Concurso Cultural Encantados!

Crie um gancho para uma história de horror que tenha como antagonista principal uma criatura do folclore dos países de língua portuguesa capaz de deixar um sidhe irlandês vexado. Você receberá 200 Metapontos e poderá ganhar um exemplar de Changeling: os Perdidos, o mais novo jogo do Mundo das Trevas em português.

Partiu em passo apurado
Temendo acaso que um encantado
Com troça ou praga a perseguisse
Ou coisa pior se visse
— Christina Rossetti, “Goblin Market”
Os encantados (…) não são (…) classificados como santos, anjos, demônios, nem como espíritos dos mortos. São representados (…) nos terreiros de São Luís (MA) como: 1) seres  invisíveis à maioria das pessoas ou algumas vezes visíveis a certo número delas;  2) que  habitam encantarias ou “incantes”, situados “acima da Terra e abaixo do Céu”, geralmente em lugares afastados das populações humanas; 3) que tiveram vida terrena e desapareceram misteriosamente, “sem morrer”, ou que nunca tiveram matéria; 4) que entram em contato com algumas pessoas em sonhos, fora de lugares públicos (na solidão do mar, da mata) ou durante a realização de rituais mediúnicos (…).

 

COMEÇA NO DIA 2 DE JANEIRO DE 2011!

Pode acreditar: você não precisa conhecer Changeling: os Perdidos para participar deste concurso. Na verdade, queremos que você participe e ganhe o livro, para passar a conhecer o jogo. Mas, se quiser mais informações a respeito dessa belezura, dê uma olhada aqui e principalmente aqui.

Qual é a ideia?

Você vai escrever o gancho para uma história de horror ambientada no Mundo das Trevas, usando no máximo 100 (cem) palavras. O antagonista principal dessa história tem de ser uma criatura desprovida de compaixão que a lógica e a razão humanas não conseguem compreender totalmente (em Changeling, essa coisa é chamada de Fée Verdadeiro; ou seja, uma “fada”). A criatura tem de se inspirar em algum ser encantado do folclore de países de língua portuguesa, como o Curupira (Brasil), os maquixes (Angola) ou a Besta Ladrador (Portugal), por exemplo.

Por história, entenda-se: uma “aventura” de RPG, aquele enredo que o Narrador esboça e os jogadores completam ao interpretar seus respectivos personagens.

Por gancho de história, entenda-se: um texto enxuto que apresente uma situação-problema para os personagens dos jogadores resolverem, que esboce um antagonista e uma maneira de os personagens dos jogadores se meterem nessa roubada. Por antagonista, entenda-se: o vilão, o monstro inteligente, o sujeito ou a pessoa jurídica que vai se esforçar para jogar água fria nos planos dos personagens dos jogadores ou ferrar bonito com suas vidinhas medíocres.

Por horror, entenda-se: é para dar medo, minha filha; rir, só se for de nervoso.

Por ambientada no Mundo das Trevas, entenda-se: o pano de fundo da sua história é o nosso mundo contemporâneo, com internet, smartphones, carros flex, políticos corruptos, grande deisgualdade social e criminalidade alta, para não mencionar os vampiros, lobisomens, magos e espíritos que andam por aí. Se você não sabe o que é o Mundo das Trevas, leia algumas coisinhas aqui.

Por no máximo 100 palavras, entenda-se: se seu gancho tiver 101 palavras, sua inscrição não valerá necas de pitibiribas.

Exemplo de gancho

Naquele tempo, pelo menos um hóspede do Hotel Fazenda Bela Vista sumia todo ano, no auge da temporada. Essa gente nunca mais foi vista, a não ser uma moça, que reapareceu desmembrada, sem língua e ainda viva, se bem que por pouco tempo, na Trilha da Mata Fria. A polícia matou uma onça e deu o caso por encerrado. E, de fato, não houve mais desaparecimentos… entre os hóspedes. O dono do Bela Vista descobriu oferendas melhores para aplacar o Curupira: os detentos do presídio de Miralândia que vão trabalhar no hotel como parte do Programa de Reintegração Social.

Inspirado no Curupira, de acordo com: CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo, Global, 2000. 782 p.

Número de palavras: 99.

 

Quem pode participar?

Qualquer leitor deste blog que tenha mais de 14 anos de idade. Obviamente, nenhum dos Metagamers poderá concorrer ao prêmio, mas suas contribuições também serão bem-vindas.

 

Como participar

1. Leia o regulamento.

2. Escolha uma criatura do folclore de algum país de língua portuguesa e crie um gancho para uma história de horror ambientada no Mundo das Trevas em que o antagonista principal tenha se baseado nessa criatura.

3. Redija o gancho EM PORTUGUÊS, usando no máximo 100 (cem) palavras. É bom informar em qual criatura folclórica você se inspirou para compor o antagonista.

4. Cadastre-se como assinante do blog Metagamers, se você já não tiver feito isso antes. Para se cadastrar, basta clicar em “Registrar-se”, aí no  menu “Área Interna” do lado direito da tela. Forneça um nome de usuário, uma conta de email válida e uma password (senha) com pelo menos 6 (seis) caracteres.

