Experiência de Mestre – A Dupla Vigarista

Esta coluna regular é para Mestres que gostam de construir mundos e campanhas, tanto quanto eu. Aqui vou compartilhar minhas experiências como DM através da lente de Iomandra, o meu mundo de campanha de Dungeons & Dragons. Mesmo que a campanha usa as regras da 4 ª edição, os temas aqui tratados, muitas vezes transcendem edições. Esperemos que esta série de artigos que lhe dará inspiração, ideias e novas formas impressionantes de ameaçar seus jogadores em suas campanhas.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre o mundo da Iomandra, confira o wiki.


QUARTA À NOITE. Os personagens, agora no nível 15, chegaram ao ponto central da campanha. Para comemorar essa conquista, eu decidi envolvê-los em algo que realmente abalasse o mundo. Havia chegado a hora de dar-lhes um sabor do mal que eles nunca haviam provado antes. 

Entram em cena Mystrum Kharl e Xandros Nemencia.

Kharl e Nemencia têm três qualidades que os fazem se destacarem: Primeiro, como todos os vilões realmente maus, eles acreditam que suas ações são justificadas. Em segundo lugar, eles são incrivelmente sortudos. E terceiro, como duas faces da mesma moeda, não podem realmente existir um sem o outro.

Kharl e Nemencia

Se Buffy the Vampire Slayer (da série de TV, não o filme repugnante) me ensinou algo, é que dois vilões são melhores que um. Provou-se na 2 ª temporada com os vampiros Spike e Drusilla, reafirmou na 3 ª temporada pelo prefeito Wilkins e Faith, e depois fez muita falta em temporadas subsequentes. (Se você quiser fazer caso para o “emparelhamento brilhante” de Rutger Hauer e Paul Reubens no filme Buffy, se mate. De preferência com uma marreta.)

Como Spike e Dru, a “dupla vigarista” na minha campanha de Quarta à noite são amantes, que serve principalmente como um dispositivo de conspiração para explicar por que eles estão juntos, mas também dá a sua relação uma camada adicional de realismo e complexidade, particularmente quando os problemas começam a se formar. Ambos são humanos, nascidos em famílias nobres que sofrem sob a tirania do império dominado por draconatos, que regem a maioria de Iomandra. Determinados a quebrar o domínio imperial sobre a Regência, Kharl e Nemencia roubaram as fortunas de seus pais e gastaram em uma enorme cidadela elemental mantida no ar por um ciclone de água de 300 metros de altura. Uma vez que tiverem obtido a cidadela, Kharl e Nemencia planejam aniquilar a frota imperial em Io’calioth e devastar a cidade-ilha. Pode parecer loucura na sua campanha, mas se encaixa perfeitamente na minha.

É muito fácil odiar um par de crianças ricas mimadas que querem trocar suas colheres de prata por platina, e torrar quantias obscenas de dinheiro porque se sentem desprezadas.

Os heróis se envolvem primeiramente com eles quando eles participam de um leilão secreto de armamento elemental, o último artigo em disputa é a cidadela elemental. É aqui que os heróis encontram Nemencia, que parece bastante inofensiva e fora do páreo… até que ela dá o lance de 25 milhões peças de ouro na cidadela em questão. Nessa hora, não está claro quais são suas intenções, os jogadores são inicialmente levados a acreditar que ela está representando seu pai, um barão poderoso com uma excelente reputação.

Após a conclusão do leilão, Nemencia está mais do que feliz em oferecer aos heróis um passeio por sua nova cidadela, convencida de que eles compartilham seu desdém pelo o império. No entanto, logo fica claro que são suas intenções estão longe de serem nobres. Quando os heróis tentam arrancar a coroa dela, ela despenca a cidadela no mar. Usando um talismã obtido anteriormente na campanha, a heróis viajam de volta no tempo, efetivamente escapando de uma obliteração completa do grupo. (Viagens no tempo: uma divertida, se traiçoeira, trama que eu espero discutir em um artigo futuro.) Os heróis conseguem uma segunda chance, mas em vez de partir pra cima de Nemencia, eles permanecem a bordo da cidadela e aguardam uma oportunidade para traí-la.

Antes que os heróis possam agir contra Nemencia uma segunda vez, Kharl aparece. É quando os heróis percebem que estão enfrentando dois vilões, não um. A complicação adicional é que Kharl não está sozinho: Ele é acompanhado por uma revoada de dragões mercenários subornados para defender a cidadela. O que fazer? Os heróis primeiro tentaram jogar os dois amantes um contra o outro, e quando isso falha, eles tentam convencer os mercenários dragões a trair os amantes, e quase muito bem-sucedidos. Quando Kharl finalmente se torna consciente de seus esquemas, a batalha começou! Enquanto a cidadela cria uma faixa de destruição através do porto de Io’calioth, Kharl e Nemencia resistem pelo maior tempo possível antes de fazer a sua fuga.

