Crônicas da 7ª Lua e D&D 5ª Edição

Saudações, aventureiros! Quando estávamos comemorando a volta dos lançamentos em português de D&D 4ª Edição por parte da Devir, a Wizards nos surpreende e anuncia a 5ª Edição de Dungeons & Dragons.

Embora fosse dado que era uma questão de tempo até a 5ª Edição ser anunciada – minha aposta é que não passaria da Gen Con 2012 – foi um pouco de surpresa a Wizards ter anunciado antes do evento que ela promove em janeiro, o D&D Experience, ainda mais precedido de uma reportagem no New York Times noticiando a nova edição.

Diante deste fato, que com certeza trará consequências para a linha D&D 4ª Edição lançada em português pela Devir, decidimos suspender o lançamento do Guia do Jogador de C7L, até termos uma definição por parte da Wizards se a 5ª Edição terá uma Licença para terceiros e de como será essa Licença.

De nossa parte, gostaríamos de reforçar que Crônicas da 7ª Lua foi criado para ser um cenário de Dungeons & Dragons, e que não imaginamos ele em outro sistema, embora toda essa situação e as incertezas do futuro possam nos obrigar a pensar em outras alternativas.

Queremos também, mais uma vez, pedir desculpas a todos pela imensa demora com o terceiro livro: infelizmente, há situações que estão além do nosso controle, inclusive de saúde. Por outro lado, talvez o atraso, no final das contas, tenha sido melhor do que lançar um livro e, um mês depois, ser informado que o sistema que ele usa vai ser descontinuado – como aconteceu com o primeiro livro de C7L.

Para dar uma pequena compensação por todo esse transtorno, vamos publicar mensalmente, a partir de fevereiro, toda a mecânica do C7L para a 4ª Edição, começando pela Centelha Divina. Além disso, eventualmente continuarei com A Guarda Negra de Dol Mordhar.

No mais, obrigado a todos por tudo e pela paciência épica.

Marcelo Telles
Equipe C7L
Comunidade do C7L no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8784780
Setor do C7L no Fórum da REDERPG
https://www.rederpg.com.br/wp/forum/c7l

***

Share This Post
11 Comments
  1. Não é uma notícia legal, mas, concordo com a decisão, me parece ser a decisão mais coerente no momento dentro desse contexto.

  2. Diante de um atraso imenso devido a vaarios fatores, e agora com a chegada da 5ª edição porque vocês não optam pelo sistema nacional do D&D 3.5 da Tormenta?. Pois já está consolidado no mercado e com uma boa quantidade de jogadores de D&D 3.5 também!.

  3. Eu tenho uma dúzia de bons motivos para não usar isso. Vou dar apenas um: esse sistema é usado em sua imensa maioria apenas pelos fãs do cenário. Não tem aqui no Brasil, nem de perto, a penetração e a abrangência que o Pathfinder RPG tem lá fora, e estou falando em termos proporcionais, é claro.

    Infelizmente, criar um OGL próprio, que seria a melhor opção, é inviável para a Conclave.

  4. Credo Eslima vc tem certeza dessa sua sugestão!!!???
    Se o Telles tem so uma duzia eu tenho 1 milhão pra nao lançar.

    Acho a decisão adotada a mais certa no momento pra quer lançar um sistema q daqui 1 ano, chuntando pra cima, nao vai ser mais publicado.

    E temos q ver como vai ser a 5th pode se uma coisa muito boa.

  5. Lastimável.

    Sempre apoiei o Cenário, mas quem vive de promessas é eleitor sem noção política. Infelizmente, ao que parece o Cenário não tem compradores o suficiente para manter uma comunidade, assim como o Old Dragon conseguiu.

    Mesmo não sendo um sistema e sim um cenário que pode-se aproveitar de tantos sistemas já consolidados e se consolidando no mercado nacional, tem mesmo que ficar esperando um sistema gringo (só porque tem o peso ser “o Melhor RPG do mundo”)?.

    Enfim, esperei por mais de 2 anos pela versão para a quarta edição e não terei paciência de esperar por mais 2,3, 4… anos para ver o sistema ser lançado. Acho que se vocês (Equipe C7L) tivessem trabalhado para adaptá-lo para Old Dragon, os fans do cenário estariam muito mais felizes.

    É isso. Boa sorte na espera por essa futura 5ª edição.

  6. Olá, Pramon.

    Apesar de termos tido um sério problema com o sumiço do Leo “Himura”, a culpa do atraso é somente minha. Por mais que o tempo do Vinicius para fazer a parte de mecânica seja curto, a minha lentidão em terminar a parte de ambientação do livro inviabilizou que eu pudesse ajudá-lo mais com a parte de regras, embora eu tenha feito a Centelha Divina, que publicarei no primeiro sábado de fevereiro aqui na REDE.

