The Shadowfell: Cidade da Meia Noite

Se o Pendor das Sombras é um eco do mundo visto através de um espelho sombrio, então Trevas Forjadas é um reflexo de uma cidade mundana vista pelo mesmo espelho. Porém, este espelho foi estilhaçado em pedaços e depois rearranjado de acordo com a vontade de algum lunático. A cidade zomba de qualquer lei natural. Descendo cada rua, um novo e terrível segredo está pronto para destruir os incautos.

Ainda que a Cidade da Meia Noite seja uma das poucas fortalezas civilizades no Pendor das Sombras, ela não pode ser considerada um lugar seguro, muito menos agradável. Os cidadãos de Trevas Forjadas vêm para a cidade ou ficam nela por razões simples, mas raramente boas. Para aqueles corajosos o suficiente para procurar poder, riqueza e glória no plano das sombras, Trevas Forjadas oferece uma chance de sucesso.

Apesar de seus aspectos negativos, a Cidade da Meia Noite atrai imigrantes e visitantes. Para alguns, a cidade sempre foi e sempre será um lar. Ela é tudo o que eles conhecem. Tais pessoas constroem suas famílias até mesmo neste local obscuro.

O Capítulo 2 de Pendor das Sombras: Trevas Forjadas e Além inclui as seguintes sessões:

  • Uma olhada em Trevas Forjadas: Uma rápida olhada nas características desta cidade em constante mudança.
  • Facções: Algumas considerações sobre os grupos mais influentes em Trevas Forjadas.
  • Muralhas: A primeira porção da cidade contemplada pelos visitantes, tenham eles chegado por terra ou pelo mar.
  • Bairro Empoeirado: O mais antigo dos distritos de Trevas Forjadas, onde reside a maioria dos nobres.
  • Bairro Afogado: Navios recém-chegados competem por espaço nas docas em um dos muitos cais na costa.
  • Distrito da Praça: Os bens que chegam à cidade logo são encaminhados às lojas e mercados desta área.
  • Ala Acorrentada: Este grande distrito é uma área de selvagem atividade, desde os acontecimentos festivos aos sinistros e macabros.
  • Distrito dos Templos: A Rainha de Rapina está longe de ser a única divindade cultuada no Pendor das Sombras. Este distrito possui templos e altares dedicados a uma grande variedade de credos.
  • Ilhas despedaçadas: As cicatrizes de ruína e pobreza marcam estas ilhas, que uma vez já fizeram parte de Trevas Forjadas até que um cataclismo atingiu a cidade, desde suas fundações.

_____________________________________________________________________________

Trevas Forjadas à primeira vista

Situando-se sozinha emu ma longa faixa desolada da costa, Trevas Forjadas é um porto imundo com um grande pântano em um lado e o mar do outro. Dentro de suas grandes muralhas circulares, a cidade é um local estreito e sinistro. É um labirinto de travessas tortas, becos estreitos e construções caoticamente distribuídas. Em todo canto, estátuas com rostos sinistros encaram todos nas ruas.

Estranhos cidadãos, desprovidos de cores e entusiasmo, lotam estas vias. Dentre eles, estão os inescrutáveis Guardiões, uma bizarra raça de zeladores encontrados por toda a cidade. Ainda que os Guardiões não mostrem qualquer razão para seu trabalho, imagina-se que sejam os responsáveis pela manutenção e permanente existência da Cidade da Meia Noite.

Esta cidade é inerentemente mutável, o que é uma qualidade que os Guardiões parecem usar como uma vantagem. Este traço sempre parece pegar os visitantes de surpresa. Os portões da cidade deslizam ao longo das muralhas, estátuas e marcas trocam suas posições. Construções se movem e mudam sem aviso prévio. Em determinada parte da cidade, uma alta torre pode, de repente, desabar em uma pilha de destroços, enquanto em um distrito diferente, uma fileira inteira de casas pode surgir da rua pavimentosa.

Ninguém está certo, mas os nativos acreditam que um habitante obstinado ou um grupo de habitantes consiga evitar o colapso de um determinado local. Esta crença guarda alguma verdade, mas é difícil determinar quem ou o que constitui este tipo de pessoa. Um grande número de ferimentos e outras fatalidades ocorre todo ano devido aos desmoronamentos. Ocupantes que assumem que seus edifícios estão a salvo geralmente são surpreendidos com o contrário, por vezes, com consequências fatais.

