Class Compendium: O Clérigo (Templário)

No jogo Dungeons & Dragons heróis aparecem de muitas formas diferentes. Alguns são guerreiros corajosos, outros são batedores furtivos, e outros são mestres de poder arcano ou divino. Ainda na mesma classe, heróis podem escolher qualquer número de diferentes caminhos ou métodos na medida em que aprimoram suas habilidades e ganham novos poderes. Um guerreiro pode ser um cavaleiro nobre, um assassino brutal, ou um hábil mestre das armas. Um ladino pode ser um ladrão ousado ou um malandro perigoso armado com uma sacola cheia de truques e técnicas mortais. Seu personagem poderia seguir qualquer desses caminhos, ou você pode definir um conjunto único de poderes e habilidades por si mesmo.

Os livros de regras da linha Dungeons & Dragons Essentials: Heroes of the Fallen Lands e Heroes of the Forgotten Kingdons apresentam novas versões de heróis clássicos como o guerreiro, clérigo, ladino, e mago. A série de artigos Class Compendium apresenta revisões e atualizações para as versões dessas quatro classes que foram apresentadas originalmente na 4ª Edição do Livro do Jogador, assim como uma versão atualizada do Senhor da Guerra. Essa série também apresenta talentos para essas classes, tudo em um formato gratuito, para download.

As Classes

Cada artigo da série Class Compendium fornece todas as informações da classe que você precisa para criar  um personagem de uma das cinco distintas classes de Dungeons & Dragons: clérigo, guerreiro, ladino, senhor da guerra e mago. Segue uma breve descrição da classe desse mês, o clérigo; você encontrará a apresentação completa fazendo o download do artigo.

Uma classe fornece um conjunto geral de habilidades e características que todos os personagens daquela classe partilham. Membros individuais de uma classe podem, entretanto, variar amplamente, então, muitas classes são divididas em dois ou mais tipos. Cada tipo dentro da classe representa uma abordagem ou filosofia que heróis pertencentes à classe podem personificar quando abraçam suas carreiras. Por exemplo, guerreiros incluem cavaleiros (mestres em defesa), matadores (combatentes voltados para ataque), e mestres em armas (peritos em dezenas de disciplinas e técnicas marciais). Melhor ainda, você vai perceber que alguns dos talentos (apresentados em um sexto artigo) dão suporte para combinar características e poderes de múltiplas classes e tipos internos de classes, dando a você grande flexibilidade para delinear o conjunto único de talentos do seu personagem.

Clérigo

Servo fiel de uma divindade, um clérigo é ambos um guerreiro formidável e um poderoso usuário de magia. Utilizando orações e habilidades derivadas da fonte de poder divino, um clérigo se destaca ferindo seu inimigo enquanto cura e protege o restante do grupo de aventureiros ao mesmo tempo. Um clérigo cumpre o papel de líder em um grupo de aventureiros.

Heroes of the Fallen Lands introduz o warpriest, um clérigo cruzado distinto pela especialização em um domínio particular de poderes divinos. O tipo de clérigo que você pode criar usando Class Compendium é o templário (o clérigo do Livro do Jogador), um membro de uma ordem de batalha ou uma ordem devota que utiliza uma variedade maior de poderes que o warpriest.

Usando Class Compendium com Outras Fontes

As opções de jogo apresentadas em Class Compendium são projetadas para funcionar com as opções de outras fontes de Dungeons & Dragons, sejam impressas ou online. A série apresenta as regras que você precisa para construir personagens de várias classes, mas não inclui descrições de raças, perícias ou equipamentos para personagens. Você precisará usar Heroes of the Fallen Lands, Heroes of the Forgotten Kingdons, ou o Livro do Jogador para completar seu personagem. Como sempre, o Rules Compendium fornece o completo, e mais atualizado conjunto de regras para o jogo básico.

Poderes: Quando você é instruído a escolher um poder de um tipo e nível particular para seu personagem, você pode selecionar o poder de qualquer fonte que inclua poderes daquele tipo e nível. Por exemplo, se você está jogando com um guerreiro mestre em armas e é instruído a selecionar um poder utilitário de guerreiro de 2° nível, você pode escolher esse poder do Class Compendium ou de um livro, como o Heroes of the Fallen Lands, que inclui poderes utilitários de guerreiro de 2° nível nas seções para o guerreiro cavaleiro e para o guerreiro matador.

Talentos, Caminhos Exemplares, e Destinos Épicos: Quando você escolhe um talento, um caminho exemplar, ou um destino épico, você pode fazer sua escolha de qualquer fonte, desde que o seu personagem cumpra os pré-requisitos.

Tradução por Eduardo Carvalho
Equipe REDERPG
Link para o texto original e o download (em inglês):
http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/dra/201105templar

 

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a <a href=”http://www.wizards.com/fankit/fantoolkitdnd.html” target=”blank”> Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

 

 

Share This Post

Leave a Reply