Arquivo REDERPG: SLA Industries (resenha)

Sla Industries é um dos mais famosos e aclamados RPGs Alternativos já lançados. A ambientação mostra uma ultra-distopia em um futuro longínquo, que combina conceitos baseados numa variedade de estéticas e ideias, com elementos que vão das letras das música de David Bowie, literatura cyberpunk até animes/mangás como Akira e Appleseed. Confiram a seguir a resenha de Haroudo Xavier Filho, publicada originalmente em 8 de maio de 2003.

 


 

SLA, um jogo de Techno-Horror

“Era até poético. O rosto da Ebon no asfalto, 4 finos cortes que percorriam um rosto antes lindo, a chuva que caia formava quase um caminho perfeito e curto até o chão, parecendo uma lágrima. Um dos olhos fora estourado por um dos cortes, o outro permanecia aberto. Seu olho de um azul tempestade e pele de um dourado brilhante formavam uma bela combinação. Ela era muito bonita. Pedi a um Shiver para pegar um saco menor para a cabeça. Tinhamos de achar o corpo, podia haver pistas. Lembro de naquele momento ter verificado a arma. Tudo bem com ela, então tudo bem comigo, é o que eu sempre digo. Levantei o capuz e continuei no meio da chuva fina e fria e suja. A pergunta que girava em minha cabeça era: Qual dos Serial killers daquela semana teria matado uma prostituta fina, em Lower Downtown? nenhum ne encaixava. Podia ser um novo Serial Killer? Bem, era isso que eu tinha de descobrir, e logo.”

Quem disse que a Escócia não tem nenhum bom RPG? pois é, o SLA Industries, jogo de Techno-Horror, foi lançado em 93 pela Nightfall Games, uma empresa escocesa assim como boa parte da equipe que produziu o jogo. Dave Allsop o criador-mor, trabalha hoje na WotC como desenhista de cartas de “Magic, The Gathering”, que comprou os direitos do SLA Industries e durante um curto período de tempo o publicou. Após algumas desavenças por causa de uma entrevista em que não apenas Dave, mas outros dos criadores dos SLA diziam que a WotC estava tentando “suavizar” o jogo, coisa que irritou muito os fãs, a WotC mandou retirar das lojas o jogo, e parece (ninguém sabe ao certo o que está acontecendo, aparentemente a WotC tem mana suficiente para manter um Stasis permamente sobre o jogo, e não vai deixar que ninguém mais o publique) ter vendido os direitos de publicação (mas não o copyright em si) para a Jageeda Games, que nada lançou o mercado, e alguns dizem, está quebrada. SLA é por isso, um RPG raro e com uma crescente legião de fãs, gente que as vezes joga ele por uma vez apenas e fica apaixonado pela ambientação e sistema.

O livro tem alguns “problemas”, como a “cola de uso único” e alguns problemas de diagramação, mas a arte interna é variada e da uma boa idéia quanto ao visual do Mundo do Progresso. A organização do livro é boa, e mesmo sem um índice, logo se torna fácil achar qualquer coisa nele.

“O meu squad estava todo no hospital, problemas com carriens, sabe? Sendo assim, fiz todo o trabalho, e acabei em um maldito pulgueiro. O nome do suspeito era Chan Servian, um canalha dos mais baixos. Eu francamente não acreditava que ele tivesse a competência para ter cometido aquele crime, ou até para comer sozinho, mas cada contato que eu tinha apontava para ele, e os exames de DNA confirmavam que o assassino era um Brain Waster, o que também batia com o Chan Servian.

Logo que cheguei ao andar onde ele devia estar, um jato de fogo quase me pegou! Atirei as cegas na direção das chamas e gritei por Shivers em meu headset. Corri em direção ao quarto dele rezando para minha armadura aguentar o pior, mas ele já havia desistido, e fugiu pela escada dos fundos. Os Shivers não o encontraram nas redondezas. No apartamento dele achei munição 11mm HEAP, uma Chainaxe e várias dose de BASS. Ele devia ter bons contatos no mercado negro para conseguir esse material. Achei também uma espécie de agenda criptografada, e retratos de algumas prostitutas EBON, inclusive de Silk, a garota morta na semana anterior. Devia ser ele.”

O SLA é um jogo de “TECHNO-HORROR”, ao assistir uma sessão de SLA, ele pode parecer a princípio apenas um Cyberpunk “comum”… mas então, ao continuar a acompanhá-la, logo se nota como os personagens são sempre tão desesperados em suas ações, e o quanto a ilusão de liberdade é mantida tão fortemente… SLA é um jogo de horror, onde cada personagem irá eventualmente se defrontar com o pior dos monstros já criado, e que ele mesmo sabe que contribui para seu crescimento: As Indústrias SLA.

