Dungeons & Dragons Online x World of Warcraft

Nas minhas perambulações pelo fórum da REDERPG, vi comentários sobre o Dungeons & Dragons Online (DDO) e resolvi dar a minha contribuição. Para uma boa análise, o ideal é ter um comparativo, geralmente de algo mais conhecido ou que ocupe o mesmo nicho. Nesse caso, o atual líder dos mercados de MMOs, World of Warcraft (WoW). Para os jogadores de RPG, em algum momento de sua vida (provavelmente após os 20 anos), seu grupo começa a se dispersar e para aqueles com tempo ou muita disposição pra dormir pouco (como eu), entrar no mundo dos MMORPGs é quase natural, desde que se tenha acesso a um computador e uma internet decente. Eu joguei estes dois grandes jogos por um bom tempo e sou um daqueles jogadores que gosta de explorar o jogo a fundo em toda sua extensão de possibilidades e expus abaixo o que acho que cada um dos dois têm a oferecer de melhor.

Melhor PVP: WoW

O PVP (Player Vs Player, Jogador Vs Jogador) do WoW tem muito mais opções e recompensas que o PVP do DDO. Embora a briga de tavernas seja muito divertida, o fato de que WoW é um MMO de um mundo em guerra com facções opostas dá a ele uma vantagem que já era de se esperar com relação ao PVP que realmente foi muito bem feito.

Melhores Perícias: DDO

Uma coisa maravilhosa no DDO que desbanca na minha opinião qualquer MMO são suas perícias. Um jogo onde as perícias fazem uma enorme diferença no jogo e não apenas na conta bancária do personagem (desconsiderando weapons skills). Minha Ranger foi a uma parte de uma Dungeon (masmorra) que o Clérigo não consegue me acompanhar devido ao fato de que eu tinha +17 em Saltar e nem com uma poção ele me alcançava lá. Ela pulou e agarrou na beirada e subiu. Com a acrobacia você pode sair da reta de alguns ataques um pouco antes de te acertarem se você for bom o suficiente (e o personagem também). Não tem comparação e ganha absoluto nesse quesito.

Melhores Gráficos: DDO

Os gráficos são tão bons, tão bons que eu só jogava o jogo com um pouco de lag na minha máquina velha. Infelizmente, toda aranha travava o meu PC (muitas pernas em movimento).

Melhor História: Empate

Cada um deles tem uma história principal e outras histórias secundárias de um vasto mundo onde o jogador explora onde quer, o WoW tem uma história um pouco mais fechada e evidente focada em acontecimentos, o DDO em múltiplas tramas que elevam o jogador ao estrelato, não NPCs. Cada um com suas vantagens e peculiaridades, não consigo escolher um vencedor entre jogos com histórias tão boas.

Melhor Jogabilidade (sem addons): DDO

O novo WoW Cataclysm tem muitas, muitas e muitas novidades no pacote básico, mas boa parte delas já estava no DDO desde o início, como mapas de Dungeons. No DDO você pode colocar até 20 barras de itens/skills/spells/ataques espalhadas pela tela onde quiser, vertical ou horizontal. Isso ajuda muito com o fato de que as teclas de atalho aparecem na parte superior do botão da barra correspondente. Este entre outros fatores me fazem escolher o DDO como vencedor nesse quesito.

Melhor Modo Cooperativo: WoW

O WoW tem mais opções do que se fazer em party que o DDO, não apenas Dungeons, ele possui Arenas, Battlegrounds, Eventos e alguns Boss errantes pelo cenário que exigem vários jogadores para derrotá-los. Assim como invasões de cidades inimigas.

Melhor Modo de Exploração: WoW

O World Wander do WoW é melhor, por vários motivos. O mundo é maior e com menos loadings, você explora diversos cenários e encontra outros jogadores, aliados e inimigos enquanto você explora as coisas por aí, isso torna a exploração do mapa muito mais divertida pela interação com os outros jogadores e longas caminhadas/cavalgadas/vôos através de grandes planícies, desertos, selvas, infernos interplanetários, tempestades de nether, montanhas gélidas ou o fundo do mar.

Melhores Dungeons: DDO

O desafio e a necesidade de que haja personagens com perícias diferentes e não apenas maneiras de lutar diferentes torna cada Dungeon de DDO um primor. Você pode tentar ir sem um Rogue (Ladino), mas as armadilhas nesse jogo doem mais do que em qualquer outro. Com um misto de passagens secretas, armadilhas e monstros que te atacam furtivamente por trás, as Dungeons de DDO são muito mais imprevisíveis e assustadores. Ponto pra ele.

