Steampunk: Imaginação a vapor

Você sabe o que é Steampunk? Sabia que um dos melhores RPGs de todos os tempos, o Castelo Falkenstein, é desse gênero e ele já foi lançado em português aqui no Brasil? O Arquivo REDERPG desta semana traz um artigo meu sobre o Steampunk, publicado no antigo portal em 5 de maio de 2003, e que teve uma nova versão publicada na edição 120 da extinta revista Dragão Brasil. Confiram a seguir:

Steampunk: Imaginação a vapor

Publicado Originalmente em 05/05/2003 (5909 visualizações)
Re-publicado com alterações na Rev. Dragão Brasil 120
(Este texto é a compilação de ambos)

Steampunk” é um subgênero da ficção científica e da fantasia de caráter retro-futurista, ou seja, ambientado num passado futurístico que não aconteceu. Um passado onde a tecnologia mecânica e a vapor teria se desenvolvido de modo assombroso, criando assim uma realidade alternativa. Esse passado da nossa História, onde se baseia a maior parte dos cenários de steampunk, é a Era Vitoriana.

O termo “steampunk” foi cunhado a partir do livro “The Difference Engine“, de William Gibson e Bruce Sterling. Para quem não sabe, William Gibson é considerado o pai de outro sub-gênero da ficção-científica, o cyberpunk. Da analogia de que a tecnologia do microchip estaria para o cyberpunk assim como a tecnologia a vapor estaria para a Era Vitoriana, surgiu o termo “steampunk” (steam = vapor).

A verdadeira Era Vitoriana

Palco da maior parte dos cenários steampunks, a Era Vitoriana marca o apogeu do Império Britânico, um império que se espalhava por todas as partes do mundo ou, como se dizia “o sol nunca se põe no Império Britânico”. O mundo vivia sob a égide da “Pax Britanica”, a versão “chá das cinco” do final do século XIX da “Pax Romana” do Imperador Otávio Augusto. A Rainha Vitória era a versão inglesa e de saias do grande imperador romano, a grande mãe de todos os ingleses.

Se por um lado a era do reinado da Rainha Vitória foi caracterizada por um extremo conservadorismo cultural e social, por outro foi a época de uma série de invenções e avanços que mudaram o mundo como a luz elétrica, o telégrafo, o telefone, o fonógrafo e a refrigeração, entre outros. Todas essas invenções eram parte de um processo maior: a segunda etapa da Revolução Industrial. O mundo mudou, literalmente, a todo vapor.

Mas, toda essa mudança tecnológica, não necessariamente foi boa, ou melhor, não necessariamente foi bom para todos: a industrialização gerou uma massa de trabalhadores desempregados que tiveram suas funções substituídas por máquinas. A política imperialista e colonialista das grandes potências européias procurou absorver esse contingente excedente criado pela substituição na indústria do homem pela máquina, através do exército, que era um instrumento de intervenção política ao redor do mundo. Outros buscaram como saída a migração para a América.

Os que não foram absorvidos pelos exércitos ou não migraram para o Novo Mundo, acabaram participando de movimentos sociais como o da quebra das máquinas, o por condições mais humanas de trabalho (a exploração do trabalho humano não era muito melhor do que a escravidão) e o sufrágio universal, nessa época um direito ainda a ser conquistado pelas camadas populares, mas apenas pelos homens.

Ou seja, a Era Vitoriana não foi exatamente a era luminosa e bela que muitos pensam ter sido.

O Steampunk

A idéia geral do steampunk é a de passado alternativo ao nosso, onde a tecnologia a vapor e mecânica teria possibilitado a criação de máquinas que na verdade nunca existiram e nem poderiam ter existido. “Engenhocas” análogas a que temos hoje em dia com o nosso nível tecnológico como tanques de guerra, submarinos, máquinas de guerra voadoras, robôs, etc, e as mudanças na sociedade causadas pelo impacto desses assombrosos engenhos.

Em conjunto com isso, há outros aspectos que fazem parte do arco que engloba o gênero steampunk, como o horror gótico do final do século XIX, a fantasia e mesmo a literatura aventuresca que serviu como base das novelas de “pulp fiction” das primeiras décadas do século XX.