5. Envie seu gancho para o e-mail concursocultural@metagamers.com.br, adicionando os seguintes dados: nome completo, nome de usuário cadastrado no blog Metagamers, cidade e estado onde mora, data de nascimento. No campo ASSUNTO da mensagem, escreva: “Encantados!”.

 

O que você ganha com isso?

As pessoas que se inscreverem no Concurso Cultural Encantados!, enviando um gancho para uma história, vão ganhar automaticamente 200 Metapontos, que poderão ser acumulados e usados segundo as regras da futura Metaguilda (mais informações aqui).

Ah, sim, todos os ganchos inscritos serão publicados na página Metaguilda.

E ainda tem a premiação…

O autor do melhor gancho, escolhido por uma comissão julgadora apontada pelo blog Metagamers, receberá um exemplar do mais novo lançamento da linha Mundo das Trevas Storytelling, Changeling: os Perdidos. Cortesia da Devir Livraria.

 

 

Cronograma

Inscrições: 2 a 15 de janeiro de 2012

Publicação dos ganchos inscritos na Metaguilda: 16 a 19 de janeiro de 2012

Divulgação do gancho vencedor: 20 de janeiro de 2012

 

Regulamento do Concurso Cultural Encantados!

A participação no concurso é gratuita e não está vinculada à compra de qualquer bem, direito ou serviço, nem ligada a qualquer modalidade de álea.

1. DO CARÁTER EXCLUSIVAMENTE CULTURAL DO CONCURSO:

1.1 O Concurso Cultural Encantados! não está vinculado à compra de nenhum tipo de produto e não está subordinado a qualquer modalidade de sorte ou jogo, nem à cobrança de qualquer valor, conforme a Lei 5.768 de 20/12/1971 e o Decreto Lei 70.951 de 09/08/1972 (texto do Artigo 3º da Lei 5.768 de 20/12/1971: ”Independe de autorização, não se lhes aplicando o disposto nos artigos anteriores: I – a distribuição gratuita de prêmios mediante sorteio realizado diretamente por pessoa jurídica de direito público, nos limites de sua jurisdição, como meio auxiliar de fiscalização ou arrecadação de tributos de sua competência; II – a distribuição gratuita de prêmios em razão do resultado de concurso exclusivamente cultural, artístico, desportivo ou recreativo, não subordinado a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculação destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço”).

2. TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS:

2.1 Todo participante concorda que, ao  se inscrever no Concurso, ele ou ela deverá seguir as regras presentes no regulamento, total e incondicionalmente, assim como acatar todas as decisões tomadas pelo blog Metagamers e pela comissão julgadora, as quais serão definitivas e irrecorríveis. Os prêmios só serão entregues aos participantes que estejam em total acordo com este Regulamento.

2.2 Toda e qualquer tentativa de inscrição por meio diferente ao mencionado anulará a inscrição. O uso de qualquer meio robótico, repetitivo, automático, mecânico ou similar, que tenha como objetivo a reprodução de inscrições, ocasionará a desclassificação de todas as inscrições enviadas pelo participante que se utilizou de um desses meios. Só serão aceitas inscrições feitas por pessoas físicas; veja-se item 3.2 do regulamento.

2.3 O blog Metagamers não será responsável por inscrições perdidas, atrasadas, incompletas, inválidas, extraviadas ou corrompidas; as mesmas serão desclassificadas. O blog Metagamers também não se responsabilizará por transmissões de computador que estejam incompletas ou que falhem, bem como por falha técnica de qualquer tipo, incluindo o mau funcionamento de qualquer rede, ‘hardware’ ou ‘software’, a disponibilidade de acesso à Internet ou ao web site do Concurso, assim como qualquer informação incorreta ou incompleta sobre o Concurso (incluindo a página de inscrição do Concurso) e qualquer falha humana, técnica ou de qualquer outra natureza, que possa ocorrer durante o processo de inscrição. A prova de envio de uma inscrição não será considerada prova de recebimento da mesma pelo blog Metagamers. O blog Metagamers reserva-se o direito de desclassificar qualquer participante que o blog julgue estar manipulando a operação do Concurso (incluindo o web site do Concurso) ou violando os termos e condições apresentadas neste Regulamento.

2.4 Todas as inscrições se tornarão propriedade do blog Metagamers e nenhuma será devolvida. O blog Metagamers não se responsabilizará por qualquer lesão ou dano causado a pessoas ou bens, direta ou indiretamente, total ou parcialmente, em função da inscrição do participante no Concurso Cultural ou da transferência de qualquer material do web site do Concurso, não importando se o material foi preparado pelo blog Metagamers ou por terceiros, e/ou se o material se encontra conectado ao site do blog Metagamers (www.metagamers.com.br) por algum motivo.

2.5 O blog Metagamers reserva-se o direito de cancelar, suspender ou modificar o Concurso caso ocorram fraudes, dificuldades técnicas, ou qualquer outro motivo que esteja fora de seu controle e que comprometa a integridade e seriedade do Concurso de forma que o mesmo não possa ser conduzido como planejado.