Melhor Evolução do Personagem: DDO

No WoW você tem 3 momentos em que você escolhe o destino do personagem. No começo, ao criá-lo, você escolhe sua classe. No nível 10, onde você escolhe onde irá gastar suas talents pra sobreviver aos 85 níveis do jogo. E no 85º nível, onde você desfaz tudo e monta a melhor build que conseguir para os seus propósitos.

No DDO, isso muda a cada um dos níveis que você passa (eu nem sei qual o limite do jogo,mas sei que chega pelo menos ao 30). No nível 1 você escolhe sua classe e perícias, no nível 2 você escolhe de novo qual classe você quer, podendo assim ser um multiclasse. Imagine um Mago indo furtivamente pelas costas do Troll e surpreendendo-o com um Scorching Ray? Consegue ver isto? O Troll não, e foi incrível. Você não sabe o que esperar de um personagem apenas olhando pra ele, são combinações únicas que tornam cada personagem mais imprevisível e possívelmente letal. Fico 100% com o DDO aqui.

Melhores Requisitos do Sistema: WoW

Como eu citei anteriormente, eu rodava meu DDO com um pouco de lag e torcia para que não aparecessem aranhas enquanto estava sozinho pois ou minha personagem matava automaticamente ou eu só veria o jogo de novo com ela morta ao chão. DDO necessita de um pouco mais que o dobro de memória em relação ao WoW tornando necessária uma máquina melhor para um jogo de alto nível. Pra se jogar DDO com todas as opções de qualidade medianas sem lag e rodando bonito, dá pra rodar WoW no máximo e conversar no Skype enquanto isso.

Melhores Preços: DDO

Começando pelo fato de que WoW é pago e que DDO também, mas tem uma opção de jogar DDO de graça onde você acessa boa parte do jogo, inclusive os lugares onde se paga pra ir. Isso o torna uma opção melhor, já que se está jogando sempre em um servidor oficial. O sujeito que paga pra jogar DDO pode acessar algumas quests tranquilamente enquanto você freeplayer tem que gastar sua Reputação e Turbine Points para fazer o mesmo. A parte boa é que você ganha os dois jogando e fazendo quests, mas vai ter que fazer ao menos uma vez em cada dificuldade diferente disponível para a quest. Não que seja ruim, mas você vai ter que jogar muito mas para poder ir onde quiser. Por que ainda assim ganha? Por que é de graça, no WoW eu não posso nem instalar o jogo (legalmente) sem pagar e tenho que pagar mais mensalmente pra jogar. Cada expansão é paga ao contrários das expansões gratuitas do DDO.

Total: DDO 7 x 6 WoW

Uma disputa equilibrada de dois ótimos MMOs pra quem gosta de RPG. Por enquanto o DDO está na frente, mas quem sabe o que surgirá por aí no mundo dos MMOs?

Algumas dúvidas sobre o DDO

1) Pergunta: Vi em uma resenha há algum tempo que o DDO tem uma questão de stances de jogo. Se eu entro pela manhã, por exemplo, eu entro numa stance, onde tem vários outros jogadores, porém, se esta stance enche, o jogo automaticamente cria outra, idêntica para abrigar os novos jogadores. Então eu posso estar esperando um aliado meu e ele entrar em outra stance, e ficar parado na mesma taverna se comunicando comigo, porém sem me ver. Isso é fato, existe ou foi corrigido?

Resposta: Sendo sincero, eu não sei sobre a veracidade da afirmação, mas não me espantaria se fosse verdade. As pessoas que se conhecem e esperam umas as outras geralmente estão em grupo, a famosa “party” pelas maiores conveniências na comunicação e interação entre personagens. Eu sei que dois personagens em party, sempre vão na mesma stance e se por algum motivo vocês estiverem se comunicando (possível em toda a extensão do jogo) e não se virem numa mesma stance e não estiverem em party, sugiro que um dos dois saia, entrem em party e este mesmo reentre a stance.

2) Pergunta: Outro ponto que houve, e muito interessante, é que as Dungeons são dinamicas, você não visita a mesma Dungeon toda vez que sai para explorar, elas se renovam sempre, fato?

Resposta: Sim, a cada expansão ou mesmo depois de você ter feito certas quests, as Dungeons se alteram para lhe desafiar de uma maneira nova ou apenas não lhe entediar. Um exemplo que temos em Stormreach, bem no começo do jogo, é Waterworks. Já entrei lá dezenas de vezes e raramente é igual a vez anterior. Monstros trocam de lugar o que faz você tomar cuidado onde pisa. Aquele Kobold Warrior pode não mais estar ali, mas sim aquele Kobold Shaman chato com magias ácidas. Mas não quero iludir ninguém, as stances possuem praticamente os mesmos desafios cada vez que se entra nelas até o próximo update, mas a maioria delas possui 5 dificuldades onde elas mudam para se adaptar aos jogadores.