No ano em que começa o jogo, as Indústrias SLA completam 900 anos. Durante todo esse tempo, as Indústrias SLA foi a maior governante desta sociedade terrível, fundamentada no poder de manipulação da mídia, e de seus exércitos contituídos de poderosas armas e terríveis soldados. As Indústrias SLA, criaram o “World of Progress” (Mundo do Progresso). E assim sendo chamado, é este o grande império interestelar regido por Mr. Slayer, um antes vendedor de armamentos e de serviços mercenários, um destruidor de mundos e de raças inteiras. Hoje, Slayer – dono e espírito das Indústrias SLA – dirige seus esforços para satisfazer sua maior visão, “The Big Picture”, um plano alimentado por ele a mais de 900SD, e talvez a própria razão da existência de seu império. Hoje, as Indústrias tem poucos inimigos de grande porte, sendo os maiores a Tresher, e a Dark Knight. A Tresher ataca as SLA com suas incríveis armaduras capazes de resistir a uma quantidade assustadora de fogo, e a Dark Knight, com uma forte contra-propaganda e terrorismo.

Os jogadores são operativos, e o jogo normalmente se passa em Mort, a capital das Indústrias SLA. É também em Mort que vive Mr. Slayer (o senhor absoluto, possivelmente imortal em todos os sentidos), onde são produzidos os melhores e mais importantes shows da Third Eye News (a mídia cobre as ações de operativos, e os programas são exibidos em todo o WoP), onde há o maior número de operativos (E onde há a maior chance de sucesso para eles; os melhores Contract Killers estão em Mort), onde nunca pára de chover (por causa da quase total destruição do ecosistema do planeta)… A cidade é imensa, com engarrafamentos e índices de criminalidade e violência de iguais proporções.

Os players mesmo jogando apenas como operativos, tem uma enorme gama de opções e formas de se aventurar e divertir-se no mundo do progresso (mesmo o cenário sendo depressivo para alguns, o jogo é sempre divertido). Os operativos são uma espécie de polícia especial, criada para cuidar de problemas que variam desde traição (mas especificamente os operativos da Cloak Division, temidos por todos os operativos, uma elite dentro da elite) até manutenção de ruas e esgotos (limpar os esgotos dos terríveis Carriens, criaturas que esporadicamente invadem os esgotos e podem atacar casas, podendo facilmente matar um humano ou até um operativo novato). A vida de operativo não é fácil, tendo de cumprir frequentes BPNs (Blue Print News, cartões com missões para os operativos, que podem ser pegos em BPN Halls) para manter suas despesas, já que o salário mensal é realmente baixo comparado com o lucro de muitos BPNs (o salário é de 100C, uma BLACK BPN – missão suicida – chega a 1000c por operativo). A própria super-burocracia pode por vezes se tornar inimiga do operativo, em especial quanto a falta de informação dada aos operativos de SCLs baixos (Security Clearance Level – Nível de Liberdade de Segurança). Outros sistemas policiais auxiliam os operativos, como a Monarch Law Enforcement (cuida de pequenos furtos, assaltos, assassinatos de civis não-ligados a SLA, etc) e os Shivers (uma espécie de polícia de choque, também muito usada como suporte em algumas operações feitas pelos operativos). Os operativos podem após subir seu SCL (que começa em 10, e vai melhorando em sentido decrescente, ex: 10a,9,9a,9b,8,8a,8b,8c, e assim por diante), entrar em um dos vários departamentos da SLA, tornando-se desde cientistas, a militares ou executivos.

Boa parte da propaganda de idiotização pela mídia feita em SLA, se baseia na figura dos operativos. Eles são heróis das massas, e uma das formas dos operativos aumentarem seus ganhos é tornando-se um Contract Killer, ou seja, um operativo que tem um patrocínio (e anda com slogans e adesivos em suas armaduras e Death Suits) e tem seus BPNs escolhidos a dedo e televisionados pela Third Eye News (a Tv do estado e a de maior audiência, alguns operativos são especialmente treinados como “operativos de mídia” e fazem as filmagens). Milhões de civis tentam anualmente entrar para Meny, a universidade de operativos, onde eles são treinados para um dia entrar nas ruas e combater os inimigos da SLA, desde agentes terroristas e subversivos da DK (Dark Knight) até Skin Trader (tráfico de pessoas que são raptadas as ruas).

