Tabela de Atualização do Monster Manual 3

Ao longo do tempo, diversos livros para inovação e expansão do módulo básico de D&D foram lançados. Eles continham classes, poderes, opções de estrutura, talentos, poderes, raças, itens e poderes (sim, são muitos poderes). Isso na opinião de algumas sábias pessoas acabou por desbalancear o sistema de uma maneira que poucos poderiam se lembrar, os monstros.

Os monstros não recebiam atualizações, os que vinham impressos nos manuais dos monstros eram imutáveis, não recebiam novos poderes, habilidades, ou sequer, um “ajustezinho” no nível para refletir a ameaça que ele concederia a personagens otimizados com os novos livros.

Mas o Manual dos Monstros 3 (Monster Manual 3, apenas em inglês) mudou isso.

Com novas diretrizes para acerto e dano, o livro trouxe novamente o desafio para as mesas de poderosos jogadores e seus encurralados Mestres. As planilhas dos mortais inimigos dos personagens receberam bônus nos lugares necessários e ajustes que fizeram que o combate pendesse novamente para o equilíbrio dourado e precioso da 4ª Edição.

Mas isso não agradou a todos.

Note que cada uma das funções possuía uma singularidade: brutos eram mais fáceis de atingir, mas possuíam uma grande reserva de pontos de vida; diferente dos soldados, que tinham até 30% a menos, mas em contrapartida tinham suas armaduras e escudos a defendê-los. Guerrilheiros causavam um pouco a menos de dano, a não ser que pudessem se mover alguns quadrados, ação que lhes concediam mais poder de fogo e mobilidade com uma simples ação padrão. Enquanto escaramuçadores se preocupavam em encaixar um golpe bem aplicado a cada duas ou três rodadas.

O material a seguir deixa, basicamente, todos os danos na média, e fornece um equilíbrio necessário ao sistema, mas retira a identidade de cada monstro (pelo menos um pouco) e os coloca em padrão.

Lembre-se que isso não é essencial para sua campanha funcionar, você pode, ao invés das alterações a seguir, dar entre cinco e dez de bônus no dano de cada monstro e pronto. Ou nem alterar nada. Só use se achar que os personagens não têm enfrentado desafios em combates de dificuldade padrão ou fácil.

Para você, que leva um jogo rápido e sem muito planejamento, e não quer ficar alterando planilha por planilha antes de cada encontro, mas ainda assim quer se aproveitar dos benefícios de ver a cara de medo de seus jogadores, ao lançar contra eles um monstro de baixo nível e alto nível de periculosidade. Presenteio-lhe com essa tabela de minha autoria:

 

Tabela atualizada de precisão e dano dos monstros [Simplificada]

Guerrilheiro: Permanece igual em todos os aspectos.

Bruto: +2 nos ataques desferidos contra CA, Fortitude, Reflexos e Vontade.

Soldado: -2 nos ataques desferidos contra CA.

Espreitador: Permanece igual em todos os aspectos.

Controlador: -1 nos ataques desferidos contra CA, Fortitude, Reflexos e Vontade.

Artilheiro: -2 nos ataques desferidos contra CA, Fortitude, Reflexos e Vontade. +2 nos ataques à distância ou de área; (essa mudança é para simular que ele possui pouca aptidão com armas e poderes que se baseiam em rajadas ou ataques corpo a corpo).

Faça AQUI o download da [download id=”85″ format=”3″]

[download id=”85″ format=”4″]

Substitua por completo a entrada de dano dos poderes do monstro, mantenha apenas essa da tabela. Caso o grupo de personagens possua um líder forte, como o clérigo, ou classes com papéis secundários de líder, como o paladino e outras classes divinas, em adição a outro líder use os valores mais altos nos poderes por encontro e recarregáveis, caso seu grupo tenha certa carência de poderes de cura use as variáveis mais baixas.

Espero ter ajudado.

Por Luiz “M3ZTR3” Agostinho

***

Share This Post
2 Comments
  1. A versão em português não levou em conta essa atualização?

  2. Acredito que os próximos lançamentos de D&D com fichas de monstros leverão em consideração os ajustes feitos no MM3.

Leave a Reply