Solo -> Auto-explicativo. A stance fica mais fácil para que uma pessoa consiga completá-la (não necessariamente facilmente)

Normal -> Uma stance adequada para uma party do nível da quest ou jogadores bem auto-suficientes.

Hard -> Uma stance adequada para uma party um nível acima do nível da quest ou para jogadores experientes em missões solo.

Elite -> Uma stance adequada para uma party dois níveis acima do nível da quest ou para “experts” completarem solo.

Epic -> Apenas para um grupo épico bem estruturado, nada de solo aqui.

Vocês podem ler a discussão completa sobre o jogo no tópico que originou este artigo aqui.

Por Cursed_Lich

***

Share This Post
17 Comments
  1. [Novo Post] Dungeons & Dragons Online x World of Warcraft – https://www.rederpg.com.br/wp/2011/03/dun

  2. Muito legal o artigo
    não duvido da qualidade do WoW mais prefiro muito mais o DDO
    não só por ser F2P mais tbm pq me identifico mais com o mundo de Eberron do que o de Azeroth.

  3. nunca que DDO vai ganhar de WOW, é só ver os premios que WOW ja ganhou e fazer a comparação

  4. Olha. Penso a mesma coisa que o edson. DDO é um excelente massivo, mas compara-lo com WoW não está certo. WoW está na vanguarda do que é MMORPG enquanto DDO se parece mais com um MOD de Guild Wars. Ter algumas caracteristicas copiadas de outros Massives não faz do copiado melhor do que o copiador como você cita em:

    “O novo WoW Cataclysm tem muitas, muitas e muitas novidades no pacote básico, mas boa parte delas já estava no DDO desde o início, como mapas de Dungeons.”

    Quanto aos gráficos estamos comparando jogos com data de lançamentos diferentes e tecnologias diferentes. Um é de 2006 o DDO e foi pesquisado por 2 anos enquanto o outro é de 2004 sendo desenvolvido desde de 2001. Ainda me impressiono 10 anos depois com o que WoW pode fazer em termos gráficos. DDO sim, acho mais estimulante quando penso em dungeons, mas ao mesmo tempo em todo resto me surpreendo mais com o WoW. As recentes expansões demonstram sim uma tentativa de criar sobrevida a MMORPG de 10 anos com só 12 milhões de jogadores oficiais e penso pelo menos o tríplo de jogadores privados. Ninguém é gigantesco atoa. Méritos a Blizz pelo Marketing. Coisa que infelizmente a Atari-turbine não consegue fazer igual. Joguei os 2 e sou a mais de 13 anos jogador de RPG, não sinto muito prazer no DDO mesmo tentando passar minha experiencia de mesa para ele.

    O tópico faz bons comentários a cada um, mas erra ao comparar os dois.

  5. AH esqueci de comentar q a WoTC está planejando um novo DD MMORPG. Enquanto a Blizz não está criando um WoW. A mesma sabe que tudo precisa ter fim, mas no que fica evidente WoW será soberando por mais 1 década enquanto seu novo massive chamado Titan vai sendo desenvolvido.

  6. Não é que DDO seja melhor que WoW ou vice-versa. Cada pessoa tem suas preferências e pode considerar melhor o jogo que é melhor em seus próprios quesitos. Eu joguei os dois mas não sou um fã fanático de jogo algum desde os 13, muito antes desses dois serem idealizados.

    Joguei DDO com pessoas que achavam WoW tosco e o inverso também se aplica. Nem por isso deixo de aproveitar os dois jogos. O objetivo deste artigo é mostrar as qualidades de cada um dos dois para que cada um avalie com sua própria cabeça para que possa experimentar o jogo que achar melhor.

    Se você gosta muito do WoW e não gosta do DDO, seja feliz jogando WoW. Digo o mesmo para os jogadores do DDO que não gostam do WoW, mas se você for um jogador de DDO que gostaria que o jogo o desafiasse mais no PVP, eu lhe recomendo o WoW, se você for um jogador do WoW que gostaria de Dungeons mais desafiadores, experimente o DDO. Esse é o meu objetivo neste artigo que reflete a minha opinião pessoal.

    Obrigado pelas críticas.

  7. Como o kalouro_k ja falou nem tem como vc quere compara DDO com WoW.
    WoW é uma fraquia q existe a 10 anos e ja ganhou inumeros premios.

