Processos Cognitivos em Jogos de Roleplaying: WoW vs. D&D

Nossa dissertação procurou fazer uma análise comparativa da psicologia dos Roleplaying Games (RPGs), em suas modalidades ‘de mesa’ (P&P RPG) e online (MMORPG). Os referenciais científicos adotados para tal incluem, além de uma revisão da história dos jogos, a Teoria da Mediação Cognitiva, a Teoria da Integração Conceitual, etc.

A investigação empírica abrangeu os jogos Dungeons & Dragons (D&D) e World of Warcraft (WoW), cujos jogadores foram abordados através de questionários online. Ao todo foram 606 participantes de WoW e 690 de D&D numa amostra de conveniência obtida via web no período de outubro a dezembro de 2007.

Os questionários abordaram a demografia dos indivíduos, além de suas motivações, interações, decisões, atividades, experiências, estratégias, emoções e uso de meios de suporte cognitivo no jogo. Os dados coletados foram analisados estatisticamente, com os achados interpretados à luz dos referenciais supramencionados.

Os resultados obtidos revelaram que:

(a) os jogadores de WoW tendem a ser mais motivados do que os de D&D, provavelmente devido à natureza mais recompensadora do primeiro jogo,

(b) WoW mostra-se como um jogo voltado para regras e colaboração onde jogador e personagem se sobrepõem, enquanto que D&D apresenta-se como essencialmente simbólico e voltado para o roleplaying, com clara separação entre jogador e personagem,

(c) a mediação hipercultural prevalece entre os jogadores de WoW e a mediação cultural entre os de D&D,

(d) os jogadores de D&D usam mais mecanismos de mediação do que os de WoW, possivelmente devido à menor potência computacional dos tipos de mecanismos favorecidos pelos primeiros,

(e) WoW tende a favorecer o desenvolvimento do pensamento científico, o mesmo não ocorrendo com D&D,

(f) a imersão em D&D envolve a inserção passiva dentro de uma narrativa literária, enquanto que em WoW envolve um processo cognitivo mais ativo e emocionalmente engajado.

Concluímos que os RPGs estudados apresentam elevada complexidade cognitiva, sendo catalisadores de processos mentais sofisticados, com o de mesa mais próximo de um deleite literário e possíveis vocações psicoterapêuticas, através do distanciamento necessário entre jogador e personagem, enquanto o online está mais ligado ao pensamento lógico-matemático e ao trabalho em equipe, estando de certa forma mais afim aos interesses educacionais, embora uma vocação não exclua a outra.

*Errata: na dissertação houve um engano quanto ao código usado para determinar o sexo dos jogadores respondentes, de modo que, ao invés de termos recebido 94% de respondentes do sexo feminino no jogo D&D, o correto é que obtivemos essa porcentagem no jogo para respondentes do sexo masculino, o que fortaleceu nossos resultados, uma vez que as amostras ficaram mais parecidas.

Clique aqui para fazer o download da dissertação: [download id=”76″ format=”3″]

[download id=”76″ format=”2″]

Por Leonardo Xavier

***

Share This Post

Leave a Reply