Cartografia Facilitada

Fazer mapas sempre foi uma necessidade comum no RPG. Desde um simples mapa de masmorra, passando pelo mapa da mansão de um culto sombrio, até o mapa do seu mundo de campanha. Pensando nisso, um dos nossos usuários, o Black-Rider (que faz tempo que não aparece por aqui), fez este excelente artigo com dicas de programas para fazer mapas, e que ainda pode ser muito útil para muitos de vocês. Muitos dos programas citados são gratuitos ou possuem boas versões demo.

Cartografia facilitada! foi publicado em 31 de agosto de 2005.

Confiram a seguir.

Por Marcelo Telles
Coordenador do REDERPG

Cartografia facilitada!

Publicado originalmente em 31/08/2005  (7334 leituras)

A arte de fazer mapas é uma arte difícil, árdua, que consome um tempo enorme e desgasta os neurônios de qualquer Mestre de RPG.

Fazer mapas, admito, é extremamente divertido, e por vezes é necessário fazer um mapa totalmente personalizado para certas partes de uma aventura, mas por outro lado há quem não tenha tempo ou talvez precise de apenas “mais uma masmorra” para uma simples aventura.

E é por isso que fiz esse artigo : para lhes ajudar na criação de mapas.

Na “Parte I” desse artigo, eu estarei falando dos GERADORES DE MAPAS ALEATÓRIOS que são a forma mais fácil (e na opinião de alguns, a forma menos esforçada) de fazer mapas. Na “Parte II” , estarei falando de programas que auxiliam na criação de mapas, ou seja : aqueles que ajudam você à fazer mapas, mas não fazem o trabalho pra você. Já na “Parte III” , eu estarei falando de como criar mapas manualmente, e de como fazê-las ter algum sentido mais claro.

Agora, sem mais delongas, vou falar sobre alguns dos programas aonde você poderá encontrar alguns geradores de mapa excelentes, e a minha avaliação sobre as mesmas. Espero que isso ajude-lhes de alguma forma.

Map Mage

Descrição : Esse é um site bastante interessante, extremamente completo, com inúmeros programas facilitadores na hora de criar mapas.

URL do site : http://www.mapmage.com/

Programas de destaque especial :

Entre seus programas, os mais premiados estão o “GraphMage” , para fazer aqueles mapas quadriculados, hexagonais, trangulares, em linha, etc. ; o “TerrainMage” é um outro programa muito interessante, pois você escolhe o que você vai querer de terrenos (como florestas, vulcões, etc. ) no seu mapa aleatório; e finalmente, o “MapMage” é um gerador de masmorras absolutamente fantástico, que faz mapas coloridos, e ainda com um arquivo de texto explicando sobre coisas importantes sobre a sala (como ter uma fonte no meio, uma porta com armadilhas, etc. ) ;

Programas não destacados :

Programas gratuitos : InnMage (programa que gera tavernas aleatórias – tamanho : 431K) ; BookMage (programa que gera livros aleatórios – tamanho : 367K) ; ArtifactMage (programa que gera artefatos aleatórios – tamanho : 356K) ; NameMage (programa que gera nome aleatórios – tamanho : 381K) ;

Programas demo : CityMage (programa que gera cidades aleatórios – tamanho : 634K) ; CavernMage (programa que gera cavernas aleatórias – tamanho : 706K) ; BuildingMage (programa que gera construções aleatórios – tamanho : 872K) ; MazeMage (programa que gera labirintos aleatórios – tamanho : 499K) ; WorldMage (programa que gera mapas de mundos aleatórios – tamanho : 604K) ; NameMage (programa que gera nomes aleatórios – tamanho : 381K) ;

Nota importante : todos os programas destacados são programas demo também. Infelizmente, é preciso comprá-los oferecendo o seu número de cartão de crédito para eles, no entanto eu pessoalmente acredito que isso definitivamente não é recomendado (ou seguro) de ser fazer.

Nota importante [2] : os programas completos dos demos estão disponíveis no site, no entanto é preciso usar um código para se registrar com eles. E para quem pensou que poderia usar um programa (ou suas habilidades pessoais) para destravar um programa sem se registrar (e isso é ilegal, para quem não sabe) , já aviso : os programas são protegidos pelo “CipherPack” , que protege o programa contra ser destravado ilegalmente.

Aqui uma explicação melhor sobre cada um dos programas destacados :

URL do arquivo : http://www.mapmage.com/downloads/DemoGraM.EXE

Tamanho : 439K – Tempo estimado para download à 5KBPS (taxa de transferência boa para internet discada, em velocidade real para downloads) é de aproximadamente 88seg. , o equivalente à 1min. 28seg.

