Programa de radionovelas interativo dos anos 90 lança site-tributo

“Labirinto – Prisioneiros da Imaginação” passa a disponibilizar acervo com quase 70 histórias na internet.

Há 17 anos fora do ar, o programa “Labirinto – Prisioneiros da Imaginação”, da rádio USP, está de volta, desta vez na internet. Sucesso nos anos 90, a cada fim de semana o programa trazia para os lares paulistanos até duas histórias inéditas sobre temas diversos, inspiradas no mundo do RPG (Role Playing Games, ou jogos de representação). A proposta resgatou as radionovelas, gênero que perdeu terreno no Brasil com a popularização da teledramaturgia, a partir dos anos 60, e deu a elas um tratamento inovador, voltado para o público jovem. Além disso, as histórias traziam o elemento da interação, com a possibilidade de os ouvintes decidirem os rumos dos personagens, em uma época em que o universo interativo da internet ainda estava surgindo. As mais de 70 histórias foram inteiramente produzidas por alunos da USP que, na época, não tinham nenhuma experiência prévia de rádio. Além de escrever e interpretar as histórias, eles também eram responsáveis pela complexa sonografia das aventuras.

O novo site (www.prisioneirosdaimaginacao.com.br) traz 69 histórias transmitidas pelo programa e foi fruto de anos de esforço por parte dos produtores, que tiveram que digitalizar cada uma delas. Algumas das aventuras se perderam, já que não restou nenhum tipo de registro. “Deu muito trabalho. Nós não tínhamos as gravações de todas essas histórias. As histórias que disponibilizamos são do arquivo de um grande fã do programa, que gravou quase tudo”, diz “Haqeen”, um dos produtores.

Além de apresentar as histórias originais, o site também destaca novas histórias em áudio, algumas com possibilidade de interação como nos programas originais, além de histórias curtas (sem interação) e adaptações de obras literárias. Há ainda informações sobre os produtores, que encarnam eles mesmos personagens do universo do “Labirinto”. Para “Arcano9” o site permite a quem não acompanhou o programa original embarcar no projeto, ouvindo aventuras com temas variados como terror, fantasia medieval, ficção científica, faroeste e comédia. “O sucesso do rádio deve agora se repetir na internet. Esperamos que as pessoas se divirtam como se divertiam ouvindo o programa no rádio”, diz “Arcano9”.

Sobre o programa original

“Labirinto – Prisioneiros da Imaginação” foi ao ar na Rádio USP (94,7 FM) entre agosto de 1994 e janeiro de 1996 em dois horários semanais, aos sábados e domingos do 12h às 13h. Cada programa trazia uma aventura de cerca de 30 minutos, inspirada no universo do RPG. As histórias permitiam a participação do ouvinte, que podia ligar durante a transmissão para opinar sobre decisões que os personagens deveriam tomar. Toda semana eram transmitidas até duas aventuras inéditas, inteiramente escritas, produzidas e interpretadas por alunos da USP sem experiência prévia em rádio. Em seu auge, o programa chegou a receber cerca de cem ligações de ouvintes em uma só transmissão e foi tema de reportagens em revistas e na TV.

Contato para entrevistas e mais detalhes

Rafael Gomez (011 8924 1127, arcano9@hotmail.com)

***

Share This Post
1 Comment
  1. Saudoso labirinto… Todas as tardes dos fins de semana iniciando o programa com um “salve salve meus cumpadi” ou um poema escatológico de Arcano 9… Meia hora depois, invariavelmente, ligava loucamente para os telefones da rádio usp para escolher o destino dos heróis (ou anti-heróis)…

    Memoráveis histórias!

    Definitivamente um trabalho fantástico que merece ser conhecido!!!

Leave a Reply