Em tudo a respeito da Cidade da Meia Noite paira um ar sinistro, como se o perigo sempre espreitasse por perto. A maioria dos recém-chegados tem o sentimento de que a cidade agiganta-se sobre suas cabeças como um monstro gigantesco prestes a abocanhar os desatentos. Se for possível a uma cidade adquirir as características de um predador furtivo, então provavelmente estamos falando de Trevas Forjadas.

Cinco fatos sobre Trevas Forjadas

Todas as formas de visitantes frequentam a Cidade da Meia Noite, mas a maioria das pessoas no mundo não terá esta oportunidade. Apesar disso, algumas poucas informações são amplamente difundidas.

Muitos regentes: o Príncipe Rolan, o Imortal, reina ostensivamente, mas os cabeças de várias casas da nobreza e de outros grupos com especial interesse acabam tendo mais influência nas atividades do cotidiano da cidade. Sejam eles religiosos, militares ou mercantes, estes líderes podem ser vistos em constante luta pelo domínio da cidade. Visitantes sabiamente evitam fazer parte deste conflito.

Guardada pelos Guardiões: Um grupo de misteriosas criaturas denominadas de Guardiões ronda a cidade. Pouco é conhecido acerca da origem ou propósito destas criaturas, ou mesmo a quem servem. Eles possuem uma ligação poderosa com a cidade de Trevas Forjadas, e os nativos o tratam com medo e respeito.

Paisagem mutável: A cidade inteira é como uma entidade viva. Construções se erguem, entram em colapso, retorcem, remodelam-se e crescem com alarmante regularidade. A maioria dos residentes atribui estas mudanças aos Guardiões, apesar de que ninguém possa realmente explicar o que acontece.

O dinheiro é o rei: Os mercados de Trevas Forjadas são vastos, cheios de misteriosos e maravilhosos tesouros de terras longínquas. Itens raros e poderosos são comprados e vendidos diariamente. Um forte mercado negro também opera aqui. Se determinado item existe e está a venda, ele provavelmente pode ser encontrado em algum lugar na Cidade da Meia Noite.

O Balanço da Morte: A maioria dos cidadãos tolera outras religiões (pequenos altares para várias divindades podem ser encontrados ao longo da cidade), mas a Rainha de Rapina é a deidade dominante do Pendor das Sombras e de Trevas Forjadas. O principal templo dedicado à deusa é o Ninho do Corvo. A Guarda de Ébano do Ninho investe em uma cruzada contra todas as outras religiões.

Os distritos de Trevas Forjadas

Ao longo de séculos de existência, Trevas Forjadas tem, com a ajuda de seus habitantes, expandido e se divido em vários distritos maiores. Ainda que estas áreas sejam indubitavelmente parte da mesma cidade, cada distrito tem uma característica distinta. As qualidades de cada um deles coincidem com as pessoas que residem lá e os propósitos de cada localidade. As mansões do Bairro Empoeirado são estruturas ostentosas com colunas ornamentadas, estátuas e sacadas decorando-as. Casas de adoração, monastérios e mausoléus se alinham no Distrito dos Templos.

Seis distritos maiores compõem Trevas Forjadas. Eles compartilham algumas peculiaridades com a cidade como um todo, mas cada um possui suas características distintas. Segue-se uma rápida descrição de casa um deles, juntamente com conceitos-chave que se deve ter em mente ao descrevê-los.

  • Bairro Empoeirado: Lar do Príncipe Rolan e da nobreza de Trevas Forjadas, o Bairro Empoeirado é um lugar amargo, estagnado. As casas são extravagantes, mas a opulência parece ser desprovida de alma ou lúgubre. É como se as construções fossem pouco mais que criptas glorificadas. Aqueles que vivem aqui certamente tem o sangue frio necessário para viver em tumbas.
  • Bairro Afogado: Este distrito portuário possui uma corrente de maldade que é apenas um pouco menos óbvia que o lodo nas paredes do cais. A vida no Bairro Afogado é desesperadora e cruel. Seus ocupantes vivem com no limite, prontos para partir para o ataque à menor provocação.
  • Distrito da Praça: Centro comercial de Trevas Forjadas e lar de seu maior mercado, o Distrito da Praça aloja uma população dotada de uma cobiça animal, que dá cor às suas ações. Eles inicialmente passam uma impressão de hospitalidade aos recém-chegados, mas a simpatia tensa e o discurso demasiadamente bajulador mal conseguem disfarçar sua avareza e corrupção.
  • Distrito dos Templos: O Ninho do Corvo domina o Distrito dos Templos como uma dragoa chocadeira. Apesar da espiritualidade local, o bairro todo está impregnado com um ar ameaçador e ao mesmo tempo vazio. É como se os rituais não fossem realizados com o coração e todos aqui estivessem procurando um motivo para se sentir ofendidos.
  • Ala Acorrentada: A Ala Acorrentada é o distrito responsável pelo entretenimento na Cidade da Meia Noite, e alberga um número de cidadãos agressivos maior ainda que no Bairro Afogado. A busca por sensações diversas é feita com tal fervor e insensibilidade que pode repelir recém-chegados.
  • Ilhas Despedaçadas: Estas ilhas funcionam como uma favela do Bairro Afogado, e também são conhecidas como Bairro Fantasma pela desesperança que as assola. Um sentimento generalizado de decadência e fracasso inevitável pesa sobre aqueles que vivem aqui.
A Ala Acorrentada

