Fiasco, próximo lançamento da RetroPunk

Após o 3:16 Carnificina entre as Estrelas, o próximo lançamento da RetroPunk Game Design será o Fiasco, da Bully Pulpit Games. Fiasco recebeu o prêmio de Melhor Suporte no Indie RPG Awards de 2009, o Judge’s Spotlight Award no ENnie Awards de 2009, e foi finalista como RPG do Ano da Board Game Geek. Confiram a seguir o release traduzido deste RPG baseado em filmes onde coisas que podem dar errado, acabam dando desastrosamente errado.

COISAS PODEM DAR ERRADO, RAPIDAMENTE…

…Talvez um dos seus novos amigos o tenha convencido  em melhorar um equipamento com um motor movido à óleo, mas agora seu primo está morto em um pântano e foi você quem o matou. Talvez você e sua namorada achassem que  poderiam assustar sua esposa até fazê-la se divorciar, mas as coisas foram na direção errada e agora uma gang de ruidosos mexicanos está colocando luvas de látex e um pit bull está olhando para você.

Parecia uma ideia tão boa naquela hora…

Fiasco é inspirado em contos cinematográficos rocambolescos onde as coisas dão desastrosamente erradas – inspirados em filmes como Gosto de Sangue, Fargo, A Sangue Frio, Queime Depois de Ler e Um Plano Simples (e o filme nacional: O Homem que Copiava). Você jogará com uma pessoa comum com uma imensa ambição e pouco controle de seus impulsos. Haverá grandes planos e uma execução imperfeita. A trama não vai correr bem para os personagens, para dizer o mínimo, e no final ela vai provavelmente fazer todos fugirem para o sul em um glorioso amontoado de inveja, assassinato e recriminações. Vidas e reputações serão perdidas, dolorosa sabedoria será ganha, e se você tiver realmente sorte, seu personagem apenas pode acabar onde ele começou.

Fiasco é um RPG sem Mestre de Jogo para 3 a 5 jogadores, criado para ser jogado em poucas horas com dados de seis faces e sem preparação. Durante o jogo, você vai engendrar e jogar situações estúpidas e desastrosas, normalmente na intersecção de ganância, medo e desejo. Ele é como fazer o seu filme dos irmãos Coen, aproximadamente na mesma quantidade de tempo que levaria para assistir a um deles.

Confiram a imagem da capa:

Fonte: Bully Pulpit Games

***

Share This Post
11 Comments
  1. [Novo Post] Fiasco, próximo lançamento da RetroPunk – https://www.rederpg.com.br/wp/2011/02/fia

  2. A RetroPunk foi a melhor coisa que aconteceu para o RPG nacional nos últimos tempos. Me lembra a variedade de títulos e temas do início da década de 90, quando comecei a jogar RPG.

  3. Pra esse post, me dei o trabalho de me deslogar como REDE… É que eu tenho uma coisa mto importante para dizer sobre o FIASCO:

    EU QUERO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    E nota 1001 pra RetroPunk. Não é só a variedade em si, é a grande sacada de estar atendendo nichos do mercado que estavam orfãos em português… Genial.

    Sem contar a qualidade do produto final. O acabamento do Rastro de Cthulhu é primoroso! Se eles seguirem nesse caminho, ainda que proporcional a diferentes faixas de preço (nem tudo precisa ser capa dura, pág interna em sépia, etc), eles estão de parabéns mesmo!!!!

    PS: Se algo estiver digitado estranho, é meu teclado morrendo! :P Fui pacientemente corrigindo, mas algo pode ter escapado)

  4. Se tudo correr bem, Fiasco será nosso lançamento para a RPG Con… Se tudo correr bem…

  5. Se lançarem Fiasco na RPGCon talvez seja o único motivo que me leve até a convenção…

    Mas a compra do livro é certa…. a Retro Punk esta de parabens, ótimos lançamentos e de qualidade primorosa

  6. Legal, li a versão em inglês e gostei bastante. Apesar de não ter conseguido visualizar direito como a coisa funciona :)

    Tinha desanimado de jogar pq, como é um RPG sem mestre, eu teria de traduzir tudo para meus malditos jogadores que não sabem inglês. Agora tudo facilita.

    Uma curiosidade legal é que na filmografia do RPG consta o filme brazuca “O homem que copiava”, muito bom!

    Lúcio

    • Hum. Vale uma edição no post para acrescentar “O homem que copiava” nas referencias! :)

  7. Aqui vai o texto que me fez conhecer o Fiasco, de um blog muito bom sobre a experiência de um professor mestrando para crianças:

    http://rpg.brouhaha.us/?p=3895&utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+GamingBrouhaha+%28Gaming+Brouhaha%29&utm_content=Google+Reader

    Aqui vai um trecho do artigo (mas vale a pena ler todo):

    “Ultimately I find Fiasco a lot more gratifying to run, fun to play, and pedagogically more useful than Dungeons & Dragons – the students are actively listening to each other, engaging in the session from start to finish, and developing their creativity in a much more meaningful way than what I’ve seen in most of the other games I’ve run over the previous eight years – it seems that all of the truly rewarding and memorable games I’ve facilitated, run, or played in with the after-school kids all revolve around RPGs where player narration, input, and authority is much greater than that of traditional RPGs like D&D (irregardless of what edition you play).”

    Lúcio
    Jogador de D&D 3,5 :)

  8. Irônico como o FIASCO vai ser bom por mercado nacional de RPG….XD

    Não resisti ao trocadilho gente. Desejo só sucesso pra RetroPunk!!! Você vão me fazer voltar a comprar produtos de RPG em português.

  9. Esperando…. Até agora comprei tudo dos caras, e acho que vou continuar assim… os caras lançam todos os jogos que eu sou fã e que sempre quis mestrar mas tenho preguiça de traduzir!

Leave a Reply