NpLarp – Núcleo de Pesquisa em Live Action começa em SP

Iniciou-se no mês de junho o projeto NpLarp -Núcleo de Pesquisa em Live Action Roleplaying. Com o patrocínio do Programa VAI (Programa de Valorização a Iniciativas Culturais) da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, o projeto tem por objetivos fomentar a discussão e o debate sobre a linguagem no Brasil, produzir textos em língua portuguesa e começar um processo de tradução dos materiais que já existem, em abundância, em outras línguas, mas são pouco conhecidos por aqui.Além disso, o grupo Boi Voador, que compõe esta primeira formação do núcleo, fará 6 larps (lives, como são mais conhecidos por aqui) em caráter experimental. Serão pelo menos 2 larps prontos criados por estrangeiros e 4 inéditos, criados pelo grupo ao longo da pesquisa.

Há dois blogs para o projeto, Boi Voador, que se pretende um blog de grupo, com diário de produção e comentários sobre a pesquisa de cada live e o NpLarp, que pretende ser um ponto de encontro teórico e reflexivo, e um node para reunião de textos em língua portuguesa sobre larp. Para ambos os casos, o grupo está aberto a colaboradores: interessados em participar dos lives experimentais para o primeiro caso e a colaborar com artigos, traduções, comentários e o que mais puderem imaginar para o segundo.

Há ainda pelo menos 4 oficinas, com profissionais de áreas correlatas ao larp que serão realizadas até dezembro e o grupo promete uma surpresa no final do projeto: por um lado, uma ocnclusão dos trabalhos, por outro, uma introdução para a próxima etapa em 2012.

Para conferir os blogs e acompanhar o projeto (por uma perspectiva ou por outra):

boi voador: www.boivoador-larp.blogspot.com
nplarp: www.nplarp.blogspot.com

***

Share This Post
Written by Luiz Falcão
Luiz Falcão é designer e artista plástico. Organizou seu primeiro larp (live-action roleplay) em 2003 e desde 2006 atua junto a Confraria das Idéias. Em 2011, é um dos fundadores do grupo Boi Voador e idealizador e diretor do projeto NpLArp.

Leave a Reply