Dungeons and Dragons 5a Edição é anunciado

A Wizards Of The Coast anunciou ontem que está desenvolvendo a 5a edição de Dungeons and Dragons, RPG de mesa mais popular do planeta. Além de inspirar um dos desenhos mais clássicos, Caverna do Dragão, D&D criou o gênero RPG. Todo RPG ou MMORPG é inspirado em D&D: Warcraft, Vampire, Baldur’s Gate. Segundo a WoTC o objetivo da 5a edição é unir os jogadores, criar algo diferente de todas as outras edições incorporando o que os jogadores mais gostam independente da edição. (volta do THAC0?) O jogo está sendo apresentado como um remake de D&D. Os jornalistas convidados ao evento de anúncio jogaram a nova edição e ela lembra muito um jogo das edições antigas. Aguardem um anúncio mais detalhado nos próximo meses. Assim como uma nova rodada de videogames de D&D.

Vejam o anúncio, a reportagem do New York Times que o precedeu e mais informações sobre a 5a Edição, traduzidos pela Fale RPG, nos links a seguir:

http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=373

http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=374

http://www.falerpg.com.br/site/modules/wordpress/?p=375

***

Share This Post
11 Comments
  1. Antes do que eu esperava e muito antes do que eu gostaria

  2. Ah vá! Vou começar cedo: essa quinta edição é um lixo, boa mesmo é a Quarta. Essa coisa nova aí é para quem curte Crepúsculo e Little Big Planet, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Falando sério,

    Pois é, Guzzon. Acho que a Quarta renderia mais…

    Bom, tenho material para muitos anos ainda e, saindo algum material voltado ao conteúdo, compro sem problemas, principalmente voltado aos Reinos Esquecidos. No mais, não entro em guerra de edições nem na loucura de adquirir um nova versão por me considerar “desatualizado”.

    Pelo andar da carruagem, novas edições virão em intervalos cada vez menores…

  3. Já temos o Old Dragon por aqui, não sei se precisamos de mais uma “edição comemorativa” que nos faça relembrar como era jogar D&D 10 anos atrás. Eu particularmente gostei muito do D&D na versão 3.0, e que na minha opinião alcançou um patamar espetacular na versão Pathfinder.

    Eu só comprei o básico do 3.5, não comprei nada relacionado à 4ª edição, nem jogos de computador, nem programas, nem livros, não sei como vai ficar a 5ª edição, mas, posso pensar de duas maneiras em cima dele: a otimista, eles vão conseguir criar alguma coisa entre o D&D 3,5 e o AD&D com uma mecânica moderna e aparada (o que não me tiraria do Path de qualquer modo), ou, de maneira pessimista, vão copiar alguma coisa que já existe e fazer mais do mesmo (o que me agradaria menos ainda).

  4. Patesi, tbm acho que a 4ª edição ainda tem tempo de vida útil, mas dado o histórico de decisões da WotC, fico preocupado quanto ao objetivo deste lançamento.

    E na verdade oque mais me preocupa com esse lançamento surgindo no horizonte, é como fica o suporte aos aplicativos como Character Builder, Enconter Builder e afins. Hoje uso essas ferramentas e acho que são um tremendo diferencial que a WotC disponibiliza…. não sei se teria pique para pegar um sistema “novo” para aprender e ensinar meus jogadores…. estou velho… rs

  5. As vendas e lucros falaram mais alto!, a 4ed não emplacou e a Hasbro não gosta de perder dinheiro. Vide com a decisão de acabar o com open game d20 D&D, já que o lucro dos produtos não vinham para ela. E também ocasionou um boom de saida de varios membros da formação para criar sua propria linha d20.
    A 4ed para mim ainda tinham muito folêgo vamos ver como ira ficar agora.
    Longa vida D&D.

  6. Bom como disse em outro post aqui recentemente a Wizard ta perdendo feio pra PathFinder nesta 4 edição , consequentemente a Wizard não quer perder o posto de o melhor RPG do mundo. Então tudo isso já tava esquematizado , tudo isso já era sentido no ar quando o PAthfinder chegou.

    Agora pra quem não achava que a 5 edição era balela , ta ai a prova definitiva da coisa toda.

    Vamos ter a 5 edição.

  7. O engraçado é quando eu disse aqui no site que a série Essentials era era um 4.5 todo mundo me apedrejou, espero que tenham mudado de ideia…

  8. Mas não é Alex. A Essencial é totalmente compatível com a linha básica, foi feita para ser acrescentada, como uma opção. É diferente da 3.5 com a 3.0, que tinham diferenças de regras que não eram compatíveis.

  9. Que isso, meu grupo sempre jogou 3.5 com 3.0, eram sim compatíveis, aliás, eram o mesmo sistema!
    Mas tá aí, tentaram um 4.5, não deu certo agora vem a 5.0… Agora é só esperar a 5.5 ou a 5.0 Essentials

    • Alex, achei as alterações no 3.5 bem mais profundas que o Essencials… o ranger muda muito, e várias magias mudam completamente… mas é a minha percepção… obviamente você conseguiu usar ambos sem atrapalhar sua mesa

  10. Pois bem, a Essentials é muito mais compatível com a linha básica do que a 3.5 era com a 3.0.

Leave a Reply