Carta Aberta à Wizards of the Coast

2011 promete ser um ano bem interessante e cheio de mudanças. Quando a WoTC lançou a 4ª Edição, muitas empresas olharam com esperança para a nova versão do sistema, mas com a abertura na licença GSL, as esperanças sumiram. Enquanto a OGL (D20) era aberta, a GSL era lacrada. Muitas empresas se sentiram traídas. Antes todos que trabalham com a Wizards of the Coast no D20 eram parceiras, na 4 edição era tratadas como concorrentes, mesmo produzindo jogos para o D&D.

Isso ficou em silêncio por muito tempo, porque não havia concorrência. As empresas tentaram lançar seus próprios sistemas, mas não funcionou. Até o Pathfinder RPG. Agora a Wizards tem uma concorrência, que trata as outras empresas como parceiras. E a Wizards está perdendo a briga. Essa semana, Chris Dias, dono da Dias Ex Machina Games, empresa que trabalha com 4ª Edição lançou uma carta aberta para a WoTC, com sugestões para melhorar o relacionamento entre a empresas e quem trabalha com a GSL. Porque elas estão bem insatisfeitas… A tradução é de Fabiano Silva.

 

Uma carta aberta à WoTC: Salve as empresas produtoras de Dungeons & Dragons

Esta é uma carta aberta a Wizards of the Coast em uma tentativa de adiar o voo das empresas GSL e promover uma atmosfera de “mutualismo” para melhorar todas as partes.

Cara Wizards:

Vou tentar escrever esta carta de uma forma que expresse compromisso e meu entendimento da situação. Ele começa com a declaração de que a Wizards of the Coast não é obrigada a seguir tudo que for mencionado aqui. Eles não devem nada a ninguém e não estou exigindo uma ação, alegando ou esperando que minhas solicitações sejam seguidas. Estou sugerindo um curso de ação que irá beneficiar todas as partes envolvidas.

Na sexta, 25 de fevereiro, recebi um telefonema de um escritor experiente na 4ª Edição que desejava produzir seu produto. Ele já havia trabalhado com outra grande editora que recentemente abandonou sua linha da 4ª Edição em favor do Pathfinder da Paizo, alegando crescimento nas vendas até superar seus produtos da 4 ª Edição. Este não é um incidente isolado, mas apenas o último sintoma na esteira de anúncios similares da Mongoose e Goodman Games. Para todos os efeitos, apesar das declarações de fanboys de ambos os lados sobre qual é o maior vendedor, Pathfinder ou D&D, agora é muito óbvio que da perspectiva das editoras envolvidas, o vencedor foi decidido.

Isto não foi sempre o caso. É importante mencionar que não estou ameaçando cortar meus laços com a empresa-mãe. Se o DEM não consegue fazer uma boa impressão com sua programação da 4 ª Edição, nós não a abandonaremos a favor do Pathfinder. Provavelmente, se os nossos produtos da 4 ª Edição provarem ser decepcionantes, pode ser o fim dos produtos do universo DEM. Esta não é uma ameaça, é simples fato da vida e do investimento. Ex Machina Dias fez seu nome com a 4ª Edição D&D. Nós já criamos uma meia 3,5 em 2008. Nós mudamos para acompanhar a 4ª Edição, recuar para 3,75 parece… exatamente isso.

Eu estou oferecendo sugestões para tornar o multiverso da 4 ª Edição D&D um lugar acolhedor para os editores, à maioria envolvendo a presença online do D&D’s. Isto não é como nos dias da OGL, onde as empresas podiam acessar e copiar o sistema inteiro de regras, um Linux. Empresas precisam fazer referência aos original da WoTC. Isso estimula as vendas. Além disso, mais produtos de outras empresas aumentam a penetração do D&D no mercado. Pode não ser um aumento significativo, mas o investimento é insignificante, com um retorno praticamente garantido. Você não teria sequer de oferecer isso a todos às editores, somente àqueles que vocês acreditam ter atingido um determinado nível de qualidade, talvez as empresas que estão produzindo produtos verdadeiramente originais sobre as que apresentam apenas variações de elementos já criados.

É importante saber que as empresas conseguem acompanhar o ritmo se você desafiá-las. Mudar as regras através de uma errata não é tão prejudicial como se poderia pensar. Como uma metáfora, eu poderia dizer que um produto de outra empresa (pelo menos Amethyst) é um carro usando estradas da WoTC. A WoTC pode mudar as leis e os limites, quando e quão rápido você pode ir, mas não temos de reconstruir o nosso carro. O problema é a WoTC usar uma via expressa e se recusar a abri-la para aqueles que a seguem.