    DDO é um bom MMO ate o lvl 4-5 dependendo da classe q vc escolhe, depois desse lvl ele se torna um jogo totalmente chato de ser jogado, simplismente pq vc precisa de um grupo pra jogar.
    Vc nao consegue fazer nenhuma dungeon sozinho nem no modo “solo”, sendo q o jogo é todo baseados nas dungeons, nao existe mundo a ser explorada diferente de WoW, vc basicamente so anda dentro de uma mesma cidade, outras areas são na verdade “dungeons” a serem exploradas e mesmo assim muito limitadas.
    Sem falar q é extremamente chato toda vez q vc criar um novo personagem no game ter q fazer a mesma quest, ver os mesmos videos tudo igual sem a diferença nenhuma na estoria.

  8. Não entendo essa noção de que só pq vc gosta de um jogo ele é intocavel e ninguem pode falar mal dele ou comparar ele com outros jogos
    só pq vcs consideram um jogo melhor n quer dizer que ele seja melhor
    até pq não existe um jogo melhor
    cada pessoa tem seu gosto e pode gostar ou desgostar do que quiser
    mais isso n significa que só pq vc gosta de uma coisa todos tem que gostar dela tbm
    e daí que Warcraft é uma franquia de mais de 10 anos?
    Dungeons & Dragons tem mais de 30
    e daí que o WoW ganhou mais premios que o DDO?
    tem muito filme bom que n ganha o Oscar

    não tentem dizer oq pode ou n ser comparado
    cada pessoa tem a sua forma de pensar
    impor que o WoW é melhor que o DDO ou que o DDO é melhor que o WoW é desrespeitar a individualidade de cada um

  9. Caros,

    Não consigo entender o motivo pelo qual não é plausível utilizar um jogo já consolidado e ganhador de premios como referencia numa comparação com outro do mesmo genero.

    Por sinal, o mais comum é justamente que o WoW seja usado como referencia, pois é isso que ele é, uma referencia quando se fala de MMO.

    A não ser que estejam considerando o WoW como o “Hors concours” do genero, coisa que acredito que ele ainda não tenha obtido.

    No mais, a comparação realizada pelo Cursed é muito válida, principalmente para quem não conhece qualquer um dos dois jogos, obviamente, é baseada nas opiniões e experiências dele, mas ainda assim, considerei uma ótima fonte de informação sobre os jogos.

  10. Acho q me expressei mau quando falei de WOW ser um marco, ter ganhado varios premios e estar a 10 anos no mercado.

    O negocio é q são dois estilos completamente diferentes de MMO, cada um tem uma proposta diferente.
    Ja joguei DDO e WOW, hj nao jogo mais WOW por falta de tempo e gosto, ele ja me encheu o s*@!, nao tenho mais paciente e tempo pra ficar 5h em um isntancia pra TALVEZ pegar uma peça de uma armadura ou uma arma.

    Como ja disse DDO funciona so ate o lvl4-5 depois ele começa a ficar chato, mas entendo a proposta dele, q é justamente a parte q EU NÂO GOSTO e acho chata, de q tudo q vc for fazer vc precisa de um grupo.

    Eu so nao concordo com os requisitos apresentados pelo autor para comparar os 2 jogos.

    Skill: as slills de DDO so são funcionas para DDO se colocado em outro MMO fica uma bosta e ele tem uma proposta de skill muito diferente de WoW e de muito outros MMOs.

    PVP: não existe pvp em DDO as brigas de taverna nao são pvp.

    Historia: concordo q nao tem como comparar a historia dos 2.

    Graficos: realmente DDO possui graficos muito melhores q WoW e falar q foi pq um foi lançado bem depois do outro nao é justificativa, pq WoW ja tem 3 expansões e eles poderiam melhorar os graficos nelas.

    Evolução do Pj: cada um é muito bem montado e estruturado nessa parte pra mim nao tem como um ser melhor q o outro, nos dos jogos eles funcionam muito bem.

    Sistema: isso pra mim não é grau de comparativo de jogos, pq falar q um consegue rodar no pc da xuxa e outro so no pc da nasa nao demonstra em nada qualidade do jogo…existem MMOs q precisam de pcs da nasa pra rodar mas possuem uma jogabilidade porca e graficos piores do q o de WOW.

    Preço: tb nao acho valido falar q um é “melhor” q outro pelo simples fato de um ser de graça e o outro pago, mesmo pq existem milhares de servidores privates de WoW onde vc nao paga pra jogar.

    Não me aprofundei muito em cada defesa senão era mais facil eu fazer um artigo refutando o dele.

    E DDO foi um MMO q não implacou mesmo depois de ter se tornado FREE ele ainda nao conseguiu agradar muitas pessoas. Dai os motivos pra isso seria interessante escrever um artigo pra explicar.