    Hoje eu não digo que gostaria de viver apenas de RPG, porque gosto muito da minha real atividade profissional, mas gostaria muito de poder trabalhar menos e poder me dedicar mais ao nosso hobby.

    Quando se tem três filhos, duas casas para sustentar e dívidas para administrar (fora uma coisinha pequena chamada REDERPG, que é administrada diariamente há mais de 9 anos), nós temos que estabelecer prioridades na vida, como por exemplo cuidar da própria saúde, porque existe muita gente que depende de você e aí você não pode faltar.

    Eu posso te garantir que, mais do que todo mundo, eu gostaria muito de ter lançado o terceiro livro do C7L, ainda mais que fazem três anos que eu não lanço nenhum livro.

    Mas infelizmente nem sempre a vida é o que gente quer, mas apenas o que é possível fazer. E às vezes isso não é o suficiente.

    Old Dragon é um sistema e teve o mérito de preencher uma demanda – de um retroclone brasileiro -, mas é uma situação bem diferente de um cenário, que como falei, foi pensado para D&D.

    Falando de Old Dragon, por exemplo, o cenário Legião foi disponibilizado gratuitamente há anos aqui na REDE, e só este ano vai ganhar uma versão impressa. Tagmar – que é um sistema, mas também é um cenário – ficou anos fora de circulação, até voltar com uma nova iniciativa.

    Posso citar vários bons cenários que, infelizmente, devido ao pequeno tamanho do nosso mercado não tiveram continuidade e mais nenhum tipo de suporte. De cabeça, lembro do Mítica da Editora Viu (com três livros lançados), Velox da Editora Mantícora, Necropia, etc

    Crônicas da 7a Lua têm dois livros já lançados para a edição 3.5 de D&D, com muita, mas muita informação e centenas de ganchos para qualquer Mestre conduzir campanhas por muitos anos. Ele também já foi (bem) adaptado para 3D&T. Além disso, continuamos e continuaremos dando suporte a ele, publicando gratuitamente aqui na REDE toda a parte de mecânica feita para o D&D 4a Edição.

    Mas fique à vontade para jogar outros cenários e jogos. No quesito diversidade e qualidade, estamos no melhor momento da produção nacional de RPG, além de boas obras gringas sendo publicadas em português, além das da Devir. E desejo sucesso e que não enfrentem as muitas dificuldades que sempre enfrentamos, desde que propus o C7L como novo cenário oficial da extinta Dragão Brasil.

    Um grande abraço,

    Marcelo Telles
    Editor do C7L

  7. É melhor esperar, mesmo. Se houver a tal retrocompatividade de edições mais antigas então nem tudo já realizado está perdido.

    Boa sorte e no aguardo de novidades!

  8. Caro Telles,

    Antes de opinar sobre a noticia, quero te desejar melhoras na sua saúde.
    Sobre o post:

    Eu sei que hobby não põe a mesa de ninguém, exceto para os profissionais que transformam hobby em trabalho. O que não é o seu caso.

    Sim, você fez diversos trabalhos de divulgação muito importantes para o hobby, tornou a REDERPG o melhor site de rpg, com materiais excelentes e novidades (hoje, de uns 4 anos para cá, o site, agora blog, decaiu muito e muitos outros blogs acabaram por passar na frente em termos de noticias, artigos, materiais novos para download, etc,). Lançou alguns livros (e bons) de rpg, como Ação!!! em co-autoria com Trio Tormenta (falando nisso, a briga de vocês, quem perdeu foram os fãs de vocês com o fim de dialogo entre vocês – hoje só vejo troca de farpas) e o C7L.

    Mas resumindo:

    Cuide de sua saúde e se para você RPG é um hobby trate-o como tal.
    Não faça promessas do tipo: vou adaptar o C7L para D&D 4ª edição, vou fazer um OGL com base no sistema D20 (eu sei que você passou o projeto para o D3, não precisa se justificar).

    Só divulgue quando 100% do seu projeto estiver pronto. Não com 50%. Não Com 30%. Pois, quando você faz isso e não os termina me faz pensar em “promessas politicas” – o promete muito, faz pouco.

    Boas idéias todos temos. Mas ter tempo, disposição ou recursos para gastar com um hobby, são poucos os afortunados que possuem.

    Prometeu? Cumpra. Não justifique-se, não coloque a culpa nos outros. (não falei que você, Telles, agiu dessa forma: colocando a responsabilidade sua nos outros).

    Apenas digo:

    Houveram muitas promessas e pouca coisa concreta de fato.

