C7L na 4ª Edição do D&D?

Saudações, aventureiros! Uma pergunta começa a ser feita com cada vez mais frequência: C7L vai continuar na 3ª Edição, migrando mais adiante para o OGL 20, ou irá para a 4ª Edição? Esta questão mereceu este artigo e, de quebra, vamos indicar aqui onde você pode situar a aventura introdutória da 4ª Edição, Fortaleza no Pendor das Sombras, no mundo de Isaldar.

Esta não é e não pode ser uma decisão só minha. Ela precisa ser tomada em conjunto com a Conclave Editora, tendo por base uma avaliação da situação do mercado brasileiro e, é claro, a opinião de vocês, jogadores e fãs do cenário.

Contudo, vou deixar a minha opinião: eu penso que o C7L tem tudo a ver com a 4ª Edição, independente do quanto cada um goste ou não dela. Além disso, uma conversão para o novo sistema não teria grandes dificuldades, nem mesmo sob a atual GSL (Game System License, a Licença de Jogo do novo D&D). Por fim, já pensando nessa situação, nós deixamos vários ganchos para introduzir as novas raças, sem ter que virar o cenário de ponta à cabeça, fazendo algum salto temporal de 100 anos e descaracterizar tudo o que já foi feito.

Além disso, do ponto de vista da empresa, Crônicas de Avalon e Vikings: Guerreiros do Norte deverão migrar para o OGL 20. Como é interessante para a Conclave ter produtos para o D&D 4ª Edição, o candidato natural a isso é o C7L

Muitos jogadores já se adiantaram e estão fazendo a conversão do mundo de Isaldar para o Pathfinder que é a base do OGL 20 (que eu sempre digo que será o Pathfinder mais equilibrado), e estamos ajudando na medida do possível, respondendo às dúvidas e dando orientações na Comunidade Oficial do C7L no Orkut.

Independente de qual seja a decisão final da Conclave, vamos finalizar este artigo dando indicações de onde você podem situar a Fortaleza no Pendor das Sombras em Isaldar:

“No Ano 60 Depois da Queda dos Deuses, uma facção da igreja do deus Thessaltar contrária a Demetiel tentou deliberadamente abrir uma fenda para o Pendor das Sombras em um verdejante vale a oeste de Denkhar, perto das Presas de Athar-Abannon e assim não muito distante da Ferida. Neste belo vale de graciosas colinas e pequenas florestas escuras, um pedaço do corpo da divindade teria caído e eles tentariam ressuscitá-lo abrindo a fenda e realizando um ritual para unir a alma de Thessaltar a esse suposto pedaço de seu corpo. Conforme a fenda foi se abrindo, esqueletos, zumbis e criaturas piores emergiram avançando contra a luz do dia.”

“O Império Melkhar soube do que estava acontecendo e imediatamente uma legião foi despachada para o local, tendo o apoio de clérigos da Igreja de Melkhar. Os legionários e os clérigos destruíram os mortos-vivos e selaram a fenda, construindo uma fortaleza para vigiar o local e evitar ameaças. Esse lugar hoje é chamado de Fortaleza no Pendor das Sombras. O pedaço do corpo de Thessaltar nunca foi encontrado.”

“Muitas décadas se passaram desde a batalha, e eventuais escaramuças entre os anões e o Império transformaram a fortaleza em ruínas e seu propósito sagrado foi esquecido. O vilarejo de Abrigo do Inverno foi erguido na região e a fortaleza é atualmente considerada uma pilha inofensiva de rochas, madeiras e escombros.”

“Dois séculos se passaram, e o selo mágico desenvolvido pelos clérigos de Melkhar continua proteger a fenda, mas o tempo começou a erodir até mesmo esse ritual mágico poderoso. Além disso, a facção retornou ao local, com a intenção de finalizar o que seus companheiros da antiguidade começaram.”

“O culto pretende reabrir a fenda para o Pendor das Sombras. Entretanto, a tranca mágica conseguiu impedir o plano dos cultistas até o momento. Infelizmente, o tempo está do lado dos vilões.”

Acredito que, com a descrição acima, qualquer Mestre poderá fazer os demais ajustes necessários para ambientar a Fortaleza no Pendor das Sombras em Crônicas da 7ª Lua.

Marcelo Telles
Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDERPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l/

***

Share This Post

Leave a Reply