KQ – Gelo Óleosombrio

Comum nos lugares tocados pelo frio domínio da sombra, o gelo óleosombrio é uma substância sobrenatural que congela em áreas de escuridão e se derrete quando exposta à luz. Dizem os rumores que essa substância apareceu pela primeira vez escorrendo pelas estalactities de uma gruta habitada por um primordial morto-vivo. Este perigo ceifou a vida de inúmeros aventureiros que não conseguiram discernir sua natureza antes de tropeçar, escorregar, ou cair para a sua morte gélida.

Em seu estado congelado, gelo óleosombrio exala uma vil névoa que provoca queimaduras graves momentos após a exposição por conta do frio. A forma líquida de gelo óleosombrio é viscosa e escura, como o petróleo, e qualquer tentativa de evaporará-lo produzirá apenas espessas nuvens de gases nocivos. Exploradores desesperados por sustento podem chegar ao ponto de beber gelo oléosombrio derretido; posteriormente, seus corpos são invariavelmente encontrados marcados por ferimentos auto-infligidos, a poucos passos de distância.

Gelo óleosombrio é encontrado nas mais profundas cavernas, apesar de aventureiros terem visto manchas dessa substância até mesmo no Plano Astral e cantos distantes do mundo das fadas. Alquimistas de reputação questionável dizem ter conseguido destilar gelo óleosombrio derretido em uma poção capaz de conceder visão noturna e resistência a temperaturas frias; mas raro é o aventureiro que chega a ingerir tais bebidas. Muitos bruxos também já tentaram desbloquear as propriedades mágicas de gelo óleosombrio, embora poucos tenham descoberto alguma utilidade que outros reagentes mais convencionais já não possuam.

 

Gelo Óleosombrio – Obstáculo de Elite de Nível Variado

Perigo (XP variável)

Uma camada distorcida de gelo sombrio brilha adiante, a luz da sua tocha faz com que as sombras se escorram pelas numerosas rachaduras.

Perigo Essa camada de gelo com cor de obsidiana preenche 20 quadrados contíguos, tornando-os terreno acidentado.

Percepção

Nenhum teste é necessário para notar o gelo oléosombrio.

Perícia Adicional (Exploração)

  • CD 17 + ½ do nível do perigo – Você compreende que o gelo é uma ameaça.
  • CD 22 + ½ do nível do perigo – Você deduz como o gelo reage à luz e à sombra.

Gatilho O gelo ataca quando uma criatura entra ou começa seu turno num quadrado de gelo óleosombrio; ele ataca também quando uma criatura se levanta num quadrado de gelo óleosombrio.

 

Ataque

Ação de Oportunidade      Corpo-a-corpo

Alvo Criatura no gelo

Ataque Nível + 5 vs. Reflexos

Sucesso Dano comum elevado congelante (de acordo com o nível), e o alvo é derrubado.

Especial Qualquer quadrado de gelo óleosombrio dentro de 5 quadrados de uma fonte de luz no contador de iniciatiava 0 precisa suceder num teste de resistência ou derreter; quadrados derretidos são inofensivos, e recongelam imediatamente quando não estiverem dentro de 5 quadrados de uma fonte de luz; qualquer criatura num quadrado de gelo óleosombrio quando ele recongelar sofre um ataque (como acima), mas no caso de um sucesso, a criatura fica imobilizada (TR encerra).

 

Contramedidas

  • Com um teste de Acrobacia (CD 22 + ½ do nível do perigo) e uma ação de movimento, você pode entrar num quadrado de gelo óleosombrio sem correr o risco de ficar derrubado; se o teste falhar ou você mover mais do que 1 quadrado, o gelo ataca.

 

Táticas

Gelo óleosombrio por si só já é um perigo preocupante, obrigando os PJs a pensar cuidadosamente sobre seus movimentos e seu uso de luz durante um encontro. No entanto, o gelo óleosombrio torna-se muito mais potente quando combinado com outros perigos naturais ou armadilhas. Esta é uma estratégia favorita de habitantes subterrâneos inteligentes, especialmente de drows e de myconids rebeldes.

Normalmente, grossas camadas de gelo óleosombrio são cultivadas sobre uma fenda ou poço com espinhos. Quando o gelo derrete, os invasores devem reagir rapidamente (nível do perigo + 5 vs. Reflexos) ou cair pelos buracos na camada de gelo. Inimigos particularmente cruéis enchem os buracos abaixo do gelo com água gelada que extingue fontes de luz, prendendo suas vítimas a medida que o gelo óleosombrio acima se congela novamente.

Os defensores de fortalezas subterrâneas podem decidir também erguer pilares de gelo óleosombrio que suportemente um teto propositalmente enfraquecido. Depois que as fontes de luz dos PJs derreterem os pilares por um determinado número de rodadas (uma rodada por quadrado da altura), o teto desaba e ataca todas as criaturas na área (nível do perigo + 5 vs. Reflexos, dano limitado médio de acordo com nível; metade de dano numa falha). É claro que os construtores de tal armadilha terão uma maneira de escapar e evitar que sejam esmagados.

Exemplos de Encontros

Encontro de Nível 8 (1.750 XP)

  • 2 cristais da morte (artilheiro de nível 8; Manual dos Monstros 2)
  • 1 observador gaunt (artilheiro de elite de nível 5; Manual dos Monstros 2)
  • 4 esqueletos decrépitos (lacaio de nível 1; Manual dos Monstros)
  • gelo óleosombrio (obstáculo de elite de nível 4)
  • hélice laminada (obstáculo de nível 5; Guia do Mestre)

Encontro de Nível 15 (6.400 XP)

  • 1 drow sacerdotisa (controlador de nível 15; Manual dos Monstros)
  • 1 drider fiandeiro de sombras (guerrilheiro de nível 14; Manual dos Monstros)
  • 3 drows combatentes (espreitador de nível 11; Manual dos Monstros)
  • gelo óleosombrio (obstáculo de elite de nível 11)
  • 6 pisos-falsos de elite cheios de água e com espinhos (guardião de elite de nível 11; Guia do Mestre)

Encontro de Nível 22 (20.850 XP)

  • 1 lich do vazio (espreitador de elite de nível 20; Open Grave)
  • névoa  devoradora de vida (obstáculo de nível 22; Guia do Mestre 2)
  • sala da dor (guardião de nível 20; Guia do Mestre 2)
  • 4 pilares de gelo óleosombrio de 5 quadrados de altura e teto enfraquecido (obstáculo de elite de nível 22)

 

 

Por Scott A. Murray
Tradução Vinícius Alvin
Equipe RedeRPG
Fonte: Kobold Quarterly


This article originally appeared on Kobold Quarterly, Monsters & Magic Blog, and is reprinted here in Portugese with permission. You can read the original English-language article by Scott A. Murray at http://www.koboldquarterly.com/k/front-page2117.php, and check out Kobold Quarterly books and magazines in the KQ Store. KQ encourages readers to become designers; become an Open Design patron and design a game supplement or adventure with us. Kobold Quarterly, the Kobold Quarterly logo, Open Design, and Monsters & Magic Blog are trademarks of Open Design LLC. This article is copyright © 2009 by its original author. All rights reserved.

[adrotate banner=”3″]

 

 

Share This Post
Written by ViniciusZoio
I'm just a simple man trying to make my way in the universe.

Leave a Reply