Novidades do The Grand Masquerade 2011

Neste último final de semana rolou a edição 2011 do The Grand Masquerade, convenção da White Wolf que reúne fãs do Mundo das Trevas em grande estilo na cidade de New Orleans. Mas desta vez houve uma razão especial para a celebração: os 20 anos de Vampiro: a Máscara!

A festa rolou entre os dias 15-18 em hotéis do French Quarter, bairro icônico da cidade mais vampírica dos Estados Unidos. Os dias foram marcados por diversas sessões de live action organizadas pelos mais tradionais clubes de LARP americanos, com produções teatrais bem elaboradas, campeonatos de Vampire: the Eternal Struggle,  além de festas comandadas pelo Succubus Club, com autores e figurões circulando pelo salão no mais gótico ambiente das crônicas da Máscara.

Le V20 est arrivé!

Entre os principais eventos que marcaram a convenção, houve o aguardado lançamento do livro especial de 20 anos de Vampiro: a Máscara, o famigerado V20. E resultado final honrou todos os adjetivos prometidos na pré-venda. Nasceu ali uma verdadeira edição de luxo, com mais de 520 páginas com bordas prateadas, belíssimas ilustrações coloridas e duplo marcador preto e vermelho, envolto em capa dura de couro sintético preto de alta qualidade. E um belo emblema metálico na lateral. É pra deixar os felizardos futuros donos dessa preciosidade em ansiosidade mil! Quem participou da pré-venda receberá até o início de outubro um exemplar gratuito em PDF do V20, para já ir degustando.

Novas conversas sobre o MMO

Outro evento que marcou o Grand Masquerade foi o painel da CCP Games sobre o MMO baseado em Vampiro: a Máscara, anunciado ano passado e mantido desde então sem muitos esclarecimentos. Mas dessa vez os desenvolvedores liberaram várias informações que demonstram a ambição desse projeto que promete muito!

Como em um bom jogo vampírico, todo personagem começará como mortal, tendo a opção de ser abraçado e se tornar um amaldiçoado posteriormente.  Sim, será possível prosseguir na história inteira como mortal. Personagens vampiros até poderão abraçar personagens mortais, com consentimento. Apesar de surgirem esporadicamente outros seres sobrenaturais, como lobisomens e magos, eles não serão jogáveis a princípio. Tudo isso em um cenário adulto, sem pudores quanto a sangue, escrotidão, nudez e carnificina. Porém tais elementos serão inseridos de forma bem justificada.

O desenvolvimento do jogo tem como diretriz evocar ao máximo o clima de live action, com centro na interação entre personagens e com o ambiente se alterando por consequência das suas ações. Haverão enredos principais “globais” e vários sub-enredos opcionais e espontâneos a serem seguidos, com objetivos e conclusões variadas. Tudo isso para fazer dos personagens verdadeiros construtores da história, não apenas meros executores de quests. Entre os vários esforços para ampliar essa experiência interpretativa se destaca a inclusão de uma função de VoIP no jogo, para incentivar a comunicação entre jogadores através de voz (ao invés de mensagens de texto), um incremento ao fator emotivo das cenas.

O jogo será ambientado em diversas cidades, onde será sempre noite (os períodos de luz do sol serão apenas ignorados ou “pulados”. No passado foi cogitada a possibilidade de se jogar como um ghoul durante o dia, mas tal opção foi descartada), com hierarquias vampíricas armadas em cada uma delas. Tudo estará centralizado num único servidor global, onde as interações entre cidades serão possíveis e incentivadas. Será possível ao jogador ascender nos diversos cargos e chegar até mesmo a ser Príncipe de uma cidade, o que poderá ocorrer pela via da violência ou apenas com política e influências.

Os avatares dos jogadore serão extremamente customizáveis, com diversas opções de aparência e vestuário, de forma que cada personagem tenha um visual único e que dispense até mesmo o nome sobre seu avatar (opcional). A ficha do personagem será bem semelhante ao RPG de mesa, com a presença dos tradicionais clãs e disciplinas da Máscara. A exceção são os Caitiff, que ficarão de fora do MMO. Os persoagens também terão seus próprios refúgios, espaços seguros para abrigo/esconderijo.

