SANTIAGO: Ficção Científica do ENWorld para D&D 4ª Edição

“Dizem que seu pai era um cometa e sua mãe um vento cósmico. Dizem que ele faz malabarismo com planetas como se fossem penas e luta com buracos negros para saciar o apetite. Dizem que ele nunca dorme, e que seus olhos brilham mais do que uma super-nova, e que seu grito pode derrubar montanhas.

Eles o chamam de Santiago.”

 

Prólogo:

Bem longe das Beiras da Galáxia, no limiar da própria Fronteira Externa, há um mundo chamado Silverblue. É um mundo aquático, com apenas umas poucas ilhas espalhadas no plácido oceano que cobre sua superfície. Se você estiver na maior das ilhas e olhar para o céu à noite, você pode ver quase toda a Via Láctea, um imenso rio tremeluzente de estrelas que parecem fluir por metade do universo.

Se você ficar na costa ocidental da ilha durante o ia, com as costas na água, você verá uma colina gramada. No topo dela estão dezessete cruzes brancas, cada uma com o nome de bons homens e mulheres que pensaram em colonizar este gentil mundo.

E abaixo de cada nome está a mesma lenda, repetida dezessete vezes:

Morto por Santiago.

***

Rumo ao núcleo da galáxia, onde as estrelas se comprimem tão forte que a noite é tão brilhante quanto o dia, há um mundo chamado Valkyrie. É um mundo de fortim, um lugar de cidades comerciais paupérrimas lotadas de bares sujos, hotéis e bordéis, onde exploradores, mineradores e comerciantes da Fronteira Interna se reúnem para comer e beber e exagerarem em contos ébrios.

A maior das cidades comerciais de Valkyrie, que nem é tão grande, também tem uma estação postal que armazena mensagens sub-espaciais à maneira que as antigas estações postais dos antigos costumam guardar correspondência escrita. Às vezes as mensagens são guardadas por três ou quatro anos, e freqüentemente se destinam a ainda mais para dentro do núcleo galáctico, mas eventualmente algumas delas são escolhidas.

E nesta estação posta, há uma parede que está coberta com os nomes e hologramas de criminosos atualmente cridos como estando na Fronteira Interna, o que tende a tornar a estação muito popular entre caçadores de recompensa. Há quase vinte foras da lei expostos, nunca mais, nunca menos, e próximo a cada nome está um preço. Alguns desses nomes continuam ali por uma semana, alguns por um mês, poucos por um ano.

Apenas três nomes foram expostos por mais do que cinco anos. Dois deles não estão mais lá.

O terceiro é Santiago, e não há holograma dele.

No mundo-colônia de Saint Joan, há uma raça humanóide nativa conhecida como Swale. Não há mais colonizadores; todos já partiram.

Próximo ao equador de Saint Joan, muito próximo aonde a colônia outrora viveu, há uma faixa enegrecida de terra de quase dez milhas de comprimento por meia de largura, na qual nada cresceu de novo. Nenhum colono a relatou, ou a fez, o relato foi há muito tempo substituído por um dos trinta bilhões de burocratas da Democracia — mas se você for a Saint Joan e perguntar aos Swale o que causou a mancha negra no solo, eles farão o sinal da cruz (pois os colonos são muito religiosos, e muito evangélicos) e lhe dirão que esta é a Marca de Santiago.

Mesmo no mundo agrícola de Ranchero, onde nunca houve um crime, nem mesmo um furto, seu nome não é desconhecido. Ele é crido como tendo três metros de altura, com cabelo desgrenhado laranja e imensas garras pretas que lhe perfuravam os lábios e agora os atravessam. E quando crianças se comportam mal, seus pais meramente sugerem o número de crianças travessas que Santiago comeu no café da manhã para a ordem ser restaurada.

Menestréis ambulantes entoam canções de Minotauro e Teseu, os mundos gêmeos que circulam Sigma Draconis, e ele é sempre retratado como sendo exatamente 217 anos de idade, mais alto que uma torre, e mais largo que um celeiro, bebedor voraz, mulherengo Príncipe dos Bandidos, diferindo de Robin Hood (outro favorito deles) primariamente por tirar dos ricos e pobres e dar apenas a si próprio. Suas aventuras são várias, indo do confronto de mãos nuas com uma górgona que respira cloro à manhã em que desceu ao inferno para cuspir bem no olho de Satã, e raramente há um dia que não testemunhe a adição de algumas novas estrofe à sempre crescente “Balada de Santiago”.

E em Deluros VIII, o imenso mundo capital da raça do Homem, o centro nervoso da Democracia, há onze departamentos governamentais e 1.306 homens e mulheres encarregados de encontrar e exterminar Santiago. Eles duvidam que Santiago seja um nome real, eles suspeitam que alguns dos crimes atribuídos a ele foram cometidos por outros, e estão quase certos de que em algum lugar de seus arquivos eles possuem sua fotografia ou holografia mas ainda não o conferiram com sua identidade real — e esta é a soma do conhecimento total sobre ele.

Quinhentos relatórios chegam a eles diariamente, dois mil documentos são seguidos a cada ano, recompensas gigantescas foram postadas em meio milhão de mundos, agentes são enviados armados com dinheiro e tudo que ele pode comprar, e ainda assim onze departamentos existem. Eles já passaram por três administrações; eles continuarão a sobreviver até que sua função seja cumprida.

Silverblue, Valkyrie, Saint Joan, Ranchero, Minotauro, Teseu, Deluros VIII: Todos são mundos interessantes e evocativos.

Mas um mundo ainda mais interessante na estranha tapeçaria da vida de Santiago é o mundo fortificado de Keepsake, no coração da Fronteira Interna, pois Keepsake é o lar, ao menos temporário, de um grupo de aventureiros inexperientes que estão destinados a desempenhar um grande papel na saga do homem conhecido apenas como Santiago…

***

SANTIAGO é uma trilha de aventuras em 6 partes num universo ao estilo faroeste futurista com ficção científica. A trilha de aventura cobre as etapas Heróica e Exemplar, levando os jogadores até o Nível 20, e inclui todas as novas classes, talentos e outras regras necessárias para jogar D&D 4ª Edição num cenário de ficção científica.

SANTIAGO é baseada e usada sob licença do romance Santiago: A Myth of the Far Future do premiado autor de ficção científica Mike Resnick.

Os personagens dos jogadores começam como caçadores de recompensa, caçando todos os criminosos procurados na Fronteira Interna da galáxia, bem longe de Deluros VIII, o imenso mundo capital da raça dos homens e centro nervoso da Democracia. Mas logo eles enfrentarão o desafio final, e a corrida de seus rivais para encontrar o maior prêmio de todos — o arqui-criminoso conhecido apenas como SANTIAGO. Ao longo de suas aventuras, eles encontrarão personagens coloridos, caçadores de recompensa rivais, raças alienígenas, e mais à medida que seguem a trilha de seu alvo pelas Fronteiras Interna e Externa

 

Seis aventuras:

  • O Pássaro Cantor (níveis 1-4)
  • A Rainha Virgem (níveis 5-8)
  • O Maltrapilho Feliz (níveis 9-12)
  • O Anjo (níveis 13-15)
  • Onda Lunar (níveis 16-18)
  • Santiago (níveis 19-20)

 

Site oficial: http://www.enworld.org/ap/santiago.html

Por Thiago Haiachi

***

 

Share This Post

Leave a Reply