Então, aqui estão as minhas propostas:

  • FALAR SOBRE NÓS

Simplificando, nos muitos blogs e releases oficiais da WoTC, reserva uma seção para citar os produtos que estão sendo lançados pelas empresas de terceiros. Isso pode incluir os boletins e artigos online sobre produtos oficiais WoTC. Isso não seria apenas uma vez, mas uma prática recorrente para que os jogadores conheçam estes produtos e empresas, e eles sejam mais presentes na comunidade. Atualmente, a WotC tem uma única página que cita empresas e um grupo de fóruns chamado GSL. Gostaríamos de algo importante e um blog por semana, uma página de newsletter, talvez espaço em uma edição da Dragon. Você ficaria surpreso com a quantidade de conteúdo livre que as empresas ofereceriam em troca de um pouco de publicidade gratuita.

  • NOS APOIE

Em muitos produtos lançados pela WotC, vocês põem de lado o espaço para anúncios publicitários. Embora possamos imaginar que os custos seriam astronômicos, oferecendo um desconto ou uma página única grátis, comunitária, dedicada a todos, (como os anunciantes do pequeno mercado na parte traseira de um Road & Track) pode fazer maravilhas. Os banners no site nunca aconteceriam, mas permitindo alguma propaganda, ao lado de D&D, a WoTC poderia reunir considerável influência para convencer empresas de terceiros que elas estão sob seu guarda-chuva, não ao seu lado na chuva.

  • NOS RECOMPENSE

Embora talvez existam dezenas de produtos que não podem atingir o seu nível de qualidade, se acontecer, reconhecê-los. Talvez ainda com prêmios especiais dedicadas a apenas produtos de terceiros. Você poderia oferecer prêmios de obras de arte, layout, escrita e originalidade. Você nem vai precisar fazer as placas, um simples GIF seria suficiente.

  • NOS VENDA

Arquive isto sob improvável, mas a abertura de uma loja on-line é algo que a Wizards ainda insiste em não criar. Eles oferecem DDI como alternativa. Mas vender PDFs de terceiros do site oficial da Wizards não só promoveria os nossos produtos, mas também ofereceria renda para WoTC. Se você acha que isso é inédito, é importante saber que Amethyst Foundation (um livro de terceiros da 4ª Edição) está disponível para venda (e vende) na loja online da Paizo. Se a Paizo pode vender uma livro de terceiro de D&D, por que não os criadores do D&D? Há renda ali para vocês.

  • NOS DISTRIBUA

O DDI é o maior recurso que separa a 4 ª Edição do resto da comunidade de RPG, oferecendo conteúdo atualizado a um toque de distância. Tentar levar conteúdo de terceiros para o Character Builder foi o cartaz de protesto desse controverso aplicativo, algo que WoTC nunca foi receptiva. Eles chegaram perto, com a franca resposta que eles não são contra a idéia, mas a WotC não tem certeza de como implementá-la. O que significa, que eles teriam de gastar uma grande quantidade de dinheiro com programadores para ativar o sistema e ainda mantê-lo seguro … ergo, eles não irão fazê-lo. Eu não estou falando sobre Character Builder, no entanto, eu estou falando sobre todos os outros aspectos do DDI, o conteúdo exclusivo. Permitir produtos de terceiros a postar trabalhos artísticos, classes e monstros. Seria parte do conteúdo DDI e mostraria os produtos oferecidos pelas empresas.

  • FALE CONOSCO

A última proposta é a de manter as empresas no circuito. Com exceção da primeira atualização da licença GSL, não houve um único e-mail enviado em massa para as empresas, assinado sob a GSL. Não houve nenhuma tentativa de nos manter informados de novos produtos e mudanças na estrutura. Nós não somos informados sobre as atualizações de regras até depois delas terem sido oficializadas. Nós não tivemos nenhum aviso sobre as potenciais mudanças de regras que vieram com a linha Essentials. Nós não estamos cientes dos próximos produtos, se estivéssemos, nós poderíamos fazer um esforço para apoiar essas linhas de produto.

Enquanto você exige, pela palavra da GSL, a fazer referência a seus produtos sem copiar informações dentro deles, os consumidores devem ter esses livros para usar os nossos. É uma relação simbiótica, e não como o peixe palhaço nadando ao redor de uma anêmona. Tudo que pedimos é: abrir um pouco mais o guarda-chuva permitir-nos a mesma proteção, mostrando que estamos conectados, não ficar agarrado pela sobrevivência.

Esperançoso e otimista (porque eles são diferentes)

Chris Dias
Dias Ex Machina Jogos

Fonte: LivingDice

***

Share This Post
10 Comments
  1. Uma tremenda iniciativa do cara. A guinada na ordem das coisas realmente esta fazendo o pessoal se mexer, mais visivelmente aqueles que trabalham com a 4ª edição do que a WotC em si.

    Espero que alguem com bom senso leia essa carta e aceita algumas sugestões. É inegável que o modelo da 3.5 gerou uma oxigenação no mercado de RPG permitindo a criação de inúmeros cenários.

