Class Compendium: O Senhor da Guerra (Marechal)

No jogo Dungeons & Dragons heróis aparecem de muitas formas diferentes. Alguns são guerreiros corajosos, outros são batedores furtivos, e outros são mestres de poder arcano ou divino. Ainda na mesma classe, heróis podem escolher qualquer número de diferentes caminhos ou métodos na medida em que aprimoram suas habilidades e ganham novos poderes. Um guerreiro pode ser um cavaleiro nobre, um assassino brutal, ou um hábil mestre das armas. Um ladino pode ser um ladrão ousado ou um malandro perigoso armado com uma sacola cheia de truques e técnicas mortais. Seu personagem poderia seguir qualquer desses caminhos, ou você pode definir um conjunto único de poderes e habilidades por si mesmo.

 

Os livros de regras da linha Dungeons & Dragons Essentials: Heroes of the Fallen Lands e Heroes of the Forgotten Kingdons apresentam novas versões de heróis clássicos como o guerreiro, clérigo, ladino, e mago. A série de artigos Class Compendium apresenta revisões e atualizações para as versões dessas quatro classes que foram apresentadas originalmente na 4ª Edição do Livro do Jogador, assim como uma versão atualizada do senhor da guerra. Essa série também apresenta talentos para essas classes, tudo em um formato gratuito, para download.

As Classes

Cada artigo da série Class Compendium fornece todas as informações da classe que você precisa para criar  um personagem de uma das cinco distintas classes de Dungeons & Dragons: clérigo, guerreiro, ladino, senhor da guerra e mago. Segue uma breve descrição da classe desse mês, o senhor da guerra; você encontrará a apresentação completa fazendo o download do artigo.

 

Uma classe fornece um conjunto geral de habilidades e características que todos os personagens daquela classe partilham. Membros individuais de uma classe podem, entretanto, variar amplamente, então, muitas classes são divididas em dois ou mais tipos. Cada tipo dentro da classe representa uma abordagem ou filosofia que heróis pertencentes à classe podem personificar quando abraçam suas carreiras. Por exemplo, guerreiros incluem cavaleiros (mestres em defesa), matadores (combatentes voltados para ataque), e mestres em armas (peritos em dezenas de disciplinas e técnicas marciais). Melhor ainda, você vai perceber que alguns dos talentos (apresentados em um sexto artigo) dão suporte para combinar características e poderes de múltiplas classes e tipos internos de classes, dando a você grande flexibilidade para delinear o conjunto único de talentos do seu personagem.

 

Senhor da Guerra

Senhores da Guerra são capitães corajosos, caciques, nobres, ou marechais que lideram seus grupos em batalha. Eles usam táticas superiores e liderança inspiradora para coordenar os ataques de seus aliados e proteger o grupo contra danos. Alguns senhores da guerra lutam na frente de batalha, equipados com espada, escudo e armadura; outros acham melhor lutar como escaramuçadores na segunda linha, usando armas de haste ou outras armas de alcance para ajudar os guerreiros na linha de frente a lidar com o inimigo.  Como guerreiros e ladinos, senhores da guerra são personagens marciais, sem magia; eles contam com suas próprias espadas e braços fortes, carisma pessoal, e experiência tática como sua fonte de poder. Senhores da Guerra preenchem o papel de líderes voltados para combate corpo-a-corpo no grupo de aventureiros.

O tipo de senhor da guerra que você pode criar usando Class Compendium é o marechal (o senhor da guerra do Livro do Jogador). Você pode escolher poderes que enfatizem a presença inspiradora e o exemplo corajoso que você fornece aos seus aliados, ou você pode, ao invés disso, concentrar-se em poderes que reflitam seu conhecimento superior em táticas.

Caminhos Exemplares

Cada um desses tipos dentro da classe apresentados em Class Compendium incluem seu próprio conjunto de caminhos exemplares. Seu caminho exemplar garante a você características e poderes adicionais na medida em que você avança do 11° nível ao 20° nível. Você continua a avançar na sua classe original também – todos os poderes e características que você recebe do seu caminho exemplar vêm adicionalmente aos poderes e características da sua classe, e não ao invés deles.

Conquanto a classe descreva o papel básico de um personagem no grupo, o caminho exemplar representa uma área particular de especialização ou interesse no próprio mundo. Alguns caminhos exemplares permitem especialização em uma classe ou papel existente, como maestria em uma arma em particular, enquanto outros revelam devoção a uma causa ou organização específica.

 

Talentos

Incluído na série Class Compendium (em Abril) está um fascículo com talentos para completar seu personagem. A maior parte dos talentos inclusos na série Class Compendium tem a intenção de dar suporte a construção de personagens usando os livros de regras Essentials, com mais opções para uso do material Livro do Jogador, assim como dar suporte a construção de personagens usando o Class Compendium, de tal maneira a receber algumas das características de classe apresentadas em Heroes of the Fallen Lands. Para uma melhor seleção de talentos, você deve consultar Heroes of the Fallen Lands, Heroes of the Forgotten Kingdons, e o Livro do Jogador.

 

Usando Class Compendium com Outras Fontes

As opções de jogo apresentadas em Class Compendium são projetadas para funcionar com as opções de outras fontes de Dungeons & Dragons, sejam impressas ou online. A série apresenta as regras que você precisa para construir personagens de várias classes, mas não inclui descrições de raças, perícias ou equipamentos para personagens. Você precisará usar Heroes of the Fallen Lands, Heroes of the Forgotten Kingdons, ou o Livro do Jogador para completar seu personagem. Como sempre, o Rules Compendium fornece o completo, e mais atualizado conjunto de regras para o jogo básico.

 

Poderes: Quando você é instruído a escolher um poder de um tipo e nível particular para seu personagem, você pode selecionar o poder de qualquer fonte que inclua poderes daquele tipo e nível. Por exemplo, se você está jogando com um guerreiro mestre das armas e é instruído a selecionar um poder utilitário de guerreiro de 2° nível, você pode escolher esse poder do Class Compendium ou de um livro, como o Heroes of the Fallen Lands, que inclui poderes utilitários de guerreiro de 2° nível nas seções para o guerreiro cavaleiro e para o guerreiro matador.

 

Talentos, Caminhos Exemplares, e Destinos Épicos: Quando você escolhe um talento, um caminho exemplar, ou um destino épico, você pode fazer sua escolha de qualquer fonte, desde que o seu personagem cumpra os pré-requisitos.

 

Link para o texto original com o download (em inglês):

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/dra/201103warlord

 

Tradução: Eduardo Carvalho
Equipe REDERPG

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“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast, e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria. Ele foi postado aqui sob a <a href=”http://www.wizards.com/fankit/fantoolkitdnd.html” target=”blank”> Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria.”

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