Como Agir em Combate

No artigo anterior, que marcou o retorno da Primeiros Passos com este segundo arco de artigos, desta sobre temas que vão além da mecânica de jogo em si, eu falei da criação de personagens, das escolhas iniciais que o jogador faz ao criar o herói que irá interpretar. Neste segundo artigo, vou falar como agir durante um combate, das coisas básicas que um jogador pode fazer, além de apenas jogar os dados.

O combate pode e deve ser mais do que apenas o jogar dos dados e as combinações de habilidades e poderes que você tem na ficha de seu personagem. Embora muitos Mestres e jogadores tendam a resumir o combate a isso, existem algumas coisas que você pode fazer para tornar cada cena de combate única e mais emocionante, e ao mesmo tempo evitar que o seu personagem morra por alguma bobeira que você possa fazer sem querer.

1) Conheça o sistema de jogo

Procure conhecer cada vez mais o sistema de jogo que vocês usam. Um Mestre de Jogo é um ser humano como qualquer outro, e assim passível de erro. Mas não aprenda o sistema para confrontá-lo: aprenda para ajudá-lo e, principalmente, para saber como se traduz em termos de mecânica de jogo tudo o que o seu personagem pode fazer. Muitas vezes, aprendendo o sistema ou até apenas jogando, você acaba descobrindo coisas novas que o seu personagem é capaz de fazer ou o sistema lhe dá ideias novas.

Recentemente, em uma das campanhas de D&D 4ª Edição que jogo nos Encontros da REDERPG no Bob’s, percebi que meu personagem, um guerreiro focado em infligir dano, é também excelente em “controlar” a movimentação de até dois oponentes, através de sua característica de classe Desafio de Combate e a combinação de poderes que ele tem, que foi feita sem pensar nessa possibilidade.

Quanto mais você conhecer o sistema, mais seguro você ficará na hora de fazer suas escolhas durante um combate.

2) Use o cenário do combate a seu favor

Muitas vezes os Mestres de Jogo ambientam as cenas de combate em cenários desfavoráveis para os personagens dos jogadores. Locais que concedem algum tipo de bônus para os inimigos ou onde eles simplesmente estão em uma posição privilegiada.

Mas nem sempre é assim, e mesmo em cenários desfavoráveis, você pode buscar um posicionamento mais favorável, ou pelo menos um que diminua ou mesmo anule a vantagem dos adversários.

Combate não é apenas sentar a espada no inimigo e jogar o dado. É antes de tudo tática e estratégia. Buscar um melhor posicionamento pode fazer toda a diferença.

Se os inimigos estão em maior número, busque um posicionamento que reduza a quantidade de inimigos que possam te atacar ao mesmo tempo, ou que simplesmente evite que você seja cercado ou flanqueado. Formações táticas com os companheiros são sempre boas opções.

Se os inimigos estão em menor número, procure cercá-los ou flanqueá-los com o seu grupo. Mesmo que isso não dê bônus ao seu personagem, pode ser que conceda algum bônus a um de seus companheiros: você, na imensa maioria das vezes, não estará lutando sozinho, tenha isso sempre em mente.

Procure concentrar os ataques de seu grupo, sempre que possível. Não importa quem dá o último golpe, e sim quantos inimigos o seu grupo consegue derrubar por rodada. Na maioria das vezes, concentrar os ataques é sempre a melhor opção.

E se as coisas ficarem realmente ruins, tenha sempre uma rota de fuga para você e o seu grupo. Talvez o seu personagem ou mesmo todo o seu grupo, por conta da história da campanha ou do mundo de campanha, prefiram se sacrificar ou sempre lutar até a morte. Mas se esse não for o caso, não há nenhum problema em fazer uma retirada estratégica e “viver para lutar outro dia”. Às vezes pode até ser isso que o Mestre queira, e assim não perderão pontos de experiência: sobreviver pode ser o objetivo da aventura.

3) Priorize no que o seu personagem é melhor

É um tanto óbvio, mas evite fazer coisas que não sejam a especialidade do seu personagem. Nada do mago ir para a linha de frente, ou o guerreiro espadachim ficar usando arco quando há inimigos ao alcance de sua espada. Se algum outro personagem em seu grupo de jogo pode fazer determinada tarefa melhor que o seu, deixe-o fazer, mesmo que seja o mais vital para a aventura. Todo personagem vai ter o seu momento de brilhar, e a maneira mais provável disso acontecer é priorizando o que cada um faz de melhor!

Apenas tente algo diferente se for realmente necessário, por exemplo, quando outro personagem que faz determinada tarefa melhor não estiver disponível, ou o ataque mais comum de seu personagem não estiver fazendo muito efeito contra os inimigos.

4) Pense coletivamente

Você não é uma ilha e RPG é um jogo cooperativo. Nas imortais palavras de Máximus Décimus Meridius: “O que quer que saia por aqueles portões, nós teremos uma chance melhor de sobreviver se trabalharmos juntos!”

Já falei sobre isso antes neste artigo, mas não custa nada reforçar. Você é parte de um grupo, então trabalhe em equipe. Sempre que possível, ajude outro personagem de jogador a implementar as habilidades dele. Atraia um inimigo para o alcance dos ataques dele, flanqueie, enfraqueça o inimigo, inflija penalidades, fortaleza e conceda bônus a seu companheiro, etc. Pode ter certeza que haverá reciprocidade dos outros personagens de seu grupo.

5) Interprete no combate e descreva suas ações

A cena de combate não é apenas o ato mecânico de se jogar dados e mover marcadores no mapa de batalha (quando há). RPG é um jogo coletivo e um jogo de interpretação, nunca se esqueça disso! Então interprete também no combate e descreve suas ações. Já escrevi um artigo sobre isso voltado para D&D 4ª Edição, mas o princípio vale para qualquer jogo, evidentemente.

Interpretar em combate e descrever suas ações torna a cena mais empolgante, cria clímax. Um bom Mestre saberá recompensá-lo com bônus na ação ou pontos de experiência pelo seu esforço.

6) Não tenha medo de errar

“A sorte favorece os audazes!”, já dizia o imortal poeta romano Virgílio em sua obra máxima, a Eneida. Embora este texto aponte uma série de cuidados e aspectos que você deve ficar atento, não hesite se o momento o chamar ao heroísmo. Uma sessão de RPG é como um filme aventuresco, e o seu personagem e os outros de seu grupo de jogo são os heróis!

Claro que você pode falhar e fracassar – isso também será memorável –, mas na maioria das vezes, a sorte realmente favorece os audazes e os determinados, que criam feitos de bravura que serão lembrados por toda vida!

Estas são linhas gerais e básicas de como agir em uma cena de combate. Embora cada sistema e jogo tenham suas especificidades, tenho certeza que as dicas neste texto serão extremamente úteis, principalmente se você for o tipo de iniciante que é inseguro até na hora de jogar os dados e não sabe direito o que fazer na hora do brandir do fervor do combate.

Sucessos decisivos e até a próxima Primeiros Passos!

PS: Recebi ontem um feedback da jogadora que havia me pedido umas dicas, que citei no artigo anterior, e que por causa daquele papo voltei a escrever a Primeiros Passos. As dicas ajudaram MUITO e já faz cinco sessões que o jogo dela melhorou bastante e, naturalmente, ela está muito feliz! Parabéns, Ester! Fiquei muito feliz de ter ajudado você e obrigado por, mesmo sem saber, ter me estimulado a voltar a escrever esta coluna!

Por Marcelo Telles
Coordenador do REDERPG

***

Share This Post

Leave a Reply