A Essência da Subclasse, Personalização de Subclasse & Opções Não-Vancianas para Subclasses

Já faz duas semanas que não temos a coluna do Mike Mearls com as novidades sobre a nova edição do Dungeons&Dragons. Mas esta semana o D&D NEXT Q&A, que é uma comunidade dentro do site da Wizards of the Coast dedicada a responder as perguntas dos participantes, acrescentou detalhes sobre as subclasses. Segue a tradução das perguntas e respostas.

1. O quanto uma subclasse pode mudar uma classe básica?

Quando olhamos para uma classe, suas características devem dizer: “Isto representa o que é verdade para todos os membros desta classe.” Quando olhamos para uma subclasse, suas características devem dizer: “Isto representa o que pode ser verdade sobre certos membros desta classe”. Além disso, a coisa mais importante a se saber sobre uma subclasse é que não se trata de mecânica, e sim sobre o arquétipo. É por isso que nós queremos que coisas como “Cavaleiro” sejam uma subclasse, e não “Defensor”; a palavra “Cavaleiro” dá uma cara para a subclasse e descreve o seu lugar no mundo.

Assim, a prioridade para a mecânica de um subclasse é viver de acordo com o arquétipo. Se isso significa mecânicas muito diferentes existindo dentro de duas subclasses diferentes, pensamos que está certo. O que une as subclasses está em um nível mais elevado, dentro da própria classe. Por exemplo, sabemos que queremos que os guerreiros sejam extremamente bons com armas de todos os tipos, sabemos que deve ser versátil em combate, e eles devem estar entre as classes mais resistentes e defensivas. Essas são coisas que pensamos que todos os guerreiros precisam, então isso é algo que todos os guerreiros ganham. Quando você olha para um cavaleiro, por exemplo, você pode esperar o cavaleiro tenha isso… e também uma série de características sociais faça relação com conhecimento sobre os modos da corte, etiqueta, realeza e nobreza. Um gladiador, por outro lado, não precisa de nenhuma dessas coisas, mas o que o cavaleiro e o gladiador compartilham, como membros da classe guerreiro, são as mesmas perícias, a resistência e versatilidade que a própria classe proporciona.

2. Diferentes habilidades de subclasse estarão disponíveis a la carte?

Neste momento, estamos projetando as subclasses como um pacote completo que você compra tudo ou nada. A razão é que isso nos permite ter uma visão geral sobre todas as características de uma subclasse, olhando não apenas para seus efeitos individuais, mas para o efeito de sua combinação. Além disso, algumas subclasses podem ter subsistemas mais complexos ou intricados dentro de si, precisando de mais características interconectadas do que as outras subclasses, cujas características podem funcionar perfeitamente independente umas das outra. O que pretendemos fazer, em vez de tratar as características como peças intercambiáveis, é fornecer informações para os Mestres trabalharem em conjunto com os jogadores para projetar suas próprias subclasses, usando os mesmos tipos de diretrizes que estamos usando para projetá-las internamente. Nós ainda teremos talentos disponíveis para fazer o ajuste fino dos personagens, e queremos continuar a explorar (como temos feito até o momento) mais profundamente em outros arquétipos e mecânicas ocasionalmente, usando os talentos como um meio de proporcionar ajustes para o seu conceito de personagens.

3. As subclasses de mago poderão ser um meio para os magos utilizarem opções de conjuração não-Vanciana?

Esse é um caminho que estamos explorando neste momento. Uma grande parte do processo de criação de classes e subclasses é decidir quais características são essenciais para todos os membros da classe, e que são desejáveis ​​para apenas uma parte dos membros dessa classe. Certamente consideramos que a capacidade de lançar magias arcanas é uma parte essencial da classe mago, mas os meios pelo qual se obtém as próprias magias, e os recursos usados pela classe para lançar esses feitiços, podem ser mais flexíveis. É algo que pretendemos experimentar no playtest.

Link para a publicação original:
http://community.wizards.com/dndnext/blog/2013/05/09/dd_next_qa:_subclass_basics,_subclass_customizing__non-vancian_subclass_options

Traduzido e adaptado por Rafael Silva

Share This Post
2 Comments
  1. Pelo visto, desde os primeiros artigos, o sistema venciano ainda é um ponto de trabalho do pessoal da WotC…

    Muita gente gostou do fato do sistema venciano ter deixado de lado na 4ª edição, quase a mesma proporção que não gostou… então não tem uma formula certa neste caso.

    Tanto que nos primeiros moldes, haviam as magias “a vontade” no Next, em conjunto com o sistema venciano e em conjunto com o sistema de rituais.

    Acho que uma mescla destes sistemas tem chance de funcionar, o grande ponto de trabalho será o equilibrio estes estes sistemas de magia.

  2. O tenso é que pouco vimos dessa mescla ainda. Até agora, o playtest é bem “full vancian”. Claro, algumas subclasses de Wizards tem -um- encounter power. Mas a coisa fica por aí. “Casters” e “Não-Casters” continuam sendo termos válidos (coisa que foi abolida no D&D 4 com o sistema de powers), então diferentes formas de recurso ainda são a regra do dia.

    E mesmo que o vancian tenha dado uma “modernizada” ao longo dos pacotes, continua o mais próximo possível do modelo “tradicional” quanto possível. Resta saber se vai ser possível de fato dar uma customizada nas classes mais “à gosto”, do contrário, voltamos ao “espero que vcs gostem de Vancian!” ^^

Leave a Reply