Entre as mecânicas presentes, a que mais chamou a atenção foi a da Morte Final. Isso mesmo, a depender de quão grave for o dano que seu personagem sofrer, ele pode ser perdido para sempre! Em complemento a isso haverá o Torpor, que no MMO funcionará de maneira diferente do RPG de mesa; em vez de longas eras de inconsciência, aqui ele servirá como uma morte não definitva, que permita e justifique sua recuperação. Os desenvolvedores também confirmaram que o diablerie será possível, mas suas regras ainda estão sob discussão.

Haverá um modo PvP de uma forma bem mais aberta do que os atuais MMOs, não apenas centrado em derrotar outros jogadores, mas também em criar complexas alianças e guerras secretas por sob os panos. Nesse sentido, a Humanidade será um importante atributo, que decairá à medida que o jogador cause danos deliberados a terceiros, quebre a máscara, etc. Humanidade baixa levará o jogador a ser caçado e atacado por outros, mesmo que ele não esteja em PvP. Essa estratégia permitirá a identificação e punição de griefers chatos. Caso a regra de humanidade não seja suficiente para deter os peçonhentos, haverão penalidades piores (até banimento).

Todas essas novidades levam a crer que está para surgir um grande jogo, com potencial para proporcionar uma verdadeira experiência de roleplay, maior fraqueza do gênero de MMO. Quando será lançado? Nada está definido, mas especula-se que não chegará antes do segundo trimestre de 2012. Fiquemos de olho até lá, porque o negócio promete!

***

Share This Post
Written by volmer
Eu sei que tem trapaça aqui. Mas é o único jogo que existe nessa cidade.
3 Comments
  1. Esse MMO vai ser demais, vai valer a espera!!!! Tomara que revolucione os MMOs assim como Vampiro – A Máscara revolucionou os RPGs de mesa em sua época.

    Vale lembrar tb que o Mundo das Trevas Clássico tá voltando tb no RPG de mesa!!!! Pra quem não sabe, além do Vampire – The Masquerade 20th Anniversary Edition, tb estão programados os seguintes suplementos do Mundo das Trevas Clássico:

    – Inverno americano (verão brasileiro) de 2011-2012: V20 Companion

    – Primavera americana (outono brasileiro) de 2012: Vampire: The Masquerade – Children of the Revolution

    – Verão americano (inverno brasileiro) de 2012: Werewolf: The Apocalypse – 20th Anniversary Edition

    – Outono americano(primavera brasileira) de 2012: Mage: The Ascension – Mage Convention Book

    – Inverno americano (verão brasileiro) de 2012-2013: Vampire: The Masquerade – Hunters Hunted 2

  2. Meu Deus to ate salivando para por as mãos nessa edição do V20!!

    Se conseguirem fazer tudo q estão prometendo vai ser um execente MMO.

  3. Como fã eu acho muito legal. Percebo que tem uns 14 anos que joguei vampiro pela primeira vez e bate uma saudade bacana do tempo que tinha menos responsabilidades e mais tempo livre com os amigos. Mas analisando friamente acho engraçado, detonam o WOD, criam WOD 2.0 e agora começa um processo de tornar o WOD original, um “artigo de luxo” e preparam terreno pra um MMORPG (que se for metade do que prometem já vai ser inovador). E aposto que se o MMO der certo e for sucesso teremos uma retomada do antigo WOD em forma de livros comuns, até eles desgastarem o produto novamente e quem sabe rola rum Requiem 10 anos hahahaha …. Se não me engando a tempos atrás o Fabiano “Lordmon” escreveu um artigo onde ele mencionava essa tendÊncia dos RPGs no formato livro se tornarem artigos de luxo para uma “velha guarda” que ainda consome esse tipo de mídia…pra mim isso do WOD confirma essa teoria

Leave a Reply