Descrição : Esse programa cria mapas vazios, quardiculados. No entanto, ele também pode gerar mapas hexagonais vazios, traingulares, e de linha dulpa. Ele é um programa excelente para gerar mapas para AD&D, para batalhas aonde se envolverá movimento extensivo num campo de batalha. Ele ainda pode ser personalizado no tamanho dos hexágonos, triângulos, quadrados, e linhas dulpas, para fazer mapas maiores ou menores conforme a necessidade. Essa regulagem de tamanho é feito em milímetros, o que significa razoável precisão para o mapa.

Opinião pessoal : Pessoalmente, eu gostei bastante do programa, e acho que quem gosta de batalhas no estilo de miniaturas vai AMAR o programa. Já para fazer mapas, ele é bastante interessante, uma vez que se pode usar lápis de cor e canetas coloridas para pintar o mapa, e fazer um esboço mais preciso. Isso também será muito útil para se ter uma proporção geográfica quando for desenhar um mapa.

(E pessoalmente, essa ferramente pode útil para desenhistas de personagens, uma vez que você poderá utilizar a ferramente de fazer mapas quadriculados para fazer grandes quadrados, e utilizar em seguida o estilo “proporção 10 cabeças para personagens” ou “proporção 8 cabeças para personagens” , o que algo feito bastante entre os desenhistas de mangá e de outros estilos desenho também.)

[Nota importante : Esse programa não gera mapas aleatórios, ele apenas gera um mapa vazio pronto para desenhar.]

URL do arquivo : http://www.mapmage.com/downloads/DemoTerM.EXE

Tamanho : 1.49Mb (ou aproximadamente 1525KB) – Tempo estimado para download à 5KBPS (taxa de transferência boa para internet discada, em velocidade real para downloads) é de aproximadamente 305seg. , o equivalente à 5min. 5seg.

Descrição : O TerrainMage é um programa realmente interessante. Você escolhe que tipo terrenos vai utilizar (neve, floresta com neve, ambos frequentes, florestas e campos verdejantes raros, etc. ) e também há outras ferramentas. E além disso, ele gera mapas coloridos e você ainda pode editá-lo. Ele tem um gráfico muito parecido com o RPG Maker, mas ele é um programa leve e rápido. O único inconveniente dele realmente são os gráficos, mas fora isso, o programa é satisfatório, e pode gerar um mapa de beleza razoável em menos de um segundo (pelo menos no meu PC, de 750Mhtz que está utilizando o WindowsXP) .

Opinião pessoal : Realmente, o programa por possuir gráficos de aparência pouco profissional ou avançado, além de ter gráficos muito repetitivos, fica deixado para trás para outros editores e geradores de mapa. Não recomendo para ninguém que precise de qualquer trabalho de alta qualidade. No entanto, é altamente recomendável tê-lo instalado no seu PC, porque caso haja uma pequena emergência (como se não conseguir encontrar ou fazer um outro mapa à tempo, ou talvez perder o mapa que possuia) ele pode ser uma grande ajuda, mas é preferível tê-lo sempre como segunda opção quando possível.

(Pessoalmente, devido ao fato de ter um gráfico muito parecido com o RPG Maker, eu acho que ele seria até interessante para grupos de RPG compostos por Jogadores mais novens que tem uma maior aceitação desse estilo de mapa.)

  • MapMage

URL do arquivo :

Tamanho : 973KB – Tempo estimado para download à 5KBPS (taxa de transferência boa para internet discada, em velocidade real para downloads) é de aproximadamente 194seg. , o equivalente à 3min. 14seg.

Descrição : O MapMage é um programa extremamente interessante, pois ele gera mapas bonitos, coloridos, bem feitos e fáceis de entender. Mas, isso não é tudo que esse gerador de mapas oferece : ele ainda gera um arquivo de texto (do “Bloco de Notas” ) com a descrição de cada sala, coisas dignas de nota. E ainda por cima de tudo isso, ele pode gerar detalhes geográficos nos mapas, como rachas profundas, e rios que cortam a masmorra, além de deixar o mapa quadriculado. A vantagem de utilizar um mapa quadriculado é que se você quiser anotar a posição do grupo, só anote as coordenadas dele no mapa (como em Batalha Naval… exemplo : “os Jogadores estão na posição J4” ) . Infelizmente, ele só gera masmorras.