“Uma semana depois de ter invadindo o apartamento do filho da puta e eu ainda estava na mesma merda. Chan Servian tinha melhores contatos e apoio do que eu havia imaginado. Tudo parecia uma grande bosta. Mesmo com a ajuda de Baboon, um membro do meu squad e Stormer 313, a coisa parecia ainda complicada. Eu e Baboon estavamos tentando vigiar da melhor forma possível as prostitutas, e até requisitamos apoio Shiver, mas desde a invasão do esconderijo de Chan Servian, ele havia degolado mais duas piranhas.

Então, só sobravam mais duas daquelas que estavam nas fotos que achei no pulgueiro. Baboon foi vigiar uma delas, Diamond, uma bela Ebon, assim como as outras, uma prostituta de luxo. Eu fiquei encarregado de olhar outra, Shining Star (Em que merda de lugar os Ebons arranjam esses nomes?), e esta parecia mais promissora. Só dava por um monte de créditos, e a autos-execs da SLA. Infelizmente, a próxima vítima não foi essa, e o Baboon teve que cuidar do Chan Servian. O Baboon é muito, mas muito burro mesmo, mas sabe operar uma FEN AR como poucos. Eu soube que não sobrou muito do Chan Servian, e mesmo tendo quase torrado o Baboon, ele foi morto antes de pegar outra vítima. Ponto para os caras bonzinhos.”

Rapidez é uma das melhores palavras quando se fala de um sistema que também atende nossas necessidades quanto a realidade. O SLA se baseia na premissa de que tiroteios são comuns em Mort, assim como lutas com Chainaxe (machado-serra-elétrica) e poderes Ebon. Um sistema lento seria fatal para o entretenimento, e o pessoal da finada Nightfall não decepcionou. Os lances de dados são feitos com 2d10 (dois dados de 10 faces), e somados então a uma característica ou atributo deve dar um resultado de valor igual ou maor que 11 para ser um sucesso. Parece fácil não? Agora, pense nos redutores envolvidos. Em SLA é dada uma grande relevância a certos redutores para situações específicas, assim como para o efeito que o medo e o stress podem interferir em um combate, sendo assim, o sistema acaba bem equilibrado, mesmo tendo um número de dificuldade fixo.

O operativo é criado de uma maneira padrão, com 300 pontos de criação destribuídos entre atributos básicos, perícias e “vantagens e desvantagens”. Depois, ele deve escolher um package (um pacote de treinamento), que variam de Death Squad (onde o operativo recebe bônus em perícias de combate e armas de fogo), até Midia , ou Scout Package. Aqui estão as espécies a escolha do jogador, são poucas mas suficientes e variadas em seus estilos:

  • Humanos: São os mais comuns entre os vários serem que formam o WoP. Sua capacidade em ser pelo menos razoável em qualquer tarefa, o mantém como o “cavalo de força” da SLA.
  • Frothers: Humanos que descendem de famílias de viciados em drogas de combate. Geralmente vivem em clãs a estilo dos antigos clãs escoses. A PowerClaymore é sua marca registrada, assim como o ato de babar continuamente por causa das drogas de combate constantemente em efeito.
  • Ebons: Descobertos por Intruder (guarda-costas de Slayer e guerreiro imbatível), que lhes ensinou a manipular o “fluxo do Ebb”, os Ebons tentam entrar em contato com o cosmos. São muito expansivos, sendo super-alegres, super-tristes, e assim por diante, externando sempre o que sentem, inclusive em seu visual, que tende a ser sempre colorido e vibrante. São capazes de manipular o Fluxo da Ebb, tendo então poderes que variam de teleportação até invisibidade ou lançar chamas pelas mãos.
  • Brain Wasters: São Ebons nascidos para se tornarem os guerreiros de sua raça, graças a um gen recessivo. Os Brain Waster assumem um estado de superioridade a todos os outros não controladores do EBB, sendo normalmente arrogantes e anti-sociais.
  • Stormers: Criados pela Biogenética para serem soldados perfeitos, os Stormers são rápidos e fortes, e obedecem cegamente a SLA. Não são muito inteligentes, mas são capazes de cumprir BPNs e são bem sociáveis. Não confunda sua estupidez usual com falta de capacidade em combate, na verdade, eles são verdadeiras máquinas de matar, e sua enorme capacidade de regeneração os fazem ainda mais perigosos.
  • Shaktars: Guerreiros de uma das poucas raças alienígenas mantida por Mr. Slayer, o Shaktar parece uma espécie de grande lagarto humanóide (nem tanto) com uma pele couriácea vermelha. Eles são exetremementes fiéis ao seu código de honra, matando os membros da sua espécie que não seguem seus 7 princípios. São talvez os únicos amigos confiáveis no WoP, e os inimigos mais incansáveis.
  • Wraith Raiders: Vindo de mundos gelados como Polo, os WR são incríveis predadores que se assemelham a enormes felinos bípedes, com uma capacidade de aprendizado acima da média humana, e de uma velocidade incomparável, o que fizeram deles uma escolha pessoal de Mr. Slayer quando escolheu as raças alienígenas que iria poupar.