  11. O que acho que foi o pecado do artigo foi essa sentença:

    Total: DDO 7 x 6 WoW

    Uma disputa equilibrada de dois ótimos MMOs pra quem gosta de RPG. Por enquanto o DDO está na frente, mas quem sabe o que surgirá por aí no mundo dos MMOs?

    Quando chegou ai, acho que tópico ficou bairrista. Me permiti ser bairrista tb. Me desculpem pelos animos. Fiz exatamente como um religioso que defende fanaticamente sua fé frente a um debate com outra pessoa.

    Só um detalhe, ter expansões gigantescas como no caso do wow ajudou apenas para ampliar conteudo do jogo e penso que a Engine do WoW está no seu máximo. A menos que a Blizz reinvente a programação e modelagem 3d, não acho que nenhum patch ou expansão irá mudar sensivelmente o wow haja a vista a mudança tentada no WoTK com tecnologias novas de luz e elementos visuais que só conseguiu criar a BG mais lagada de todos os tempos. Wintergrasp.

    • kalouro_k escreveu:
      “O que acho que foi o pecado do artigo foi essa sentença:

      “Total: DDO 7 x 6 WoW

      Uma disputa equilibrada de dois ótimos MMOs pra quem gosta de RPG. Por enquanto o DDO está na frente, mas quem sabe o que surgirá por aí no mundo dos MMOs?”

      Quando chegou ai, acho que tópico ficou bairrista. Me permiti ser bairrista tb. Me desculpem pelos animos. Fiz exatamente como um religioso que defende fanaticamente sua fé frente a um debate com outra pessoa.”

      Minha comparação foi feita usando a premissa que estou comparando os dois jogos para pessoas que não jogam ao menos um deles. Na minha opinião sincera, acho o DDO melhor pra começar a se jogar do que o WoW pelas facilidades da obtenção (legal) do jogo e o fato de poder ser gratuito. Se eu nunca tivesse jogado nenhum dos dois e viesse a ler este artigo, pensando em jogar um MMORPG, começaria jogando o que é de graça. Pra que alguém comece a jogar um jogo pago como o WoW, no ponto em que ele está hoje, teria que ser apresentado a um amigo, provavelmente começaria em um server private pra depois quem sabe, migrar para o server oficial. Isso é ruim? Definitivamente não. Mas é um processo maior do que pra começar a jogar DDO.

      Fui apresentado ao WoW por uns 10 amigos e namorada. Pra começar a jogar o DDO, apenas cliquei em um banner e fiz o download. Entre as pessoas que conheço, fui o primeiro a jogar DDO, sem nenhum comentário prévio.

      Myneyro escreveu:
      “Preço: tb nao acho valido falar q um é “melhor” q outro pelo simples fato de um ser de graça e o outro pago, mesmo pq existem milhares de servidores privates de WoW onde vc nao paga pra jogar.”

      Não posso considerar a jogabilidade de um server private com um jogo em servidor oficial. Jogando em server private você começa quebrando um monte de regras como o fato de que provavelmente está usando um produto pirata. Fazer um artigo promovendo a pirataria é algo que não posso fazer.

  12. Bela matéria Cursed_Lich

    No entanto, penso que por tratar-se de gosto pessoal jamais chegaremos a um consenso.
    Quando colocamos fatos e dados na discução não há comparação, o WOW está anos na frente do DDO. Joguei os dois por muito tempo e realmente não há comparação direta. Infelismente pq penso que uma concorrencia direta é muito mais salutar para o mercado de MMORPG e para os jogadores.
    Particularmente, percebo o WOW com uma continuidade e noção de mundo muito mais intrelaçada que o DDO que dá pouco noção de continuidade de mundo. Realmente o criação e evolução dos personagem no DDO são mais elaboradas e permitem uma personalização melhor dos mesmos, mas perde muito em desafios e quests bobas.

    Bem, essa minha opinião de fanático por games on line de RPG.

  13. as coisas por aqui estão bem animadas
    acho que seria mais interessante levar essa discussão pro forum
    dêem uma olhada no tpc que originou o artigo e coloquem suas opiniões
    https://www.rederpg.com.br/wp/forum/games/dungeons-dragons-online/

  14. Acho que são dois jogos diferentes, para pessoas diferentes.
    Eu jogo DDO e gosto muito, já joguei WOW e não fiquei por muito tempo.
    No DDO me sinto quase jogando RPG e por isso permaneço nele, raciocício, necessidade de um grupo versátil e outras cosita mas, são seu diferencial.
    Quem for jogar DDO me procure no server Cannith… Abração

Leave a Reply