Opinião pessoal : Esse programa, pelo menos na minha opinião, dos programas de destaque é de longe o melhor. Se você planeja fazer uma aventura com um masmorras, esse programa é muito interessante, e vale apena fazer o download dele. E, mesmo que não for utilizar um mapa gerado totalmente por ele, você ainda pode utilizar alguns pedaços dele, o que pode ser muito útil para fazer “salinhas de tesouro” pouco importantes na sua masmorra.

(Minha recomendação é que, se tiver pouco tempo para mexer muito na internet, ou se não quiser fazer muitos download, esse ainda poe valer apena “puxar” pro seu computador.)

Dica sobre o programa : no programa, aparecerão números em vermelho em alguns locais no mapa. Cada um possui uma descrição, itens, etc. e para ver quais são, basta passar o seu cursor em cima, que aparecerá um pequeno “quadrinho” sobre as informações daquela sala. Se você quiser a lista completa dessas informações da sala, clique em Edit no menu no topo da janela em que está o mapa. Feito isso, deverá aparecer um arquivo em bloco de notas com o texto da descrição. Feito isso, é só imprimir a descrição e o seu mais novo mapa, e se preparar para sua aventura! (e à partir disso, boa diversão!)

RPG Host

Descrição : esse site, infelizmente, contém apenas UM gerador de mapas aleatório (Dungueon Generator) , mas ele é bastante interessante. Estarei falando dele mais adiante nesse artigo.

URL do site : http://www.rpghost.com/

Nota : esse gerador de mapas aleatórios não precisa de download, portanto, basta acessar o endereço de internet do gerador e simples colocar as informações desejadas. À partir disso, basta clicar em “Generate Dungueon” para ver os resultados. No entanto, existe uma versão off-line para quem estiver interessado.

URL da página : http://www.rpghost.com/dungeon_gen.shtml

URL do arquivo : [ Esse link, por razões que desconheço, está com problemas, e não chega à encontrar o local aonde se pode fazer o download do mesmo, portanto, até a data em que este artigo foi enviado, apenas a versão de internet está funcionando. ]

Tamanho : — Desconhecido — [ Link incompleto ]

Descrição : esse programa é extremamente útil, e muito eficiente, com diversas opções. Ele oferece um mapa em cinza, preto e branco. A área onde se pode andar fica em branco, originalmente no mapa, no entanto, pode ser muito interessante imprimir este mapa e então pintar com lápis de cor (ou qualquer outro material que use) o mapa para deixá-lo mais “vivo” . Esse gerador de mapas também gera o conteúdo de cada sala numa descrição em texto abaixo do mapa em si. Pelo que vi dos nomes dos monstros, parecem ser do D&D. Infelizmente, ele só gera masmorras, e é em inglês.

Opinião pessoal : esse gerador de é muito eficiente, e para quem não quer instalar nada, nem fazer download algum, este é o programa que mais recomendo. Acho que ele pode vir à ser bastante interessante, mesmo que não goste de D&D, pois ele oferece mais opções que os outros programas apresentados antes, apesar de não possuir cor alguma, nem forma de como editá-lo.

(Eu acho que esse gerador de mapas é mais interessante para quem não possui internet mais rápida.)

Screenshot” : AQUI


Infelizmente, para todos esses programas, eles são feitos em inglês, o que significa que à menos que saiba (pelo menos um pouco de) inglês, esses programas podem ser um tanto difíceis de utilizar.

Mas, pensando nisso, percebi que ainda há quem queira utilizar esses programas e não queira aprender inglês, então à seguir está um link para um tradutor virtual, que passa de diversas línguas para diversas outras.

URL do tradutor virtual : http://www.worldlingo.com/pt/products_services/computer_translation.html [ O mais interessante desse tradutor virtual é que ele tem uma versão em português. ]

Dica para o tradutor : Em “Língua de origem : ” você colocar a língua original do texto, muito provavelmente o inglês. E em “Língua de destino :” você irá colocar a língua na qual quer traduzir o seu texto, provavelmente o português.


Bom, infelizmente leitor(es) , esse artigo tem de acabar por aqui. Espero que esse artigo tenha sido satisfatório para você(s) , que esse artigo lhes tenha oferecido algumas ferramentas bastante úteis, e espero que eu possa continuar à escrevê-los e lhes ajudar sempre que possível com essas dicas.

Então, leitor(es) , digo já : boas aventuras, boa sorte, e até breve!

Feito por : …Black Rider…

***

Share This Post

Leave a Reply