Design & Desenvolvimento: CD’s de Perícias

Avaliamos continuamente as ferramentas que colocamos nos jogos. Como criamos e desenvolvemos regras e mecânicas, baseamos parte de nosso trabalho em suposições de como esperamos que os jogadores progridam e melhorem seus personagens por suas escolhas de elementos mecânicos como talentos e itens. Há pouco tempo, avaliamos as CD’s do subsistema de perícias e fizemos alguns ajustes na escala de CD’s por nível. Essas tabelas aparecem na página 126 do Compêndio de Regras e no Escudo do Mestre disponível no Kit do Mestre.

Se você comparar os novos valores com as CD’s do Guia do Mestre o Guia do Mestre 2, você notará que as CD’s estão maiores nesta tabela. Você também notará que a escala de CDs Difíceis aumenta mais rápido que as CD’s Fáceis e Moderadas pelo nível. Finalmente, a nova tabela de CD de perícia tem um item para cada nível ao invés de agrupar os níveis de três em três. Essas mudanças não são nem um pouco arbitrárias, como você verá.

Anteriormente, dividíamos os testes em Difíceis, Médios e Fáceis, mas não funcionou tão bem assim para fazer os Mestres usarem-nos na prática. Precisávamos de um sistema que não apenas guiasse o Mestre quando usasse um teste em particular mas também descrevesse os tipos de personagens que estariam tentando esses testes.

O primeiro passo ao avaliar as CD’s era determinar o que essas CD’s realmente representavam. Então descrevemos nosso personagem arquetípico que preencha tal categoria e determinamos o típico bônus de perícia que este personagem teria. Finalmente, definimos CD’s baseados na curva de valores esperados que pudessem representar um desafio razoável para cada nível — definimos desafios razoáveis como uma rolagem de d20 que tivesse sucesso em torno de 65% das vezes (uma rolagem de 8 ou mais).

CLASSE DE DIFICULDADE POR NÍVEL
Nível Fácil Moderada Difícil Nível Fácil Moderada Difícil
1 8 12 19 16 16 22 31
2 9 13 20 17 16 23 31
3 9 13 21 18 17 23 32
4 10 14 21 19 17 24 33
5 10 15 22 20 18 25 34
7 11 16 23 21 19 26 35
8 12 16 23 22 20 27 36
9 12 16 24 23 20 27 37
10 13 18 26 25 21 29 38
11 13 19 27 26 22 29 39
12 14 20 28 27 22 30 39
13 14 20 29 28 23 30 40
14 15 21 29 29 23 31 41
15 15 22 30 30 24 32 42

 

Fácil: A ação envolvida não era trivial, mas era bem simples. Estes são testes simples e devem representar um desafio razoável para personagens que não tenham treinamento na perícia (um personagem destreinado). Um personagem destreinado está tipicamente somando metade do seu nível e provavelmente não tem um nível de atributo que o ajude. Ele pode ter outro +1 por etapa Épica, já que todos os seus modificadores de habilidade foram aumentados no 21º nível. Personagens treinados têm pouco risco de falha, e personagens especialistas têm sucesso quase garantido. Estas são as CD’s que sugerimos aos Mestres usarem quando espera-se que qualquer personagem do grupo passe no teste ou para testes grupais (onde metade dos PdJ’s devem passar na rolagem para darem sucesso ao grupo).

Moderada: Um teste moderado requer um treino mínimo ou habilidade inata, ou um pouco de sorte. Esses testes se destinam a personagens talentosos que tenham treinamento na perícia, embora haja outras opções para se ter um similar ao modificador de perícia, como ter um alto nível de atributo (18+) no atributo chave da perícia ou combinar um bônus racial e um nível de atributo moderado (14+). Essas CD’s progridem um pouco mais rápido que as CD’s fáceis, pois conta os aumentos de níveis de atributo ou acréscimo de um talento ou característica de trilha se o atributo chave não é o primário ou secundário da classe. Essas CD’s são a dificuldade padrão para um teste ou desafio de perícia.

Difícil: Estes testes são destinados a personagens que são ainda mais concentrados numa perícia em particular, embora possa haver relativa chance de falha mesmo para personagens tão especialistas. Sem ajuda adicional (como um bônus de poder ou ajuda de outro personagem), o PdJ especialista passará contra essas CD’s cerca de duas a cada três vezes. O PdJ especialista tipicamente tem treinamento na perícia, e seu nível de atributo padrão é o atributo chave da perícia (ou secundário, junto com um talento foco em perícia ou bônus racial). À medida que o personagem aumenta de nível, esperamos que talentos e a seleção de itens gerem um aumento extra pelo caminho, assim como aumentos de níveis de habilidade. Esta CD é uma boa escolha para realmente desafiar um PdJ focado, embora também seja uma boa CD para usar com sucessos repetidos com uma única perícia num desafio de perícia (caso a primeira e moderada tentativa tenha sucesso).

Super-especialista: Quando identificamos esses arquétipos de personagens, notamos um quarto tipo de PdJ — o personagem “super-especialista”. Este cara tira todo tipo possível de vantagem ao maximizar uma perícia em particular. Ele tem talentos, bônus racial, começa com 20 no modificador primário, é treinado na perícia e procura por itens mágicos que aumentem ainda mais sua perícia. Mesmo com nossa maior escala de CD Difícil, este personagem tem sucesso quase garantido. Mas também é difícil ter bônus tão altos em mais de uma ou duas perícias. Ao invés de elevar as CDs Difíceis a níveis fora do alcance de personagens típicos, reconhecemos que esses personagens existam e serão realmente bons em sua vocação escolhida. Se o Mestre está fazendo seu trabalho (e acabamos de lhe dar mais ferramentas para ajudá-lo nisso), então este personagem terá seus momentos de brilho, mas também enfrentará vários desafios que não podem ser resolvidos com sua perícia maximizada.

Essas novas CD’s são a coluna vertebral para nossos desafios de perícia e para outras rolagens relacionadas a perícias no jogo. Por exemplo, CD’s para escapar de monstros ou armadilhas que podem ser definidas nestes padrões para personagens que esperamos ter chance.

Esperamos que isso ilumine um pouco o método por trás de nossa loucura. Cheque o Compêndio de Regras para um olhar mais profundo sobre testes e desafios de perícia em seu jogo!

Por Stephen Schubert
Tradução de Thiago Hayashi
Link Original: http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/drdd/2010September

***

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

“ Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

Share This Post

Leave a Reply