KQ: Vestígio da Apatia

A vida de um aventureiro é cheia de incansáveis lutas e sacrifícios ilimitados. Carregar espada e símbolo sagrado, sem hesitação, na escuridão de labirintos e grutas abismais, acaba por trair uma vontade incomum para meros mortais. Monstros horríveis, armadilhas letais, perigos intransponíveis – um aventureiro não pode vacilar diante de tais desafios.

Ainda, muitos vacilam. Do soldado que marcha para a campanha, vitória e honra são temperadas – se não oclusas – por risco, fadiga, doenças, desesperança e morte. Aqueles que sucumbem ao desespero freqüentemente fogem de volta a segurança da civilização, armas e implementos relegados como mera decoração de parede…

Outros não são tão abençoados com a opção de voltar. Talvez eles tenham viajado para terras e planos distantes de casa, ou talvez a busca seja crucial demais para abandoná-la. Estas almas desafortunadas rastejam adiante, reunindo ressentimento e indiferença até que, enfim, são tomadas por cansaço.

Aventureiros que morrem em extrema apatia apoderem com rapidez sobrenatural, deixando para trás apenas uma pilha de ossos coletando pó e mofo. Cores são drenadas da área onde um campeão caiu, e os restos exalam uma aura de apatia que reduz o mais resoluto guerreiro a indiferença. Este perigo de masmorras assombradas é conhecido como vestígio da apatia.

 

VESTÍGIO DA APATIA (Espreitador de Elite de Nível Variado)

Perigo (XP Variável)

Uma aura de indiferença míngua sua motivação, fazendo da atual missão um exercício de futilidade.

Perigo Uma aura de melancolia incolor de 3 por 3 quadrados emana de um esqueleto, preenchendo criaturas próximas com apatia e lentidão sobrenaturais.

Percepção

◊  CD 12 + 1/2 nível – Você nota que cores foram drenadas ao redor de um esqueleto em decomposição

Perícia Adicional (Religião)

◊  CD 17 + 1/2 nível  – Você reconhece os restos como um vestígio da apatia.

Gatilho Quando uma criatura viva entra ou inicia seu turno na aura, o vestígio da apatia ataca.

Ataque

Ação de Oportunidade                Explosão contígua 3

Alvo A criatura acionando o gatilho

Ataque Nível + 5 vs. Von

Sucesso Dano normal psíquico moderado e dano necrótico por nível mais contínuo 5 (por patamar) de dano psíquico, e o alvo está pasmo e lento (TR anula todos); se o alvo está sangrando ou caso tenha sido reduzido a 0 PVs pelo vestígio da apatia, ele contraí labor da morte carregada (veja abaixo)

Efeito posterior – o alvo não pode gastar pontos de ação (TR Anula)

 

Contramedidas

◊  Você pode dissipar um vestígio da apatia por 1 rodada, quando adjacente ao foco do terreno, com uma ação padrão e um teste de Religião CD 22 + 1/2 do nível.

◊  Você pode realizar um teste de Diplomacia CD 17 + 1/2 do nível ou Intimidação CD 22 + 1/2 do nível, quando adjacente a uma criatura afetada pelo perigo, como uma ação  padrão, para garantir a criatura afetada um teste de resistência contra os efeitos do terreno.

 

Táticas

Um vestígio da apatia assombra corredores de masmorras especialmente opressivas e perigosas. A maioria das criaturas – incluindo monstros – evitam este perigo, e não se sabe de nenhum monstro a explorar o terreno como parte de uma armadilha.

Com a exceção da aura descolorida ao seu redor, um vestígio da apatia parece como um esqueleto normal. Um personagem que utilize os rituais Falar com os Mortos ou Visão Final em um vestígio da apatia é sobrepujado por premonições que drenam sua moral  (nível +5 contra Vontade). Em um acerto, o alvo contraí labor da morte carregada (veja abaixo).

Criaturas sofrendo de cansaço da morte carregada afundam mais e mais em apatia a cada noite, sua determinação de aventureiro dando lugar a um desejo por solidão e sono. Se deixado sem tratamento, a criatura com a doença passa a não ver mais razão na vida, e se recusa a alimentar-se.

 

Labor da Morte Carregada (Doença de Nível Variável)

Tolerância melhorar CD 22 + 1/2 do nível, manter CD 17 + 1/2 do nível, piorar CD 12 + 1/2 do nível ou pior

Você está curado.

< Efeito Inicial Você está pasmo, lento e recebe -2 de penalidade em jogadas de ataque, perícia e testes de resistência.

< > Como efeito inicial, mas a penalidade para ataques, testes de perícia e resistência aumenta para -5. Adicionalmente, você não pode gastar pontos de ação.

> Estágio Final Você está atordoado e perde 1 pulso de cura após cada descanso prolongado. Se você ficar reduzido a 0 pulsos de cura, você morre  e se torna um vestígio da apatia.

 

Exemplos de Encontros

Encontro de Nível 8 (1750 XPs)

  • esqueleto da estilha de osso (bruto de nível 5; Manual dos Monstros)
  • 6 esqueletos decrépitos (lacaio de nível 1; Manual dos Monstros)
  • 2 múmias guardiãs (bruto de nível 8, Manual dos Monstros)
  • vestígio da apatia (espreitador de elite de nível 8)

Encontro de Nível 14 (5100 XPs)

  • 3 zumbis mirmidões malditos (soldado de nível 10, Cova Aberta)
  • nevoeiro faminto (espreitador de elite de nível 13; Kobold Quarterly)
  • vestígio da apatia (espreitador de elite de nível 14)

Encontro de Nível 21 (15700 XPs)

  • 3 septos do destino (guerrilheiro de nível 16, Guia de Campanha de Forgotten Realms)
  • colapso entrópico (guardião de nível 23; Guia do Mestre)
  • vestígio da apatia (espreitador de elite de nível 21)

____________________________

Eu ia contar uma piada, mas… ah, esquece. Estou muito deprimido.

Comente algo. Ou não. É tudo uma mentira de qualquer jeito.

 

Por Scott A. Murray
Tradução Leonardo Gruber
Equipe RedeRPG
Fonte: Kobold Quarterly


This article originally appeared on Kobold Quarterly, Monsters & Magic Blog, and is reprinted here in Portugese with permission. You can read the original English-language article by Scott A. Murray at http://www.koboldquarterly.com/k/front-page3325.php, and check out Kobold Quarterly books and magazines in the KQ Store. KQ encourages readers to become designers; become an Open Design patron and design a game supplement or adventure with us. Kobold Quarterly, the Kobold Quarterly logo, Open Design, and Monsters & Magic Blog are trademarks of Open Design LLC. This article is copyright © 2009 by its original author. All rights reserved.

[adrotate banner=”3″]

 

 

 

 

 

Share This Post

Leave a Reply