    O Mutantes & malfeitores, Reinos de Ferro, C7L e até o Pathfinder nasceram do D&D, fechar os olhos para o mercado dinamico que existe hoje não é uma opção saudável.

  2. Muito interessante. Esse tipo de informação e bom pra acabar com “mimimi” de Fanboy. Agora não é só birra, os profissionais não estão satisfeitos com a postura da Wizards.

  3. É como dizem a Wizard anda mal das pernas precisa em que os outros lhe mande cartas pra ver se abre os olhos.

    Querem apostar quanto que eles não vão fazer nada do que esta escrito ai

  4. Não diria que a WotC anda mal das pernas, com certeza perdeu boa parte do mercado que tinha antes, mas ainda assim é muito forte no mercado de RPG, e não podemos esquecer que a WotC é uma parte da Hasbro.

    A parte boa é que é uma empresa gigantesca por trás, a ruim, é que pensando em gestão, se a WotC não der o lucro esperado, é mais fácil fecharem do que injetar mais dinheiro.

    Mas a titulo de curiosidade, a WotC tem corrido atrás por outros meios… Maic : The Gathering Duel of Planeswalker para PC e X-Box vendeu muito bem, e agora o Magic The Gathering Tatics esta com um publico razoavel.

  5. E nunca estiveram satisfeitos. Uma licença fechada poderia vir a ser a ruína da concorrência do D&D. Mas não o foi. resta saber como a WoTC que não é boba nem inexperiente, irá se comportar ao mercado daqui em diante.

  6. Eu estou quase achando que a Wizard vai lançar mais uma edição dos livros básicos. Não sei qual é o problema de ficarem com a edição 3.5.

    Ela era boa, aberta, todos jogavam o tempo todo, tinham campanhas que duravam meses ou anos e agora parece que o mercado se dividiu tanto que não conseguimos mais ver ninguém no horizonte.

    Autores lançam seus sistemas de RPG, um atrás do outro, todos se abafam, e as revistas de RPG praticamente sumiram das prateleiras das lojas.

    Na minha opinião, agora com GURPS 4, 3D&T Alpha e os inúmeros blogs de RPG que temos na WEB, seria extremamente interessante uma revista à moda antiga, onde diversos temas e sistemas eram abordados.

    Dicas dos blogueiros seriam excelentes (duvido que algum blogueiro não queira ver um artigo seu publicado em uma revista impressa).

    Mas infelizmente a Wizard cometeu uma falha crítica em relação a esta nova edição, que causou, com certeza, um dano profundo no coração de muitos jogadores e editores pelo mundo.

    Esta é apenas minha opinião. Peço desculpas se ofendi alguém.

  7. A questão não é a Wizards e sim a Hasbro, com dito uma gigante no mercado de brinquedos. Ela não viu com bons olhos o modelo de dividir lucro com o 3.5 e tentou uma mudança radical… Vide também a quantidade de jogos de tabuleiros na temática D&D. Acho dificil ela se dobrar ou fazer ajustes!, mais fácil é vender a parte podre e ficar com que dê lucro.

  8. Penso que a carta é muito consistente e trata de aspectos que realmente poderiam melhorar nossas vidas enquanto amantes de D&D, mas acredito que é ineficaz se a WotC considerar a carta apenas como um desabafo e um comentário de internet. Tal reivindicação deveria ser feita formalmente em conjunto com outras empresas que utilizam a GSL. Dessa forma fica parecendo um de nossos comentários dentro de blogs e afins.

    Torço para que as reivindicações tenham algum efeito realmente, mas sou pessimistas em relação a isso.

  9. Benhurd6, a mudança de 3.5 para 4ª edição, na minha opinião, não foi o grande problema, o sistema ainda tem muita gente que gosta, e até que considera melhor que o 3.5.

    Acho que atualização de sistema é importante… o GURPS demorou para se atualizar e perdeu muito mercado…

    Porem a politica da WotC, esta sim causou afastamento de muitos jogadores.

    Eduardo, concordo 100% contigo

    Thallor, não creio que a carta seja tratado como desabafo ou comentário da internet… vem de uma das empresas parceiras da WotC, não é um fã ou um jogador… a coisa esta no nível empresa x empresa.

  10. Eu sou um desenvolvedor da 4E e trabalho para a Retropunk e vou dizer uma coisa…..

    Quando a 4e foi lançada fiquei muito feliz mas com o passar do tempo vi que nem mesmo a Wizard seguiu a licença que eles mesmos criaram ( viram que era inviável), e nem me venha com essa que eles são donos e podem tudo….

    Hoje sinto uma vontade bem grande de desenvolver um sistema ou mesmo migrar para o trued20 ou Pathfinder….isto porque não irei deixar de lançar a 4e mas sim porque outras editoras são parceiras como a materia deixou claro…..

    O que eu queria mesmo era que o sistema do Age fosse aberto

    abs

Leave a Reply