Os Clássicos

Júlio Verne e H.G. Wells não são apenas os exemplos clássicos da literatura steampunk: eles são os pais de toda Ficção Científica. Uma vez que eles viveram e escreveram suas obras durante a era Vitoriana, a ficção científica dos dois grandes mestres se baseava na ciência e tecnologia de seu tempo, ou seja, steampunk. Na época, os livros de Verne e Wells foram chamados de “romance científico“.

De Júlio Verne temos, entre outros “20.000 Léguas Submarinas”, “Robur, o conquistador”, “Da Terra à Lua”, “Viagem ao centro da Terra”, “A Volta ao mundo em 80 dias”, “Cinco semanas num balão”, “Senhor do mundo” e “A ilha misteriosa”.

Mais sombrio que Verne, H.G. Wells (Herbert George) escreveu “A Máquina do Tempo”, “Os Primeiros homens na Lua”, “A Guerra dos Mundos”, “O Homem Invisível” e “A Ilha do Dr. Moreau”.

O horror gótico do steampunk está presente em clássicos como “Frankenstein” de Mary Shelly, “Drácula” de Bram Stoker, “O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde” de Robert Louis Stevenson e os contos de Edgar Allan Poe.

A literatura aventuresca mostra exploradores britânicos (o arquétipo europeu do século XIX do “Grande Caçador Branco”) indo a lugares estranhos e exóticos nos confins do mundo em busca de fama, fortuna e aventura. Esse tipo de literatura acabou servindo de certa forma para justificar a política imperialista e colonialista das potências européias. Temos como expoentes dela toda a obra de Edgar Rice Burroughs (principalmente a série de livros do personagem Tarzan) e de Sir Henry Rider Haggard (principalmente a série de livros do personagem Allan Quatermain); Sir Arthur Conan Doyle e o seu “O Mundo Perdido” e Rudyard Kipling com “Kim”, “O Homem que queria ser rei” e o “Livro da Selva”.

Os novos steampunks

Atualmente encontramos o gênero steampunk em várias mídias. Além da ficção científica e do horror, o steampunk também se associa à fantasia como é o caso do anime “Escaflowne” e de alguns jogos de videogame da série “Final Fantasy“, como o Final Fantasy VI e o Final Fantasy VII. Falando em animes, também são steampunks alguns dos episódios de “Robot Carnival” e, naturalmente, uma das obras-primas de Hayao Miyazaki, “Laputa: Castle in the Sky” e o obrigatório Steamboy, de Katsuhiro Otomo.

Existem vários bons livros contemporâneos do gênero steampunk, a imensa maioria ainda não disponível em português, como os três romances da “The Steampunk Trilogy” de Paul DiFilippo. Já traduzidos temos os primeiros livros da fantástica série “Dinotopia” de James Gurney, que também possuiu uma minissérie televisiva.

Nas Histórias em Quadrinhos, “As aventuras da Liga Extraordinária” é uma leitura obrigatória e também virou filme. O mestre Alan Moore nos maravilha utilizando toda a galeria dos personagens clássicos da literatura vitoriana/steampunk como uma equipe de super-heróis do século XIX.

No cinema “As Loucas Aventuras de James West” com Will Smith não fez jus à memorável série da televisão “James West“. Mais à altura dela esteve a série “As Aventuras de Brisco County Jr.”, com Bruce Campbell que passou por aqui no canal Warner.

No RPG

O primeiro RPG steampunk foi o “Space: 1889” de Frank Chadwick (uma clara citação à série de televisão inglesa “Espaço: 1999”), editado originalmente pela GDW em 1988 e atualmente pela Heliograph. No cenário desse RPG, Thomas Edison desenvolveu um sistema de propulsão que permite viajar aos outros planetas do Sistema Solar e assim o Império Britânico instala colônias em Vênus, em Marte e em Luna (Lua). Contudo, nem todos os Príncipes Marcianos toleram a presença dos britânicos em seu planeta… “Space: 1889” é uma paródia ao Colonialismo britânico do século XIX.

Da mesma atual editora do “Space 1889“, temos o “Forgotten Futures: The Scientific Romance Role Playing Game” de Marcus L. Rowland, lançado em 1999. Ele é voltado para criação de aventuras em vários cenários clássicos do steampunk da era Vitoriana, tendo regras que cobrem desde máquinas fantasiosas, passando por espiritualismo até dinossauros.

