Baralho Narrativo

O Baralho Narrativo é uma ferramenta para a construção de narrativas de aventura no mundo medieval fantástico, com magias encantadoras de “Contos de Fadas” ou combates épicos do “Senhor dos Anéis”.

O tema “Medieval Fantástico”, mais conhecido como “Conto de Fadas”, é uma grande fonte de elementos para a criação de histórias. São tantas as possibilidades que o jovem escritor pode ficar indeciso quanto ao que colocar depois do “Era uma vez”…

As ideias apresentadas aleatoriamente pelas cartas servem para inspirar o participante e estruturar a base de sua linha narrativa, com os conceitos de personagens, trama e cenário. Eventualmente, os participantes começarão a reclamar das obrigações das regras, que queriam fazer histórias diferentes ou com outros personagens. É esse o objetivo: eles aprenderam com o jogo e estão prontos para criar por conta própria.

As cartas do Baralho Narrativo são uma ferramenta didática que direciona este primeiro momento da criação do texto, desperta a curiosidade com as possibilidades que se apresentam a cada carta escolhida e inspira a criatividade com o desafio de colocar na mesma história os elementos escolhidos.

As atividades com o “Baralho Narrativo” exercitam e motivam a criação de textos, podendo ser utilizados a partir do 5º ano de ensino.

Preparação

Os participantes deverão escolher aleatoriamente as cartas que farão parte de sua história: 3 personagens (sendo um herói, um aliado e um vilão), 1 aventura, 1 local, 1 destaque e 1 evento.Alguém deverá anotar todas as cartas que foram sorteadas em cada uma das categorias.Durante a escolha dos personagens, as cartas sorteadas devem voltar para o monte, pois poderão reaparecer como outro tipo de personagem (por exemplo, uma história onde o herói é um soldado e o vilão é outro soldado). Algumas cartas apenas modificam alguma característica de outra carta, como “trocar sexo” ou “deixar mais velho”; se uma carta dessas for escolhida, basta escolher outra carta e aplicar tal característica nela.

 

Explicação

Escolhidos os elementos da história, deve ser explicado que os participantes deverão criar uma história envolvendo todos eles. Porém, tais obrigações não são restrições; apesar de tais elementos ocuparem elementos de destaque na narrativa, não existe proibição para o participante inserir outros elementos em sua história. Além disso, uma breve explicação sobre cada um desses elementos deve ser feita.O Herói da história não é necessariamente alguém capaz de fazer atos heroicos. Deve ser considerado simplesmente como sendo o personagem principal da história (protagonista).

Aliado pode ser alguém que aparece rapidamente na história ou pode acompanhar o Herói o tempo todo, basta ser um personagem que, de alguma maneira, ajude o Herói a cumprir seu objetivo.E o Vilão não precisa necessariamente ser alguém mau. Ele pode simplesmente ser alguém com interesses contrários aos do Herói, ou então, exatamente os mesmos interesses, o que os colocará em uma disputa.

A Aventura determina qual será o resultado das ações que o Herói  fará no decorrer da história, a linha principal da história deve conduzir para este objetivo.

O Local não determina que apenas nesse local deva ocorrer a história, mas sim, que algo importante para a conclusão da história deva ocorrer aqui.

Destaque indica um elemento que aparecerá em algum momento da história, e que terá alguma importância para o desenrolar dos fatos.

O Evento, assim como o Local, não precisa ser o único evento da história, mas deverá ser importante para interferir nos rumos da história.

Atividade

Agora cada um deverá escrever sua história envolvendo esses elementos. Um limite mínimo de 25 linhas pode ser necessário para obrigar os mais preguiçosos a exercitarem sua criatividade, mas para a maioria dos participantes,apenas um limite máximo de linhas seria preocupante, pois a narrativa acaba fluindo com toda a intensidade de sua imaginação.

Modificações

O Baralho Narrativo pode ser utilizado de outras maneiras:

  • Os elementos da narrativa devem ser escolhidos 3 vezes, e os participantes deverão votar qual a história que deverá ser criada, ou então, cada um escolhe qual história irá criar.
  • Evento, Local, Destaque ou até mesmo Aventura poderão ser escolhidos duas vezes, aumentando ainda mais a necessidade de desenvolvimento da história. Se Aventura for escolhida duas vezes, deverá ser explicado que uma das Aventuras era o objetivo inicial da história, mas algo ocorre e a segunda Aventura é que passa a ser novo foco da narrativa.
  • Os participantes podem analisar todas as cartas e decidir sem sorteio quais serão as cartas escolhidas para cada um dos elementos de sua narrativa.
  • Ao invés de criar histórias a partir do Baralho Narrativo, os participantes podem analisar vários contos de fadas e identificar, por meio das quartas, quais são os elementos narrativos destas histórias.

Uso Didático e Publicação na Internet

Essa atividade pode ser realizada em duas aulas. Na primeira, os alunos sorteiam e escolhem a opção de elementos que se tornarão uma história, e já começam a rascunhar o texto. Na segunda aula, eles finalizam sua história, consertando eventuais falhas de concordância ou ortografia.

E além desta atividade em sala de aula, o exercício pode continuar na internet, com a possibilidade de publicação das histórias produzidas no Blog do Baralho Narrativo.

Envie um e-mail para confdobs@gmail.com com o assunto “Baralho Narrativo”, informe seu nome, os elementos que foram sorteados nas cartas, coloque o texto da sua história no e-mail e mande uma ou duas imagens em anexo para ilustrar sua participação.

Para divulgar o potencial intelectual do RPG, a Confraria dos Observadores busca as mais variadas formas de aplicar conceitos desenvolvidos com o RPG nas mais variadas formas de diversão e educação.

Com a intenção de divulgar novas maneiras de incentivar a produção estudantil de textos, o “Baralho Narrativo” é uma ferramenta pedagógica de distribuição gratuita.

Para montar o seu deck, basta fazer o download das cartas (link no final do texto), imprimir em folha de alta gramatura ou colar com cola bastão a folha impressa em cartolina e recortar as cartas.

Para uma maior durabilidade das cartas, é recomendado que se cubra as folhas com plástico adesivo (papel contact) antes de recortar as cartas.

Se você quer apoiar esse projeto e incentivar o desenvolvimento de novos temas para o Baralho Narrativo, compre a caixa com a caixa do “Baralho Narrativo: Medieval Fantástico”.
Nesta caixa, você receberá as 79 do Baralho Narrativo, com verso diferenciado para cada grupo de cartas (personagens, eventos, aventuras, etc.), produzidas em papel com gramatura 180 e plastificação em pouch 125mic.

O Baralho Narrativo é um projeto de Rogério de Mello Godoy, Professor de Leitura e Produção de Texto na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Desenvolvedor de jogos de RPG (Sistema OPERA) e Orientador da Oficina Lúdica no Programa Escola da Família.

Blog do Baralho Narrativo: http://baralhonarrativo.blogspot.com/
Download da versão gratuita e para comprar a caixa:
http://confraria.terrasdeshiang.com/PBN/PBNfaz.html

 

 

Fonte: Confraria dos Observadores
http://confraria.terrasdeshiang.com/PBN/PBN.html

***

Share This Post

Leave a Reply