    Um abraço

  9. Salve, _D20_!

    Primeiramente, obrigado pelo comentário e pela consideração. Estou bem, 100%, foram apenas dois pequenos procedimentos cirúrgicos, mas já estou ok, inclusive nadando até 1,5 km sempre que faço aula de natação! :-)

    A REDERPG continua sendo um portal. Apenas passamos a usar um sistema mais moderno, o WordPress, que é o mesmo de muitos blogs. Mas continuamos tendo equipe, fórum, lista de discussão, comunidade no Orkut e, recentemente, dois grupos no Facebook, um para a nova edição de D&D, e outro oficial da REDERPG, que em menos de dois meses já é o maior grupo de RPG do Facebook em português:

    http://www.facebook.com/groups/296092587092065/

    http://www.facebook.com/groups/195991557151490/

    Houve uma época em que a REDERPG concentrava quase todo o RPG brasileiro e tínhamos muito mais jogadores ativos e produzindo no Brasil. Mas, sinceramente, prefiro muito mais como é hoje, em que a REDE não apenas se sustenta, como paga – mesmo que pouco – os membros da nossa Equipe pela sua produção.

    Desde que subimos este novo portal, então, praticamente não temos mais os aborrecimento que já tivemos outrora: trocamos a quantidade pela qualidade. Por isso a Moonshadows continua anunciando pela gente, porque o nosso público compra, opina de forma inteligente, participa de forma produtiva.

    E não, não acho que tenha tantos sites melhores que a REDE ou sequer com a mesma quantidade e qualidade de produção. Em termos de acessos, continuamos entre os cinco mais acessados. E alguns blogs, que chegaram a fazer muito sucesso durante algum tempo, estão em evidente queda.

    Ou seja, fazer um bom blog não é difícil. Difícil é manter por mais de 3 anos. A REDE vai completar 10 anos em setembro deste ano, e atualizamos ela diariamente há 9 anos.

    Infelizmente, algumas brigas são necessárias e inevitáveis. Porque é na adversidade que você conhece como as pessoas realmente são, quem tem caráter, quem não tem e quem é oportunista. Eu não coloco o RPG acima de tudo. Eu não absolutizo o RPG. Então é necessário sim se diferenciar, comprar a briga, não ser covarde. Se tem gente que acredita piamente em determinadas coisas, paciência. Se tem gente que se aproveita para inventar coisas e essas pessoas acreditam, deixa pra lá. O mundo é muito vasto e tem sempre uma pessoa melhor que vai ficar do seu lado, em todos os sentidos.

    Infelizmente, existem coisas que estão além do nosso controle. Por exemplo, o OGL 20 tinha três editores. Fiquei sozinho. Vi que não ia dar conta do recado, então passei para a melhor pessoa no Brasil para assumir a iniciativa, alguém que considerei melhor do que eu para dar prosseguimento ao projeto. Infelizmente isso não aconteceu.

    Tinha um planejamento para o C7L, tinha um co-autor excelente. Ele estava fazendo a mecânica e ia passar para ele parte do cenário. O cara simplesmente sumiu. Chamei outra pessoa – melhor do que ele, inclusive – e tivemos que refazer o planejamento.

    Eu atrasei o que já estava atrasado e aí coisa toda atrasou ainda mais. Tive problemas de saúde e aí veio o anúncio da 5a Edição.

    Lembro que, quando eu divulgava o Reia, muita gente duvidada que ele sairia. Ele foi lançado e devo retomar o cenário agora, enquanto o C7L fica em stand by. Teve um suplemento para ele – O Califado – que estava sendo escrito por outras pessoas, que infelizmente não foi concluído. Os três autores tiveram seus problemas.

    Posso citar trocentas iniciativas, cenários, sistemas, portais, blogs, sites que nesses 10 anos não tiveram continuidade ou sequer começaram. E tem coisas de muito sucesso hoje que, se fizer uma ou duas escolhas erradas, pode acabar amanhã de maneira abrupta.

    Então não é questão de fazer promessa, e muito menos de deixar de cumpri-las. Posso dizer que 90% ou mais do que eu prometi que a REDE faria, foi feito. E estou falando de um trabalho de 10 anos e que, se Deus quiser, vai continuar por mais 10! :-)

    Como responsável pelo C7L, entendo que eu tenho a obrigação de informar, atualizar e dar suporte ao público. Mesmo que seja para dizer “atrasou, minha culpa” ou mesmo “infelizmente, vamos ter que adiar”. Eu prefiro isso do que simplesmente ignorar as pessoas e não dar nenhuma satisfação a elas por meses.

    Talvez você prefira o silêncio, como até algumas editoras fazem. Eu prefiro jogar limpo, ser transparente e ser sincero. Se você entende isso como “promessa de político”, paciência.

    Porque eu não vou mudar meu modo de agir e trabalhar. :-)

    Um grande abraço,

    Marcelo Telles
    Equipe C7L

  10. Marcelo, já considerou usar o Pathfinder ou criar um sistema próprio?

Leave a Reply