Ganhador do mais importante prêmio do RPG americano, o “Origins Award” de 2000 como melhor suplemento de RPG, o GURPS Steampunk – assim como os melhores suplementos da Steve Jackson Games – é um livro precioso para os amantes do gênero, mesmo para aqueles que não gostam do sistema GURPS. Escrito por William H. Stoddard, o GURPS Steampunk cobre tanto a parte histórica real, quanto a parte ficcional, ou seja, tudo. E quando digo “tudo” entenda como tudo mesmo: o GURPS Steampunk possui TODA informação relacionada ao gênero. Lançado para a 3a edição do sistema, infelizmente não há nem a remota previsão de seu lançamento em português, ou uma nova versão para a 4a edição do GURPS.

Na onda do Sistema D20, a Privateer Press lançou o cenário “The Iron Kingdoms” (Reinos de Ferro, lançado no Brasil pela Ed. Jambô). Criado por Brian Snoddy e Matt Staroscik, é um cenário de fantasia clássico porém sombrio,  onde máquinas a vapor e pólvora são tão comuns quanto espadas e magia. “The Iron Kingdoms” está sendo aclamada como uma das melhores ambientações lançadas para o sistema D20/D&D.

Por aqui, nas terras brazucas, está sendo desenvolvido  o “Fantapunk” de Marcos Archanjo, para o sistema d20. Precedido pelo romance “O Clube das Sombras“, saiba mais sobre o Fantapunk aqui mesmo na Rede RPG e baixe a aventura “Fogo Ligeiro” ([download id=”44″ format=”3″]).

[download id=”44″ format=”2″]

Se não há previsão do GURPS Steampunk ser traduzido, por outro lado a Devir nos brindou com o melhor RPG de steampunk e um dos melhores (senão o melhor) RPG de todos os tempos: Castelo Falkenstein.

Criado por Mike Pondsmith e editado originalmente pela R. Talsorian, Castelo Falkenstein é narrado por Tom Olan, um designer de jogos de computadores do nosso mundo que é magicamente raptado para um mundo paralelo ao nosso. Um mundo que está vivendo uma Era Vitoriana bem diferente do que foi a nossa, pois lá existe magia, uma tecnologia a vapor assombrosa, fadas, dragões e os mais famosos personagens da ficção são pessoas reais (Capitão Nemo, O Homem Invisível, Dr. Frankenstein, Robur, etc…). É a Nova Europa da Idade do Vapor.

Além da soberba qualidade em todos os aspectos – mantida também na versão brasileira feira pela Devir – Castelo Falkenstein é um RPG inovador, tanto no cenário, quanto no sistema que usa cartas comuns de baralho ao invés de dados para a resolução das ações.

Esperamos que um dia a Devir lance alguns dos bons suplementos de Falkenstein, principalmente o excelente “Comme Il Faut”, que talvez seja um dos poucos suplementos de RPG que seja realmente um “Guia do Jogador” e não um “Opções para Jogador” (como é a maioria dos ditos guias para jogadores). Além disso, há o projeto do “Comme Il Faut” de Luiz Eduardo Ricon e Lúcio Nöthlich Pimentel, o suplemento sobre o Brasil para Castelo Falkenstein.

Alternativamente, você pode usar o sistema de Falkenstein para jogar em qualquer variante de cenário steampunk, apesar de considerarmos excepcional o cenário da Nova Europa. O sistema dele é perfeito mesmo para jogos mais realistas, ambientados na Era Vitoriana histórica. Que tal um jogo baseado na HQ “Do Inferno” de Alan Moore?

Fazendo um trocadilho, você tem todas as cartas à mão. Portanto acenda a caldeira e embarque para os mundos fantásticos do gênero steampunk: vá a todo o vapor!


Endereços das editoras na Internet:
http://www.heliograph.com/buy.shtml
http://www.forgottenfutures.com

http://www.sjgames.com/gurps/books/steampunk
http://www.talsorian.com/cfindex.shtml

Por Marcelo Telles
Coordenador da REDERPG

***

Share This Post
3 Comments
  1. [Novo Post] Steampunk: Imaginação a vapor – https://www.rederpg.com.br/wp/2011/03/ste

Leave a Reply