O novo “Monster Builder” – falha da comunicação da Wizards

Bem, como o pessoal que freqüenta o site já deve saber, sou assinante do D&D Insider da Wizards e, como membro da Equipe REDERPG, costumo deixar aqui comentários e artigos sobre o serviço de vez em quando.

Pois bem, se vocês têm acompanhado as notícias da Wizards nos últimos tempos devem saber que ontem, dia 22/03, era o dia marcado para o lançamento do novo Monster Builder da Wizards of the Coast. Você podem inclusive checar a tradução feita pelo Hayashi do texto de lançamento aqui nesse link >> https://www.rederpg.com.br/wp/2011/03/novo-monster-builder-do-ddi/

Como vocês também sabem, sou fã do D&D 4 e, mesmo desgostando das novas ferramentas exclusivamente on-line, estava muito interessado em ver o novo Monter Builder e checar se conseguiriam aprimorar em relação à sua versão off-line (que também analisei em seu lançamento, como vocês podem checar aqui >> https://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=6124).

Chegando em casa hoje de madrugada (são exatamente 01:46 do dia 23), abri então o site da Wizards para checar a nova ferramenta – e venho aqui então relatar a experiência:

 

Clique para ampliar

Como no Character Builder Online, você acessa o aplicativo diretamente do site da Wizards. Clicando no botão “Launch”, eu sou levado então para a seguinte tela:

 

Clique para ampliar

A primeira vez que eu abri o Adventure Tools ele travou logo nessa parte. Reiniciei o aplicativo e consegui finalmente chegar nessa telas acima que vocês estão vendo. Como não havia nenhum outro botão por aqui, cliquei em “Monsters” e estava ansioso para ver se eles conseguiram dar um jeito na “lerdeza” que é tão problemática no Character Builder Online.

 

 

Clique para ampliar

E a tela que eu recebi foi exatamente essa. Usando a barra de rolagens, eu tive a impressão de que o Monster Builder não parecia conter todas as criaturas lançadas até hoje, mas não parei exatamente pra contar não é mesmo? Coloquei então no campo de busca a palavra “dragonborn” para dar uma checada nas criaturas – uso a versão antiga na minha campanha e tenho buscado estatísticas de dragonborns (ou draconatos) da 4ª edição para compor meus encontros.

 

Clique para ampliar

Uma coisa bacana do novo Builder é que eles parecem ter interesse em colocar imagens das criaturas na tela da direita. Só fiquei um pouco irritado com a coisa por conta das informações na esquerda – a tela é apertada e não dá para você checar o nível e função das criaturas ao mesmo tempo que você lê suas estatísticas. Daí, dei uma reorganizada na mesma para facilitar a minha busca.

Bem melhor né? Bem, resolvi então customizar um “Dragonborn Champion” para dar uma checada na ferramenta e foi nesse momento que reparei uma coisa importante – não há, em lugar algum, um botão para criar monstros.

Ok, sem pânico. Devo ter perdido alguma coisa ou simplesmente não estar achando o maldito botão. Vamos clicar primeiro em “Customize” e brincar um pouco com a ferramenta.

Ok. Hora de entrar em pânico. Eu fiquei, literalmente, embasbacado com essa tela. Literalmente, a única coisa “customizável” nos monstros são nomes de poderes e o nome da criatura… Há uma barrinha muito útil para baixar ou aumentar o nível dos monstros, mas é só isso – não posso mexer em mais nada. Não mudo dano, defesas, não posso acrescentar poderes, nada.

Dêem uma olhada no Monster Builder off-line e olhem para essa tela acima – é de fazer qualquer um chorar.

——

Foi nesse momento então que eu pensei que talvez tivesse algo de errado com minha conta ou meu browser: me recusava a acreditar que a Wizards havia anunciado o Monster Builder Online e lançar uma ferramenta não permite criação de monstros e nem mesmo uma customização adequada dos monstros. O Monster Builder Online, como visto no dia 23/03 não é nada além de um catálogo de monstros – função essa que já é suprida pelo D&D Compendium, que lista todos os monstros lançados pro D&D 4.

Fui então nos fóruns oficiais da Wizards para ver o que estava sendo comentado. Nos fóruns específicos do D&D Insider, comecei a ler os comentários e descobri que não era nenhum erro do meu computador ou da minha conta – a Wizards havia mesmo lançado um Monster Builder que não constrói monstros…

Eu acredito que esta ferramenta só tenha ficado on-line tarde da noite do dia 22, mas mesmo agora, poucas horas após a coisa estar on-line, já havia um bocado de gente desapontada nos fóruns e tão estupefatas quanto eu. Após umas duas páginas de posts (onde, por incrível que pareça, havia gente otimista achando que o programa estava muito bom e indo pela direção certa) onde a maioria dos Insiders estava comentando sobre seu desapontamento com o programa e de um monte de bugs que estavam ocorrendo, Trevor Kidd, Community Manager da Wizards, aparece para postar sobre o assunto (link >> http://community.wizards.com/go/thread/view/75882/27292713/322_Adventure_Tools_Release_-_Official_Discussion_Thread?pg=3) . Eis minha tradução de suas palavras:

 

“Oi pessoal. Acabamos de consertar o bug e vocês podem agora salvas os monstros que vocês mudaram de nível e importar ou salvas monstros customizadas criados com o Monster Builder clássico. Me parece que alguns de vocês encontraram alguns problemas enquanto nós estávamos fazendo o conserto, mas espero que tudo isso tenha passado.

