E o C7L?

Saudações, aventureiros! Antes de tudo, devo pedir mil perdões pelo silêncio dos últimos meses. Infelizmente, as notícias que eu trago não são as melhores, não são as que eu gostaria de estar transmitindo, mas tenho a obrigação de deixar vocês atualizados.

Primeiramente, a boa notícia: continuamos trabalhando no terceiro livro, o Guia do Jogador de C7L, embora nosso ritmo seja a de uma tartaruga manca sem muletas. Além da falta de tempo crônica minha e do Vinicius Alvim, tivemos outro problema que compartilho com vocês. Sim, vamos agora às más notícias…

Faz alguns meses que o Leonardo “Himura” sumiu. Ele estava com problemas pessoais e deve ter se afastado por isso. Digo “deve” porque infelizmente ele não me deu nenhum retorno e nem me enviou a parte da mecânica de jogo do livro que teoricamente deveria estar terminada. Depois de dois meses sem nenhuma resposta ou notícia da parte dele, passei a bola para o Vinicius, que agora será co-autor do livro comigo, ficando o Himura como colaborador – vamos aproveitar boa parte do que ele havia feito.

Demorei a informar isso publicamente a vocês, porque ainda tinha esperança dele voltar do limbo em que se escondeu. Como passou mais alguns meses e tal felicidade não aconteceu, toquei o barco adiante e agora informo publicamente, para não ter os problemas que já tive anteriormente no C7L.

Não guardo mágoa ou rancor do Himura. Entendo perfeitamente os problemas que ele estava passando. Apenas fico chateado dele não ter ao menos dado uma satisfação ou oficialmente ter se afastado do C7L. Mas desejo toda a sorte do mundo e que as coisas se resolvam bem para ele.

Não é a primeira vez que isso acontece no C7L – e muito menos em alguma iniciativa do RPG brasileiro, e podem ter certeza que não será a última. Infelizmente existem coisas concretas que exigem nossa atenção, responsabilidades como emprego, filhos, estudo, etc. Tenho certeza que, no que dependesse do Himura, ele continuaria trabalhando com a gente, porque os olhos dele brilhavam quando falava e mestrava os primeiros playtests do C7L para a 4ª Edição. Mas existem muitas coisas que estão além do nosso controle, e o RPG acaba sendo jogado para escanteio por conta delas.

Assim, o Vinicius Alvim assumiu a maior parte da mecânica de jogo – eu vou fazer uma coisinha, talvez outra – e eu continuo fazendo o milagre da multiplicação dos minutos para terminar a parte de cenário, atualizando a ambientação para dois anos depois do que foi mostrado no Guia de Isaldar. O meu planejamento anterior era o Himura terminar toda a mecânica e, enquanto eu a revisaria com o Vinicius, ele me ajudaria a terminar a parte descritiva do cenário, que era algo que ele queria muito fazer. Por isso ainda esperei por ele um bom tempo.

Agora temos que continuar e ir adiantando o mais rápido que pudermos. O lado positivo é que o Vinicius Alvim é um expert nas regras de D&D 4ª Edição, uma das pessoas ou a pessoa que mais domina essas regras que eu conheço, e eu conheço muita gente que joga 4ª Edição. O lado negativo é que muita coisa da parte de mecânica que teoricamente estava pronta, está sendo refeita ou feita, porque não foi repassada. Mas eu acredito que as regras estão ficando ainda melhores.

A outra má notícia é que demoramos tempo demais com o terceiro livro e os boatos sobre uma 5ª Edição de D&D aumentam cada vez mais.

Uma nova edição de D&D pode ser anunciada no próximo D&D Experience, em janeiro de 2012. Então temos até lá para terminar completamente o livro (incluam aí novos playtests). Porque não quero que aconteça o que aconteceu com o primeiro livro do C7L, feito para a edição 3.5: um mês após o seu lançamento, foi anunciada a 4ª Edição de D&D. Se corrermos com o livro para lançá-lo no Natal deste ano – que seria o ideal – enfrentaremos o risco de um mês depois termos o anúncio de uma nova edição de D&D.

Então temos que esperar para saber o que a Wizards irá fazer, se ela irá anunciar uma nova edição no D&D Experience 2012, ou se vai mostrar uma agenda de lançamentos da 4ª Edição para o primeiro semestre do próximo ano.

Além disso, mesmo que para nossa alegria a Wizards continue mais algum tempo com a 4ª Edição, ainda temos que ver se a Conclave vai ter interesse em lançar o terceiro livro impresso depois de toda essa longa demora. Uma versão para ser vendida em .PDF é garantida, mas iremos conversar com a editora sobre a versão impressa.