“Bem, tudo parecia okay, inclusive o prêmio pela cabeça do canalha. Mas logo, percebi que estava sendo seguido. Não, eu não via ninguém, mas sabe quando você tem essa sensação? Pois é, e ela estava me acompanhando sempre. Então, eu, Baboon, CatSlasher e Derek pegamos um BPN para irmos ao Cannibal Sector 3. Lugarzinho infernal, mas nada comparável ao CB1.

O BPN parecia ok, e todo o resto dos squad também achava isso. Era uma missão quase de rotina: entrar em CB3, explodir um ninho de carriens, e sair o mais rápido possível. A gente só não contava com um rogue Necanthrope…

Nosso squad se fudeu totalmente…eu fiquei muito ferido, mas como qualquer bom Xeno, consegui escapar e logo fiquei inteiro de novo. A minha pele resistiu a boa parte dos disparos, inclusive um do Gore Cannon, mas meu equipamento foi destroçado. Tive de voltar a pé, não havia como chamar os Shivers sem o headset, e um disparo de 11mm me arrancou parte da cabeça, e o headset foi junto.

Voltar a pé , e só com uma SLA Blade, certamente não foi nenhum passeio em um shopping. Tive de matar alguns carriens e canibais, mas tive sorte de não cruzar com nada pior. Foi difícil de entrar, meu SCL card tava um lixo, e tive de discutir por meia hora com um Shiver até ele trazer uma unidade de reconhecimento de voz. Então entrei em Lower Downtown. Cheguei após duas semanas, de volta a Mort.”

SLA Industries é uma mistura perfeita entre elementos de Ficção Científica, e Horror. Os mistérios sobrenaturais, industriais e científicos do jogo, fazem de SLA uma mistura explosiva, na qual o jogador nunca sabe em quem confiar (cada operativo, com excessão dos EBONs, podem escolher ter um implante biológico, aumentando em três vezes seu salário básico, mas tendo também a certeza de que a SLA irá monitorar pelo menos 70% de tudo que ele vê ou escuta)ou o que esperar a cada sessão de jogo.

Infelizmente, SLA Industries é um jogo difícil de ser encontrado, e isso se deve principalmente ao fato da WotC té-lo retirado do mercado. Até lembro de uma ocasião em que estava tentando encomendar uma cópia extra, e após inserir meus dados, fiquei esperando uma resposta por email da loja. Eles me comunicaram o seguinte: “desculpe lhe informar, mas os itens (O SLA e dois sourcebooks) solicitados nunca foram lançados pela WotC, por erro de nosso webmaster eles estavam listados no nosso catálogo.”. E ainda tem gente que não acredita em Illuminati. [Nota da republicação do artigo em 2011 – o jogo pertence agora à Cubicle 7]

“Eu estou ferrado. Enquanto escrevo essas notas, sei que pelo menos dois operativos da Cloak Division devem ta vindo me furar de balas. Eu fiz uma burrada. Eu descobri o que havia na agenda, e fiz perguntas. Agora eu tenho certeza que o Necanthrope não passava de uma cilada. Eu fiz perguntas demais, e a SLA prefere perder um operativo, em especial um feito em laboratório, do que ter a verdade lançada a público.

As prostitutas Ebon foram vítimas de um experimento. Chan Servian era na verdade Darkmoon, um operativo, e tinha de eliminá-las. Tudo foi merda de um cientista da Karma. Ele queria um Stormer com poderes Ebon, e antes que a SLA descobrisse tudo, ele precisava eliminar as prostitutas. Ele morreu ontem. Como eu sou de tudo, eu sei que sou o próximo.

Talvez eu consiga escapar dos operativos, talvez eu chegue a Orienta. Mas eu sempre vou lembrar de uma coisa…armas matam, mas a verdade também…”

Por Haroudo Xavier
Cedido à Equipe REDE RPG
(Publicado anteriormente na TRAILS-RPG)

***

Share This Post

Leave a Reply