D.O.G.S. – Cães de Aluguel (resenha)

D.O.G.S. – Cães de Aluguel não é apenas mais um RPG disponibilizado para download gratuito feito pelo Tiago “Coisinha Verde” Junges – autor de Mighty BladeJogo dos Espíritos e Malditos Goblins! : ele é o melhor deles! Como o nome evidencia, ele é baseado no filme Cães de Aluguel, de Quentin Tarantino, mas foi feito para ser usado em qualquer aventura de ação contemporânea, no estilo dos filmes de Tarantino e Guy Ritchie.

O PDF tem oito páginas, com o texto colocado de forma bem simplória e com duas imagens do filme em que se baseia. Esse é o único ponto negativo do material: ele merecia um PDF mais caprichado. O texto tem um ou outro erro de revisão que não chega a comprometer, mas ele poderia ser um pouco melhor. Apesar disso, cada uma das nove partes do texto contém uma excelente citação que passam o clima do jogo.

Após a introdução, temos uma pequena explicação da ambientação. Basicamente, os personagens dos jogadores são ladrões ou criminosos que foram recrutados para fazer um grande golpe. Não é obrigatório ter assistido ao filme para jogar, mas é altamente recomendável, além de ser um excelente filme para qualquer que ainda não o tenha visto. As demais sete partes do texto são sobre a criação de personagens e o sistema em si.

D.O.G.S. – Cães de Aluguel não usa dados. Ao invés disso, seu sistema se baseia em apostas, usando-se qualquer tipo de contadores – fichas de pôquer são perfeitas para o clima e o cenário do jogo – e cartas comuns de baralho. Cada jogador escolhe ou se sorteia um codinome para o seu personagem como no filme (Sr. Azul, Sr. Branco, Sr. Laranja, etc.) e depois escolhe duas especialidades de uma lista que vai desde Armas Brancas até Tortura, passando por Armas de Fogo, Cofres, Fuga, e outras especialidades ligadas a roubo e atividades criminosas.

Depois é sorteado através das cartas de baralho, chamadas de Cartas de Segredo, o que o personagem realmente é: se um Ladrão Profissional, Psicopata, Idealista, Ambicioso, Manda-Chuva ou Informante, baseado nos personagens do filme. Isso indica a motivação e o comportamento do personagem no jogo.

Depois temos a explicação do sistema de Apostas, e o Passado e os Contatos de cada personagem, e como eles funcionam no sistema de jogo. Uma Aposta é quando um jogador ou o Mestre de Jogo querem decidir a resolução da ação – normalmente o Mestre arbitra se uma ação é ou não bem sucedida, ou minimamente possível de ser realizada. Se o Mestre possuir a vantagem da escolha (ou seja, quando o jogador quer fazer algo que o seu personagem não possui a Especialidade necessária), o jogador pode pagar para o Mestre uma ficha para ser bem sucedido. O mesmo vale para quando o jogador possuir a vantagem, mas então será o Mestre que pagará para o jogador.

Se alguém estiver pagando, o outro poderá cobrir a aposta com o mesmo numero de fichas que o pagador colocar. Se assim fizer, a ação permanece como no início. Caso contrário, ele poderá ficar com todas as fichas e passar a vantagem para o pagador.

O Passado e os Contatos podem ser inseridos no decorrer do jogo. Cada jogador pode ter no máximo dois Contatos, que são Personagens do Mestre especializados em algo que poderá ajudar o personagem, como o cara que faz a limpeza de cenas de crime ou o que possui uma desmontadora de carros roubados.

O Passado são frases bem completas e que tenham ligações umas com as outras que estabelecem a vida pregressa do personagem. Uma vez colocadas no decorrer do jogo, tornam-se conhecidas pelos demais personagens. O jogador as introduz para ajudar o seu personagem em algum momento, o que não impede que elas possam atrapalhar o personagem mais adiante. A partir da terceira frase, o jogador deve indicar alguma pista que aponte o seu segredo, o que o personagem dele realmente é. Pode ser o mais difícil possível, mas deve ser uma pista.

Sempre que houver uma aposta envolvendo uma das frases do Passado do personagem, o jogador pode pagar uma ficha e vencer a aposta imediatamente. Se a frase for algo negativo, sempre que houver uma situação em que ele iria ser bem sucedido, o jogador pode dizer que falhou e ganhar uma ficha.

Além disso, qualquer aposta pode ser renegociada antes de seu fechamento, caso ela leve um jogador ou o Mestre a ficarem sem fichas.

Por fim temos como o jogo termina, com os objetivos e a tabela de pontos para o desempenho de cada tipo de personagem.

Em suma, o jogo é excelente e ainda por cima gratuito, apesar do texto não estar tão bom e da apresentação muito simplória.

Detalhe final: A sigla D.O.G.S. não quer dizer nada. Foi apenas um nome que o autor deu. Particularmente eu prefiro que ele chame Cães de Aluguel mesmo, porque fica clara a proposta do jogo.

Link para baixar o jogo: http://coisinhaverde.com/blog/d-o-g-s/

Notas (de 1 a 6)

Texto: 4 (O texto poderia ser melhor escrito)
Conteúdo: 6 (Excelente!)
Arte/Layout: 3 (É apenas um texto diagramado em PDF com duas imagens do filme.)
Nota Final: 4 (Apesar da nota final mediana pelos aspectos técnicos, o jogo é excelente!)

Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=-C5MEv7eXRw

Abertura com a música “Little Green Bag”, de George Baker: http://www.youtube.com/watch?v=q2Xi3ioasik

Por Marcelo Telles
Coordenador do REDERPG
Resenha escrita ao som de
“Little Green Bag”, de George Baker,
da trilha sonora de Cães de Aluguel

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