Seleção para a REDE e Concurso Cthulhu

Saudações, aventureiros! Por ter ficado 11 dias direto no Rio de Janeiro duas vezes quase seguidas, isso atrasou tanto a escolha do ganhador do Concurso Rastro de Cthulhu, quanto a seleção de novos redatores para a nossa Equipe. Espero remediar isso neste final de semana ou até a Semana Santa, o mais tardar. Contudo, há alguns comentários que gostaria de fazer sobre a seleção de novos redatores, para quem sabe a próxima seja ainda melhor.

Tivemos um excelente número de candidatos e, após ter feito os primeiros cortes, ainda recebemos o contato de outros postulantes. Eles serão também analisados e espero bater o martelo o quanto antes. Em princípio, uma das vagas para redator para RPGs Alternativos não será preenchida, por falta de candidatos. Espero que os postulantes de última hora mudem isso. Por outro lado, devemos recrutar dois ou mesmo mais redatores de D&D 4ª Edição, e talvez dois de cinema.

Há ainda um ponto que precisa ser explicitado. Imaginei que o fato de agora estarmos remunerando obviamente fosse atrair mais interessados. O problema é que alguns viram o REDERPG como a chance de um novo emprego ou trabalho remunerado mais constante, e a realidade não é essa.

O REDERPG é e sempre foi fruto de um trabalho cooperativo. Embora eu seja o proprietário da coisa toda, sempre me coloquei como Coordenador (algo teoricamente acima de Editor), porque na prática essa sempre foi a minha função primária e principal: coordenar o trabalho de redatores, ilustradores, designers, e a programação e administração do portal, junto com minha webmaster/esposa Adriana Almeida. Provavelmente a palavra “Editor” cobre tudo isso, mas sou de uma época em que a relação com a internet e com os websites de quem os utilizava e fazia era diferente, e como também sou “o dono”, Coordenador sempre me pareceu um título mais adequado e na medida certa, inclusive da forma como gerencio isso tudo.

Desde janeiro passamos a remunerar a prestação de serviços dos membros da Equipe. Conseguimos equilibrar a (pouca) arrecadação com o custo efetivo do portal – a evolução da internet e da sua tecnologia propiciou isso. Mas é importante dizer que o meu trabalho e o da Adriana não são remunerados. Esperamos mudar um pouco isso quando (finalmente) começarmos a vender RPGs no formato de .PDF, embora essa opção como uma alternativa para o nosso hobby aqui no Brasil não me empolgue mais hoje em dia como já me empolgou em outros tempos.

Pois bem, alguns dos que se candidataram às nossas vagas priorizaram enviar currículos, história pessoal com o RPG, ao invés do que foi pedido: uma ou mais amostras de seus trabalhos. Houve até cartas formais de apresentação. Nós não estamos procurando profissionais da redação. Estamos procurando jogadores de RPG que conheçam bem os sistemas ou assunto pretendido, que tenham certo domínio da escrita, e que sejam capazes de produzir material. O resto o trabalho com a gente irá proporcionar.

Esperamos que em futuras seleções, os futuros candidatos lembrem-se disso. Nunca se esqueçam que o REDERPG é feito por jogadores de RPG para os jogadores brasileiros de RPG, embora agora eu tenha a imensa satisfação de poder remunerar a minha Equipe por sua dedicação.

Marcelo Telles
Coordenador do REDERPG

***

Share This Post
3 Comments
  1. Posso estar equivocado em minha leitura, mas, se houve a oportunidade para que redatores sobre RPGs indies tomassem a vaga na equipe da Rede, mas, não houve muito sucesso nessa empreitada, é porque a Rede pode ter pouquíssimos jogadores de RPGs indies. Crendo nisso, pode ser interessante investir mais nos RPGs tradicionais mesmo (o que é o caminho mais óbvio), mas, também podem tentar popularizar ainda mais os RPGs indies, com promoções, sorteios de livros, podcasts, etc. (o menos óbvio).

    No mais, boa sorte!

  2. Na verdade, Mammoth, há poucos jogadores de RPGs indies no Brasil. A RetroPunk vendeu uns 430 exemplares de Rastro de Cthulhu. A tiragem mínima de um livro de D&D é de 5 mil exemplares.

    Nós temos um setor só de RPGs Alternativos aqui no portal e nosso Concurso mais recente é de Rastro de Cthulhu. Como vê, nós sempre investimos nos Alternativos.

    Um grande abraço,

    Marcelo Telles
    Coordenador do REDERPG

  3. Realmente, aqueles que se inscreveram (como eu), acreditei que estariam procurando por um renome (como eu) na esfera RPGística, para então partir para o mercado nacional d verdade….aonde o bicho pega.

    Ainda estou esperançosamente no aguardo da seleção, e aposto que muitos outros querem seu “cadinho” de fama e glória (como eu, he)!!!

Leave a Reply