E se for anunciada a 5ª Edição do D&D? Nesse caso iremos avaliar com a Conclave nossas opções, se esperamos para ver se haverá uma licença para outras empresas, ou se abraçamos outro sistema de jogo. Claro que ouviremos os nossos pacientes jogadores, através da Comunidade Oficial do C7L no Orkut .

No mais, vou esporadicamente publicar alguma coisa sobre o C7L, até que o Guia do Jogador esteja totalmente pronto. Sem frequência definida, apenas quando puder, para focar na conclusão do livro. Infelizmente não vivemos de RPG e situações como a do Himura nós também enfrentamos, com a diferença que fazemos ainda mais marabalismos com a nossa falta de tempo para continuar mexendo com o RPG, apesar de tudo. Para vocês terem uma ideia, o segundo capítulo da Guarda Negra de Dol Mordhar está manuscrito desde março! Até agora não consegui um tempo para digitá-lo e publicá-lo aqui na REDE, o que eu espero fazer em breve. Os dois artigos que escrevi recentemente sobre o nosso mercado, somente foram feitos porque fiquei seis dias em casa de licença médica (uma pequena e corriqueira cirurgia, nada demais) e naturalmente aproveitei para também trabalhar no terceiro livro.

Por fim, novamente peço desculpas a todos vocês pelo silêncio e pela demora. E podem ter certeza que estamos nos empenhando ao máximo para todo esse atraso ter valido a pena.

Por Marcelo Telles
Equipe C7L
***
Share This Post
8 Comments
  1. Se eu fosse vcs desistia de tentar o livro como um “cenário de D&D” e fazia que tem a Jambô fez com o Tormenta, desenvolvesse um jogo OGL com regras similares à 4ª edição (se esse for o objetivo de vcs) mas ser ser exatamente igual (pq senão seria plágio né). É só analisar M&M, é OGL, baseado no D20 mas bem diferente do D&D. Criem um sistema próprio de vcs e não dependam mais da Wizards, pois ela a cada 4 ou 5 anos lançará uma versão nova do D&D.

  2. Salve, grande bárbaro cimério! :-)

    Um livro com todas as regras nele, além do cenário, ficaria bem maior e mais caro. Então, por enquanto esta não seria uma opção para o C7L. Além disso, atualmente a Conclave está trabalhando só com a 4a Edição e é a única editora que no momento está fazendo isso aqui no Brasil, além da Devir.

    Mas sua sugestão é bem vinda e será avaliada como uma alternativa. Não poderá ser um OGL da 4a Edição, porque a licença dela (a GSL) não permite tal coisa. Mas pensaremos, se for o caso, em alternativas de sistemas.

  3. Por alto, porque o Pathfinder não poderia ser utilizado para o C7L ? É um sistema aberto… as diferenças entre ele e a 4ª edição são tão grandes assim ao ponto de não deixar o cenário fluido como deveria ser?

  4. Adaptar para o Pathfinder não seria difícil, afinal, os dois primeiros livros do C7L são para D&D 3.5. O problema é que no Brasil não há nenhuma editora dando suporte ao Pathfinder, e pelo visto não vai ter. Apenas uma iniciativa feita por fãs, muito bacana, por sinal.

    Então é meio complicado migrar um cenário para um sistema que não tem suporte oficial no nosso idioma.

  5. Poderia ser lançado com regras bem enxutas, como o Tormenta RPG, e ao invés de muitas classes e raças, o módulo Básico poderia ser BEM BÁSICO mesmo, com apenas 4 raças básicas (humano, elfo, anão e halfling), 4 classes básicas (guerreiro, mago, clérigo e ladino), poucos talentos, perícias treinadas, e novas regras de magia e talvez de manobras de combate (Poderes de classes maciais) para simular os poderes da 4ª edição, já que queriam que fosse um cenário da 4ª edição.

    Acho que daria como fazer um livro com as regras básicas suficientes para jogá-lo e mais o cenário.

  6. Fico triste com a noticia. O C7L é um cenário que achei muito interessante, me deu várias idéias para aplicar nos RPG já vinha jogando.
    Espero que tudo se resolva o mais breve possível.

    Conan, só um ponto em seu comentário. É complicado reduzir as raças e classes, pois isso afetaria diretamente o conteudo já lançado do cenário.

  7. Obrigado pela força, Guzzon. :-) Apesar de neste texto não ter trazido notícias melhores, já tenho uma boa notícia sobre o C7L, que irei divulgar depois em início outubro.

  8. Parabéns por levar a diante tão louvável iniciativa!

Leave a Reply