Três RPGs que poderão estar a venda no futuro

Os três RPGs abaixo estão em fases beta, mas é bem capaz que estejam nas prateleiras até o ano que vem. Um deles já está em processo bem avançado, estando atualmente na revisão que é o Trevas: Campanha Épica.

Elementum
Elementum é um RPG criado para a licença Creative Commons e criado há mais de 10 anos atrás. Elementum é um jogo sobre um mundo fantástico, assolado pela guerra e pela desunião, onde heróis combatem vilões usando incríveis poderes místicos.

 

Essa é uma versão para playtest, apenas com as regras e a ambientação. O texto abaixo com as palavras do autor são do blog Dungeon Compendium.

“Este texto que você tem em mãos é uma versão de teste, ou beta, do Elementum RPG e é fruto de 2 anos de reflexão, idéias e trabalho. Mas o projeto para este jogo começou muito antes, há mais de 10 anos. Na época eu já era um jogador de RPG regular e já tinha criado um ou dois sistemas próprios, apenas por diversão, quando tive contato com um jogo do antigo Super Nintendo, chamado Chrono Trigger. O visual e a mistura de elementos deste jogo me inspiraram a criar um cenário próprio e que acabou gerando um conjunto de regras próprio.

Desde então o cenário/sistema de Elementum vem sendo criado, modificado, abandonado, recriado, apagado e reescrito inúmeras vezes. Da idéia inicial pouco restou, além do nome e das premissas fundamentais do cenário: fantasia, magia e os quatro elementos. O conjunto de regras foi reescrito do zero pelo menos cinco vezes, e cada novo sistema era completamente diferente do anterior. Já tentei adaptá-lo para sistemas existentes, mas o resultado final nunca me agradava. Muitas vezes pensei em largar de vez esse projeto, mas sempre acabava voltando a ele por alguma razão.

E finalmente, depois de tudo isso, cheguei a esta versão que você está prestes a ler. Não que eu esteja satisfeito, longe disso, mas graças ao incentivo de pessoas valiosas e do grande movimento de jogos independentes que surgiu na internet, resolvi disponibilizar este Beta do jogo, para que pudesse ser jogado e testado por outras pessoas.

As influências e referências acumuladas que me trouxeram até este texto foram inúmeras, muitas delas mais antigas que aquele jogo de videogame que disparou tudo isso, mas duas merecem ser citadas: o sistema PDQSharp (PDQ#), de Chad Underkoffler, e o sistema FATE (Spirit of the Century e Diaspora), de Fred Hicks e Rob Donoghue, que me deram idéias para várias mecânicas. Isso sem falar nos livros, músicas, quadrinhos, filmes, jogos (eletrônicos ou não), séries, programas de TV e textos que eu consumi ao longo da minha vida e que estão, ao menos em parte, representados aqui. É muito provável que você reconheça boa parte destas influências.

Espero sinceramente que Elementum seja divertido para você jogar e que permita a você passar muitas horas agradáveis, sejam em aventuras curtas, sejam em grandes campanhas. Sendo ou não, gostaria muito de receber a sua opinião sobre o jogo e como foi para você e o seu grupo a experiência de jogá-lo. Esse retorno é fundamental para mim, para que eu possa aparar as arestas e acertar os detalhes. E se você achar este jogo uma verdadeira porcaria não tenha medo de me dizer o porquê. Começar tudo de novo não será nenhum problema para mim! Toda a crítica é bem vinda.”

Confira esse novo RPG para download no 4Shared!


 

Lajedos & Lagartos
Lajedos & Lagartos foi idealizado para ser uma releitura sertaneja do clássico Dungeons & Dragons. Foram feitas as devidas adaptações para que esta versão possuísse a linguagem adequada aos costumes nordestinos e regras que consigam transportar o mundo sertanejo para o jogo. Espero que o resultado agrade ao leitor e também aos jogadores. Que todos recebam um pouco dessa cultura tão cheia de suor, sangue e risadas.

Lajedos & Lagartos é o RPG onde os jogadores revivem o Nordeste fantástico da literatura de Cordel. Inspirado nas obras dos mestres da literatura nordestina, nas poesias dos poetas matutos, nos causos dos cantadores de feira, nas piadas dos palhaços mambembes, nos repentes dos repentistas de embolada, nos contos da carochinha das vovozinhas e nas estórias de trancoso à luz da fogueira. Lajedos & Lagartos se propõe a reinventar este passado que nunca existiu, mas não sai da memória do povo nordestino.

Lajedos & Lagartos é um jogo interpretativo, onde os jogadores escolhem carreiras de personagem que direcionam o tipo que se pretende encarnar. As aventuras e desventuras vividas no Nordeste Fantástico são muitas.

O mais importante é a motivação dos personagens. A motivação é que faz com que um homem ou mulher comum saia de casa e procure superar seus medos e se envolvam em aventuras. As motivações são muitas: vingança, revolta, senso de justiça, egoísmo, curiosidade, fanatismo, santidade, honra, etc. Não é raro o personagem ser apenas alguém levado pela maré e que ainda não descobriu o seu sentindo na vida, amizade por alguém muito querido ou somente para se pabular.

Os personagens de L&L são construídos de maneira aleatória usando um baralho. Possuem seis atributos, associados às cartas que o jogador escolheu e diversos habilidades auxiliares. Mas antes de se preocupar com a ficha, que tipo de personagens você pode fazer para jogar em Lajedos & Lagartos? Qualquer um que seja inspirados nas tradições literárias e orais nordestinas. Lajedos & Lagartos é um RPG, mas que usa cartas de baralho, para as suas jogadas, ao invés dos tradicionais dados multifacetados. L&L é tipo de jogo de baralho em que se joga falando.

Faça o download da versão 0.1 pelo Pensotopia


 

Trevas: Campanha Épica
O TREVAS: CAMPANHA ÉPICA é um suplemento que fala sobre o Apocalipse no cenário de TREVAS em torno de várias culturas, nórdica, cristã, assírio-babilônica, africana, celta, etc. Além disso, inclui vários novos aprimoramentos, plots para jogos apocalípticos, regras alternativas para criação de personagens épicos, novos poderes, poderes sefiróticos, e um IMENSO bestiário épico!

O bestiário tem simplesmente tudo que existe no cenário de TREVAS em termos de raças para Personagens, raças de NPCs, todos em versões épicas ou nem tanto – esses útlimso apenas na Escala Épica 1, claro. Então você verá lá desde Generais Demoníacos, Serafins, Elementais Épicos até Edhênicos e Monstros Cthulhianos.

O livro terá aproximadamente 150 páginas. Não estou com minha versão no momento, mais é disso pra mais. O material original (que só existe na Fortaleza dos Ossos em Ark-a-Nun) era para ter 300 páginas, mas iria ficar muito caro e inacessível pros leitores, então ficou só a nata da nata, então os autores encurtaram alguns capítulos (como da Magia Épica) mas esse material será lançado online no futuro. O preço ainda está por ver com o editor.

Fonte: RPG News
http://newsrpg.wordpress.com/2011/11/09/titulos-venda-futuro/

***

 

Share This Post

Leave a Reply