Arquivo REDERPG: Simulacron-3 (resenha)

Simulacron-3 é um romance de ficção científica de 1963, no qual o filme 13º Andar foi baseado, e que foi uma das prováveis inspirações da trilogia Matrix. Esta resenha feita por Jocimar Oliani (2.262 leituras) foi publicada originalmente no antigo portal em 10 de novembro de 2003. Confiram a seguir.


Simulacron-3 de Daniel F. Galouye

Após alguns fatos estranhos, um especialista em computação começa a sentir que o mundo ao seu redor não é bem o que parece ser, ao mesmo tempo que uma mulher misteriosa parece saber bem mais do que aparenta… até que suas investigações desvendam uma verdade terrivel sobre a realidade em que vive…

A Trilogia “Matrix”? Ou uma historia de Philip K. Dick?

Nenhum dos dois. É “SIMULACRON-3”, escrito por Daniel F. Galouye em 1963 e que inspirou o filme “O Décimo-Terceiro Andar” – uma história clássica, muito a frente de seu tempo, sobre Realidade Virtual e Questionamentos Filosoficos sobre a Natureza da Realidade bem antes de Matrix), escrito quando as técnicas de simulação por computador apenas engatinhavam…

Em “SIMULACRON-3”, a sociedade da decada de 2030 não quer correr riscos de nenhum tipo, por isso empresas, instituções e governos baseam suas politicas em pesquisas de opinião publica – simplesmente não se atrevem a decidir qualquer coisa em saber como as pessoas poderão reagir… E esse fato dá um grande poder aos Institutos de Pesquisa e para a Associação de Monitores de Reação, para o desespero para população que não aguenta mais esses perguntadores implacaveis em cada esquina! Mas talvez haja uma solução: os especialistas em computação Hannon J. Fuller e Doug Hall criam Simulacron-3, um simulador que gera uma versão virtual perfeita da comunidade em que vivem, completa até o ultimo detalhe, incluindo os elementos individuais de sua população – pessoas virtuais (unidades reativas, no jargão do livro) que pensam e reagem como pessoas do mundo real, sem saber que vivem em um mundo virtual – que são apenas dados em um computador. Esse sistema promete revolucionar o estudo das relações humanas e mudar a cara da sociedade, ao mesmo tempo que pode predizer a reação da população melhor que as lentas pesquisas de opinião publica… isto é, se Hall puder impedir que seu patrão, Horace P. Siskin use o sistema para seus próprios propositos…
Mas parece que alguém ou alguma coisa *não* quer que Simulacron-3 entre em funcionamento…

A trama começa quando Hall, em uma festa de Siskin para promover o sistema Simulacron-3, vê seu colega de trabalho, Morton Lynch, simplesmente sumir de um momento para o outro diante de seu nariz, logo depois de dizer que a morte de Fuller, o criador de Simulacron-3, *não* foi um acidente e que ele tinha feito uma “descoberta basica” sobre a realidade em que viviam… e agora ninguém mais se lembra dele… alias, para os outros, nunca *existiu* um Morton Lynch… o que está acontecendo? Será que alguém fez Lynch desaparecer… ou será que ele é apenas um fragmento da imaginação de Hall? Não ajuda o fato dele estar tendo ataques de mal estar e amnesia…

Só que as coisas começam a ficar complicadas: uma pista que Fuller teria deixado, um desenho de Aquiles e uma tartaruga, desaparece bem na frente de seu nariz… um acidente de carro misterioso… um pesquisador de opinião publica que do nada diz para Hall esquecer daquele assunto… as estranhas reações de Jinx Fuller, a filha de seu falecido amigo e mentor, por quem começa a se interessar… Cada vez mais curioso e intrigado, Hall começa a investigar o que seria a “descoberta basica” de Fuller, tendo que enfrentar várias portas sendo fechadas e pistas falsas, que conduzem a um clima de paranoia e duvida que deixaria Philip K. Dick orgulhoso.

Será que Hall está sofrendo de pseudoparanoia devido a natureza de seu trabalho com Simulacron-3, como seu colega de trabalho Avery Collingsworth suspeita, ou será que ele realmente é, assim como seu mundo, uma simulação em um simulador muito maior, como afirma Phil Ashton, uma unidade reativa que *sabe* que é uma ficção criada para o funcionamento de Simulacron-3, e que quer ser apagado or ir para o Mundo Real, em que Hall vive? Será que a integridade de sua mente está se acabando, ou seu mundo está sofrendo as interferências de uma entidade bem mais poderosa? Se suas suspeitas estiverem corretas, quem seria a Unidade de Contato, o espião da Realidade Suprema, em seu mundo? Siskin? Seu colega Whitney? Sua nova secretária Dorothy Ford? Jinx Fuller? *Quem?*

E mesmo que consiga encontra-la (se é que ela existe!), o que ele, uma sombra digital – e sem os poderes de um Neo, de “Matrix”, -poderá fazer contra o maior oponente possivel dele e de seu mundo, o onipotente e megalomaniaco Operador da Realidade Suprema…?

Isso se tudo não for apenas loucura sua…

“SIMULACRON-3” é um daqueles raros livros, com seu estilo direto e simples, que você pode ler da várias maneiras: uma excelente história que mescla ficção cientifica e mistério, um questionamento da realidade e de como nós a encaramos, a busca para atingir uma verdade mais elevada… Jogando Berkeley contra Descartes, “SIMULACRON-3” faz com que ao final olhemos em volta e imaginemos: o nosso mundo é real? *Você* é real?

Aí você ri e pensa que é claro que você é real…

Mas você pode ter *certeza* disso?

Pense sobre isso…

Jocimar Oliani
Cedido à REDE RPG

***

Share This Post

Leave a Reply