Notícias da Wizards (e da Hasbro)

Queda nas vendas, comentários sobre o encerramento da linha D&D Miniatures, atualização do Character Builder, e mais informações sobre as D&D Fortune Cards (Cartas da Fortuna). De uma tacada só, nós trazemos para vocês várias notícias da Wizards, e também da Hasbro, a gigante da indústria de brinquedos que é dona da editora do Dungeons & Dragons.

2010 não foi um bom ano para a Hasbro. Ela anunciou na semana passada que as vendas do 4º trimestre de 2010 não atingiram as expectativas, e ficaram abaixo das vendas no mesmo período de 2009 – 1,3 bilhões de dólares em 2010 contra 1,5 bilhões do ano anterior. A fonte desse declínio são os Estados Unidos e o Canadá, principalmente por conta da queda da demanda de consumo nos Estados Unidos no último trimestre do ano. Com o resultado do declínio nas vendas do 4º trimestre – as vendas de Natal, a principal de todo ano – as vendas totais do ano em 2010 também ficaram abaixo em relação ao ano anterior.

Mesmo assim os ganhos da Hasbro em 2010 ainda deverão ser para positivos devido ao controle de gastos, embora por uma quantidade modesta.

Scott Thorne, dono da loja Castle Perilous Games & Books em Carbondale, Illinois (EUA), comentou em sua coluna semanal Rolling for Initiative (Jogando a Iniciativa) no site do ICv2 sobre o encerramento da linha D&D Miniatures e o cancelamento de alguns suplementos de D&D, conforme noticiamos aqui na REDE. Segundo Scott Thorne, o aumento do preço do petróleo impulsionou o aumento do plástico e a linha D&D Miniatures não tem as mesmas vendas que tinha quando a Wizards promovia e dava suporte a ela como uma linha independente. Embora continue com vendas respeitáveis, com algumas lojas informando vendas na casa dos milhares de dólares, o movimento do produto está longe de ser tão grande como era há dois ou três anos atrás. Além disso, na área editorial, ele comentou que o Pathfinder RPG da Paizo parece ter tomado um enorme pedaço de mercado do D&D, com muitas lojas informando que ele suplantou a 4ª Edição como RPG mais vendido. Assim, como empresa, a Wizards precisa fazer o que for necessário para continuar rentável, mesmo que isso signifique acabar com a linha de miniaturas ou cancelar livros anunciados.

A mais recente atualização do D&D Insider trouxe pouco conteúdo, mas focou-se pesadamente em corrigir os “bugs” de suas ferramentas. Além do conteúdo da Dragon #393 e da Dungeon #184 para o Character Builder e o Compendium, a atualização também trouxe:

– Uma opção de ficha clássica baseada na ficha original de D&D 4ª Edição.
– Uma ficha matemática nas fichas de personagem que mostra a matemática envolvida nos vários aspectos do personagem.
– A remodelação a interface de equipamento/armazenamento para ficar mais fácil de usar.
– A implementação uma opção de compartilhamento do personagem, para que outros usuários possam ver o seu personagem.
– A implementação de itens customizáveis na seção de equipamento.

Um usuário do EN World dono de uma loja recebeu um caixa promocional das D&D Fortune Cards (Cartas da Fortuna) e divulgou mais informações sobre elas. Há três tipos de cartas: Ataque, Defesa e Tática. Os pacotes vêm com 8 cartas: 5 comuns, 2 incomuns e 1 rara, mais uma carta chamada de Rastreadora de Iniciativa (Initiative Tracker). Nos dois pacotes que ele abriu apenas as cartas raras tinham ilustrações. As cartas de Táticas têm um estandarte de batalha, as de Ataque têm uma espada e as de Defesa têm um escudo. Cada caixa vem com 23 pacotes e uma ficha explicando como se usa as cartas. As cartas têm tamanho padrão (o mesmo das cartas de Magic).

Os efeitos das cartas são como “mini-talentos”: o efeito é igual a um talento, mas usado apenas uma vez, e depois se descarta a carta. Por exemplo, a carta Careful Aim (Mira Cuidadosa) é usada quando o personagem ataca com um poder de ataque contíguo ou de área, e ela omite uma criatura da área de efeito do poder.

Scoop: Marcelo Telles
Fonte: Várias

***

Share This Post

Leave a Reply