros, sendo que poucos ainda são encontrados entre os anupor. Mas existem fahir seguidores da Fé Omareana, do Zaratrismo e do Eterno. Eles são similares aos paladinos de Eurone, só possuindo uma cultura e treinamento diferente, mas a dedicação em eliminar o mal do mundo é a mesma.

Assim como acontece com os paladinos de Eurone, os fahir são seguidores de uma crença ou religião. A maioria dos membros dessa classe é de humanos e de anupor, sendo inexistente entre os gnoll e sadurs.

Informações de Jogo no Califado: Os fahir no Califado apresentam as mesmas estatísticas de jogo do paladino descritas no Livro do Jogador e no Réia – Cenário de Campanha, mas com as seguintes mudanças:

Usar Armas e Armaduras: Os fahir sabem usar armaduras leves e médias, e todos tipos de escudos (menos o escudo de corpo), mas não usam nenhum tipo de armadura pesada. Isto substitui o uso de armaduras normal do paladino.

Benção da Proteção (Ex): Devido a uma benção de seu deus, um fahir de 2º nível ou superior pode adicionar o seu modificador de Carisma na Classe de Armadura. Este bônus se mantém em todas as ocasiões, até mesmo quando o fahir estiver surpreendido, mas não quando estiver indefeso ou paralisado.

Resplendor de Glória (Sob): Um fahir não recebe à toa a alcunha de iluminado. A partir do 5º nível, usando uma ação padrão, ele pode gastar um uso diário de sua habilidade de Expulsar Mortos-Vivos para gerar uma explosão de luz de 9 m de raio centrada nele. Todos os inimigos que estiverem no alcance deste poder devem fazer um teste de resistência de Fortitude com CD igual a 10 + metade do nível de fahir + o seu modificador de Carisma. Aquele que falhar ficará cego por uma quantidade de turnos igual ao nível do personagem na classe fahir. Esta habilidade substitui a habilidade montaria especial do paladino.

Aguardem mais novidades sobre o Réia: O Califado aqui na Coluna Réia, sempre no primeiro domingo do mês na REDERPG.

Réia é um cenário de fantasia medieval épica
criado por Marcelo Telles para o sistema D20
e lançado pela Editora Caladwin
(http://www.caladwin.com/caladwin/reia.mv)
Não percam, no primeiro domingo de cada mês, a coluna mensal de Reia
e participem no nosso fórum do tópico dedicado a Réia
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/reia/
e da comunidade oficial do cenário no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8782566

***

Share This Post

Leave a Reply