A Ala Acorrentada, o distrito destinado ao entretenimento em Trevas Forjadas, abrange a porção norte da cidade. Espetáculos ocorrem em cada esquina, e intensas sensações espreitam por cada rua, cativando a mente e os sentidos. Cenas bizarras são comuns e pensamentos obscuros são trazidos à tona e se tornam reais. Muitas experiências que podem ser vivenciadas na Ala Acorrentada seriam encaradas de forma severa em outras comunidades ou, pelo menos, vistas como motivo de vergonha. Na Cidade da Meia Noite, entretanto, as pessoas abertamente vêm ao bairro e, de forma também aberta, participam do que quer que seja.

Edifícios na Ala Acorrentada refletem a paixão pela vida no distrito. Eles são mais mutáveis aqui que em qualquer outro lugar da cidade, sendo que suas mutações espelham mais claramente os sentimentos das pessoas. A frente das lojas assume um aspecto irritado quando uma multidão enfurecida invade o bairro durante os enforcamentos semanais ou os jogos mensais nas arenas de gladiadores, por exemplo. Chifres podem surgir acima do batente das portas e janelas parecem dentes cerrados. O ambiente parece querer alimentar o frenesi dos cidadãos, para que assim eles assumam seus papéis, clamando por sangue.

Residentes permanentes na Ala Acorrentada, que não sejam artistas ou outros trabalhadores, são aqueles que afundaram sob o peso melancólico do Pendor das Sombras. A exposição prolongada ao que é oferecido neste distrito entorpece estas pobres almas, gerando efeitos estimulantes. Estes espectros devem se submeter a experiências que são cada vez mais extremas para tentar sobreviver à decadência do corpo, da mente e da alma. Viciados dependem destas sensações agudas para continuar vivendo, já que não conseguem mais se manter dentro de uma faixa de lucidez dentro do Pendor das Sombras. Eles estão presos. Uma vez nesta espiral decadente, poucos conseguem se recuperar.

 

Traduzido por Victor Lopes
Link original: http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ex/20110422

 

***

“O artigo acima é uma tradução com o intuito de divulgação do D&D® 4ª Edição do material disponibilizado gratuitamente no site da Wizards of the Coast , e que é propriedade da Wizard of the Coast LLC e de sua representante oficial no Brasil, a Devir Livraria . Ele foi postado aqui sob a Wizards’ Fan Site Policy . Qualquer discrepância entre os termos aqui usados e os dos livros de D&D® 4ª Edição já lançados ou futuramente lançados em português, prevalecem sempre os termos oficiais estabelecidos pela Devir Livraria .”

Wizards of the Coast , Dungeons & Dragons® and their logos are trademarks of Wizards of the Coast LLC in the United States and other countries. © 2009 Wizards. All Rights Reserved.”

” REDE RPG is not affiliated with, endorsed, sponsored, or specifically approved by Wizards of the Coast LLC. REDE RPG may use the trademarks and other intellectual property of Wizards of the Coast LLC, which is permitted under Wizards’ Fan Site Policy . For example, DUNGEONS & DRAGONS®, D&D®, PLAYER’S HANDBOOK 2®, and DUNGEON MASTER’S GUIDE® are trademark [s] of Wizards of the Coast and D&D® core rules, game mechanics, characters and their distinctive likenesses are the property of the Wizards of the Coast . For more information about Wizards of the Coast or any of Wizards’ trademarks or other intellectual property, please visit their website at (www.wizards.com).”

***

 

 

Share This Post

Leave a Reply