Arquivo REDERPG: Impostores

Em tempos de tantos RPGs Alternativos e de iniciativas independentes surgindo aqui no Brasil, não podemos esquecer este que foi um dos primeiros RPGs indies feito em terras brazucas. Impostores é uma hilária sátira aos jogadores do Vampiro, a Máscara, e foi lançado e vendido como um pequeno e barato fanzine feito em xerox e encadernação espiral pela Marginal Games, uma editora de fundo de quintal que foi criada para lançá-lo. Confiram o release original (publicado em 04/07/2003; 930 visualizações) deste pioneiro do RPG Alternativo brasileiro, e que hoje é uma raridade a ser conseguida.

“Um jogo dedicado àqueles que, como nós, não acreditam em vampiros.”

“Ao meu fiel amigo Pedro Bosque,
Não sei ao certo por onde devo começar a narrar os trágicos acontecimentos que vivi nos últimos dias, ou melhor, noites, mas sei que não poderei guardar meu segredo por muito tempo.

Sinto em lhe dizer que se você prosseguir com a leitura desta nota sua vida correrá grande perigo, portanto saiba que a partir do próximo parágrafo você está por sua conta e risco.

Era tarde da noite quando minha irmã mais velha chegou em casa com um grupo de amigos muuuito estranhos. Todos usavam roupas pretas, maquiagens carregadas e seguiam um rapaz mais velho, que carregava livros e um saco contendo algo estranho. Eles subiram silenciosamente as escadas e se fecharam no seu quarto. Temendo pela minha segurança, caminhei até a porta do aposento e observei o grupo pela fechadura da porta.

Daquela posição pude presenciar o que muitos especialistas descreveriam como um ritual de magia negra ou algo semelhante! A música estranha, todos sentados em círculo e falando sem parar com expressões que nem pareciam deles mesmos. Mas o pior era o cara que parecia ser o líder do grupo, que conseguia prender a atenção de todos enquanto jogava pequenas pedras coloridas no chão e ficava falando com vozes esquisitas, como se estivesse possuído por alguns momentos.

Quando eu achei que nada de pior poderia acontecer uma delas me viu, apontou para a porta e veio na minha direção sedenta por vingança. E antes mesmo que eu pudesse voltar para o solo sagrado de meu quarto o grupo me arrastou pra dentro de seus domínios.

O rapaz que parecia ser o chefe e o qual todos chamavam de “mestre” olhou para mim com uma cara de poucos amigos. Foi então que um ritual de iniciação aconteceu, com aquele bando bizarro me mostrando uma nova visão de mundo. Disseram que eu seria transformado num deles, e num pulo o tal do “mestre” mordeu a batata da minha perna, e disse que o meu sangue havia sido sugado. Eu acabara de me transformar num filho da noite, uma criatura das trevas, um ser amaldiçoado que está condenado a se alimentar de outras pessoas para sobreviver…

Desde aquele momento (mais precisamente ontem à noite) eu tenho vivido como um morto-vivo…e cheguei a conclusão de que seria legal pacas ter um Igor, sabe? Aquele que é tipo o mordomo do Drácula, meio torto e babão! Espero que você compreenda meu drama e não conte este segredo para ninguém…

Saudações do seu amigo vampiro, Guilherme Pedrosa.

PS – Amanhã, na cantina, a gente se encontra pra eu te passar a lição de matemática.”

Introduzindo (no bom sentido) o tema
Impostores é um jogo baseado em todos os jogadores que se vestem de preto e insistem, no calor dos trópicos, em usar um sobretudo pesado e agir como se fosse um vampiro (sim, não se faça de tolo, você sabe quem eles são!).

Com este livro você tem a chance de personificar, nos melhores moldes do RPG, uma dessas vis criaturas da noite. Sentir o drama, a emoção e os perigos que rondam o genuíno e irretocável jogador clássico de RPGs de vampiros.

Em suma, a intenção desta obra é permitir que jogadores mundanos entrem na realidade paralela dos “góticos do RPG”, pessoas que encontraram em determinados livros mais do que uma fábula, mas uma razão para adotar um estilo de vida agraciado pela escuridão.

Pense nos livros da Anne Rice. Pense nos filmes do Bela Lugosi. Pense nos álbuns do Sister of Mercy. Pense na poesia de Lord Byron. E pense, é claro, no Bento Carneiro.

Não tenha medo. Entrar no clima faz parte do jogo.

 

As Turmas

Em Impostores os jogadores vampiros são divididos em diversas tribos urbanas, caracterizadas por suas atitudes e visual. Uns investem mais tempo na aparência, outros na leitura de livros e alguns até se especializam em não saber nada. O que importa é caracterizar sua personagem de acordo com as doutrinas de um desses grupos. Até o presente momento não existe uma organização que reúna essas turmas, porém, muitos acabam se conhecendo por frequentarem os mesmos lugares e curtirem as mesmas coisas.

Pode parecer esquisito, mas pessoas com regras de conduta semelhantes as descritas a seguir podem viver no seu bairro e ter acesso a sua casa (!).
Black Ties – Também conhecidos como “os vampiros da moda”, os Black Ties se consideram a casta mais cool do movimento dos jogadores vampiros, mantendo-se sempre bem vestidos e frequentando casas noturnas da moda.

Ultra Goths – Eles são a turma mais antiga do movimento (ou ao menos acham que são). Conhecidos também como veteranos, acreditam que pertencem a uma pequena estirpe de pessoas que podem se considerar genuínos membros do movimento gótico da cidade.

Deprês – Melancólicos, sem esperança de melhora e visivelmente abatidos, esses jogadores vampiros costumam vagar pelas casas noturnas distribuindo olhares insólitos e maus presságios aos seus frequentadores.

Prisioneiros das Trevas – Mais conhecido como o estágio terminal do impostor clássico, consiste num indivíduo que age como vampiro 24 horas por dia sem dar atenção para as consequências que isso pode lhe causar.

Dark-teens – Composto por pré-adolescentes que moram com os pais e estudam em colégios do primeiro grau, os teens são crianças que de alguma maneira entraram em contato com a cultura gótica e jogos de RPG de vampiros, seja via internet ou casas especializadas em card games.

Escondidos – São os jogadores vampiros que no fundo não aceitam com facilidade o que se tornaram e, por isso, fazem de tudo para não dar na cara que assim como os demais acreditam ter se tornado amantes de RPGs dark.

Os Condes – Um caso à parte, essa turma é composta por jogadores vampiros que não manjam nada, absolutamente nada de cultura gótica e afins. Porém, todas as sextas-feiras exemplares deles são encontrados em casas noturnas do ramo azarando as garotas do movimento.

Editora Marginal Games

***

Share This Post
1 Comment
  1. Pessoal, adorei a idéia de Impostores, foi uma sacada de mestre, essa!!, Com consigo ter acesso a essa relíquia, que deve ser a maior diversão entre grupos de “vampiros sem poderes”, como o meu e, com certeza, de muitos grupos de Storyteller espalhados pelo Brasil.

Leave a Reply