O que faz Kharl e Nemencia especialmente memoráveis (além dos suas inúmeras falhas), é a sua longevidade. Desde o primeiro encontro fatídico, eles cruzaram com os heróis em três outras ocasiões:

  • Enfraquecidos e feridos após sua provação a bordo da cidadela, Kharl e Nemencia foram capturados por agentes do império Dragovar. Os heróis sentiram pena o suficiente dos amantes para livra-los de seu aprisionamento. Uma vez fora de perigo, Kharl e Nemencia traem os heróis e quase são mortos antes de fugirem de novo.
  • Os heróis descobrem que o império Dragovar publicou uma recompensa de 2.000.000 peças de ouro pela a captura de Kharl e Nemencia. Os heróis finalmente os capturam a bordo do navio de Kharl, mas quando o navio é invadido por piratas Githyanki, os heróis são obrigados a entregar os amantes para salvar suas próprias peles.
  • Após o seu navio ser destruído por uma mina do Reino Distante, os heróis procuraram outro talismã de viagem no tempo para desfazer a sequência de eventos que causaram a destruição do navio. Eles descobrem um NPJ drow que tem o que eles precisam, e também descobrem que o drow está conduzindo negócios secretos com os piratas Githyanki. Uma vez que eles descubram que os piratas deixaram Kharl e Nemencia sob a custódia do drow, os rancorosos (e um pouco mais exaustos) heróis caçam e matar os dois amantes sem ressentimentos, forçando o drow usar seu talismã de viagem no tempo para desfazer o evento. Quando eles tentaram de novo, os heróis descobrem que Kharl e Nemencia foram arrebatados, e o poder o talismã foi gasto. A fugaz vitória dos heróis se transforma em amarga ironia quando a sede de vingança custou-lhes o item que eles muito procuravam.

Lições Aprendidas

A saga de Kharl e Nemencia não é algo que eu planejava desde o começo. Eu esperava que eles estivessem mortos agora. Tudo que aconteceu até agora é o resultado de centenas de decisões e rolagens de dados, combinada com esforços calculados de minha parte para que eles ressurgissem de maneira inesperada. Eles tornaram-se os arquétipos de vilões de duas cabeças da minha campanha de Quarta à noite. Em algum ponto, vou compartilhar com vocês um outro arquétipo de vilão que se tornou a maldição do meu grupo das noites de Segunda-feira… mas isso é outra história!

O tema da “dupla vigarista” aparece com frequência na literatura, cinema e TV. Parceiros vilões são melhores do que vilões solitários por muitos motivos: eles agem como espelhos um do outro, eles podem se voltar contra o outro e eles lembram os jogadores que vilões também têm relações que podem ser exploradas. Talvez o mais importante, se um deles morre, os outro pode carregar a tocha.

Kharl e Nemencia ensinaram-me outras três lições importantes que valem a pena mencionar aqui:

  • Os melhores vilões são como os heróis: eles não sabem tudo, eles cometem erros e têm um talento especial pela transformar desvantagem em vantagem.
  • Os melhores vilões são aqueles que os jogadores podem interagir.
  • Se você quer evitar seus vilões de serem mortos, tente fazê-los mais valiosos vivos do que mortos, ou fazer as consequências de suas mortes graves e prontamente aparentes.

Quanto ao segundo ponto, há um risco inerente que acompanha dar aos heróis um tempo “cara a cara” com seus vilões cuidadosamente elaborados. Na maioria das vezes, os vilões morrerão antes de atingir um nível real de infâmia, mas para cada dezenove que morrem antes do tempo, haverá um vigésimo vilão que os deuses favorecerão e o vilão (ou dupla vigarista) sobrevive o suficiente para tornar a vida dos heróis verdadeiramente miserável.

Quanto as terceiro ponto, imagine o que aconteceria se os meus jogadores de repente descobrissem que Kharl e Nemencia tinham se tornado heróis do povo, os símbolos de unidade entre os seres humanos a lutar pela independência contra o “cruel” império Dragovar? O que aconteceria, eu me pergunto, se os heróis os assassinaram a sangue frio?

Até o próximo encontro!
—Mestre para toda Vida,
Chris Perkins

Tradução: Aguinaldo “Cursed Lich” Silvestre
Fonte: Wizards of the Coast

Artigo disponível em: http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4dmxp/20110407

*     *     *

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a <a href=”http://www.wizards.com/fankit/fantoolkitdnd.html” target=”blank”> Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”</i>

REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post
3 Comments
  1. Sensacional! Gostei demais da ideia e já sei como aplicá-la. hohoho =D

    • A idéia é exatamente essa. xD

  2. Você também pretende usar duplas de vilões em suas crônicas, Cursed? Isso seria dar um avanção no termo “ferrar os players”, ao menos com vc, nao acha? RSRSRSRSRSRSRSRSRRSR, isso pq já é meio complicado se livrar de um de seus vilões, imagina de dois, e o pior, ao mesmo tempo!!! Mas fica a boa dica pra todoso s que quiserem experimentar essa novidade e, aos que quiserem inovar de verdade, façam uma organização de vilões, onde tem de se enfrentar todos, numa escada hierárquica ascendente.

Leave a Reply