2.6 Cada ganhador autoriza o blog Metagamers a utilizar o seu nome, endereço (cidade e estado), idade e/ou fotografia, bem como a sua voz e imagem, entrevistas gravadas e comentários feitos a respeito dos prêmios, do Concurso e/ou da empresa mencionada, em ligação com atividades promocionais ou publicitárias relacionadas ao Concurso, em qualquer mídia de qualquer país do mundo (conhecida ou ainda por desenvolver-se), incluindo a imprensa, televisão, rádio e Internet. Cada contemplado aceita conceder ao blog Metagamers todos os direitos relacionados ao uso da informação mencionada, sem direito a notificação prévia e sem ônus.

2.7 Ao aceitar qualquer prêmio do Concurso, cada contemplado aceita atribuir ao blog Metagamers o direito de expor e disponibilizar o material enviado, independentemente de ter sido o vencedor deste concurso cultural, para utilização, inclusive por terceiros visitantes do site, com fins exclusivamente privados e não comerciais, sem qualquer ônus e por tempo indeterminado, nos termos da licença Creative Commons Attribution NonComercial Share-Alike 2.5 (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/legalcode)

3. PARTICIPAÇÃO

3.1. Para participar do Concurso Cultural Encantados!, basta acessar, entre os dias 2 e 15 de janeiro de 2012, o post localizado no site Metagamers relacionado ao Concurso Cultural Encantados! (www.metagamers.com.br/concurso-cultural-encantados) e seguir estes passos:

a) Cadastre-se como assinante do blog Metagamers.

b) Escolha uma criatura do folclore de algum país de língua portuguesa e crie um gancho para uma história de horror ambientada no Mundo das Trevas em que o antagonista principal tenha se baseado nessa criatura. Redija o gancho EM PORTUGUÊS, usando no máximo 100 (cem) palavras.

c) Envie seu gancho para o e-mail concursocultural@metagamers.com.br, adicionando os seguintes dados: nome completo, nick cadastrado no blog Metagamers, cidade e estado onde mora, data de nascimento. No campo ASSUNTO da mensagem, escreva: “Encantados!”.

3.2. Somente poderão participar do Concurso Cultural Encantados! as pessoas físicas maiores de 14 anos.

3.3. Somente serão aceitas os ganchos redigidos em língua portuguesa e cada participante poderá inscrever apenas 1 (um) gancho.

3.4. Para efeitos legais, o participante do presente concurso cultural declara ser o legítimo autor da proposta inscrita e garante a sua originalidade, responsabilizando-se e isentando o blog Metagamers de qualquer reclamação ou demanda que porventura venha a ser apresentada em juízo, ou fora, relativa à violação de direitos autorais.

3.5. É expressamente proibida a participação no concurso cultural de: pessoas jurídicas, diretores, administradores e funcionários do blog Metagamers e de outras entidades que de alguma forma participem da organização do presente concurso.

3.6. Somente serão aceitas inscrições realizadas dentro do período compreendido entre 0 (zero) hora do dia 2/1/2012 e 23h59 do dia 15/1/2012.

3.7. Serão desclassificadas as propostas que ofendam de alguma forma qualquer personalidade conhecida, classe social, etnia, religião ou orientação sexual.

4. CRITÉRIOS DE ESCOLHA

4.1. A escolha do gancho vencedor será realizada por uma comissão julgadora, a ser nomeada  pelo blog Metagamers.

4.2. A seleção do gancho vencedor levará em consideração os seguintes elementos:

a) o potencial narrativo do gancho, ou seja, se é capaz ou não de gerar uma boa aventura de RPG do gênero horror;
b) a criatividade no uso da criatura folclórica escolhida como antagonista;
c) a clareza e a objetividade do texto.

4.3 Todos os ganchos inscritos serão publicados na página Metaguilda do blog Metagamers entre 16 e 19 de janeiro de 2012. O gancho vencedor será divulgado no dia 20 de janeiro de 2012.

5. PREMIAÇÃO

5.1. Cada participante receberá 200 metapontos ao inscrever seu gancho.

5.2. O(a) autor(a) do melhor gancho será premiado com:

– 1 (um) exemplar da obra: VÁRIOS autores, Changeling: os Perdidos, São Paulo, Devir Livraria, 2011, 352 p.

5.3. A divulgação dos resultados nas datas citadas no item 4.3 será publicada no endereço www.metagamers.com.br.

5.4. O vencedor será informado através de correspondência eletrônica (e-mail).

5.5. O prêmio será enviado do vencedor do concurso pelo correio.

5.6. Não será permitida a troca, devolução ou reembolso do prêmio do vencedor do concurso.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS.

6.1. Ao enviar um gancho para uma história, o participante estará aceitando tácita e incondicionalmente todas as condições presentes neste Regulamento, assim como todas as decisões tomadas pelo blog Metagamers e pela comissão julgadora, as quais serão definitivas e irrecorríveis.

6.2. O blog Metagamers se reserva o direito de não entregar a premiação caso nenhuma das propostas apresentadas seja satisfatória.

Fonte: Metagamers

***

Share This Post

Leave a Reply