Agora, sobre as perguntas/reclamações sobre o tema “porquê vocês lançaram algo que ainda não estava completo?”. Deixo os motivos principais – curtos e claros – nós queríamos dar uma chance para que todos os membros do DDI pudessem dar uma olhada no que nós estamos trabalhando, e gostaríamos de nos certificar que todos os membros do DDI tivessem a oportunidade de usar o MB para importar monstros para seus jogos utilizando a VT (N.T.: Virtual Table, mesa virtual da Wizards ainda em fase beta fechada) durante a próxima fase do beta da VT.

Vocês ainda têm acesso ao MB Clássico (vocês podem baixá-lo agora mesmo). Nós não iremos mais atualizá-lo, mas ele ainda está lá e ainda é utilizável. Sim, ele tem vários problemas, mas espero que a maior parte das pessoas compreendam que nós não iremos trabalhas nas ferramentas antigas enquanto nós estivermos adicionando funções para as ferramentas novas. Com o MB on-line, nós temos algo que fornece uma funcionalidade básica e é utilizável com a VT que logo estaremos liberando para todos, não apenas o grupo pequeno de testers que tínhamos antes (N.T.: Na próxima fase do Virtual Table Beta, ela estará disponível para todos os Insiders).

O ponto à respeito da VT é um pouco mais tangível – Com o MB on-line lançado, mesmo nessa forma limitada, adicionar monstros na VT (com estatísticas completamente únicas) fica 1000% mais fácil para os mestres. Então, nos pareceu bem importante lançar essa ferramenta agora já que logo todos os assinantes do DDI estarão testando a VT.

Estou definitivamente arrependido que eu não fui mais claro sobre o que esperar do lançamento do AT nestas últimas semanas. Peço desculpas se eu os levei a acreditar que o AT estaria mais robusto do que aquilo que os nossos beta testers vêm utilizando. Nós chegamos até a adicionar algumas funções, mas as grandes mudanças ainda estão para chegar. Eu vou voltar nos próximos dias com mais informações sobre as funções que nós vamos implementar, focando nas coisas mais importantes.”

 

Pois é. Não foi dessa vez que o Monster Builder Online realmente foi “lançado”. Me parece que a idéia da Wizards é que os Insiders baixem o programa velho, para criar e customizar seus monstros, e os importem para o programa novo para que possam usá-los na Virtual Table que logo estará disponível para todos os assinantes.

Confuso pra diabo não é? Acho que por conta da comunicação falha da Wizards, eles ainda vão ouvir um bocado de gente revoltada com o novo Monster Builder. Até que o comentário do Trevor seja melhor difundido, tudo o que as pessoas vão ver é um programa on-line que não cumpre o princípio básico que deveria cumprir – criar monstros.

Enfim, tudo que o lançamento do novo Monster Builder mostra para seus clientes é a Wizards fazendo mais uma de suas terríveis trapalhadas – mais uma vez…

Por Vinicius Alvim

***

Share This Post
Written by ViniciusZoio
I'm just a simple man trying to make my way in the universe.
8 Comments
  1. Vinicius, valeu por evitar minha frustação ao chegar em casa.

    Oq mais me espanta é o fato da WotC sabendo que o aplicativo não atende as funcionalidades básicas da sua proposta, ainda o lança sem deixar isso claro. Se o tivessem lançado deixando claro na comunicação que o aplicativo não iria criar monstros, mas seria muito util para a VT, não teriam metade das reclamações que estão tendo.

    São por estas que começo a concordar com aqueles que dizem que a WotC esta perdida em sua estratégia, apesar de me esforçar para acreditar que é somente incompetência da equipe de comunicação da empresa.

  2. Vacilo do grande. Pelo menos inventaram uma desculpa esfarrapada e irão remediar a besteira.

  3. A coisa ficou realmente tensa. Acho que Pathfinder realmente deu um baque na Wizards – e a grande empresa titubeou e caiu. Há meses que a estratégia de marketing e a direção de design da Wizards parece completamente inescrutável – nenhum pobre mortal consegue tirar alguma lógica do que eles vêm fazendo. Vamos ver se nos meses a seguir acontece alguma coisa para “clarear” essa direção que a Wizards tem tomado com o D&D 4…

  4. Quando o departamento de marketing manda no de criação da nisso. Parece muito com: Não estava pronto na data de lançamento, mas lança assim mesmo e enrolamos o público…

    TSR antes de falir fazia exatamente a mesma coisa…

  5. Pois é, quem anda vendendo esses produtos tá fazendo as coisas meio erradas. Se eles acham que os ânimos vão se recuperar na hora que um mega aplicativo sair, apostaria minhas fichas numa razoável decepção. “Iludir” os consumidores de primeira linha é titubear muito das pernas, e nesse sentido, eu dúvido que a WotC seja um ‘drunken master’…

  6. mammoth, se eles realmente lançarem um virtual table funcionando direito, um monster builder funcionando direito e um character builder funcionando direito, os assinantes do DDI vão dar uma acalmada…

    Mas a chance disso acontecer, bem, baseado no histórico atual é muito pequena…

  7. E vc ainda tem que pagar para participar do DDI?

    Que lixo, pagar algo para receber metade… aff! Se os Estados Unidos tivesse um Código de Defesa do Consumidor…

  8. _D20_
    Somente o Monster Builder veio incompleto… o DDI ainda tem muitas outras funcionalidades que o fazem valer a pena.
    Pelo menos para mim, como mestre, o compendium, CB, Encounter manager e as revistas já valem a pena

Leave a Reply