D&D Next – Monstros e Histórias

Mike Mearls

Esta semana, eu gostaria de deixar a mecânica de jogo de lado e falar um pouco sobre a história do D&D, especificamente, o material que estamos escrevendo sobre os monstros. Eu já falei sobre isso antes, mas eu acho que vale a pena voltar a este tópico para mostrar-lhes a direção que estamos seguindo.

O D&D já existe há algum tempo. Ao longo dos anos, as histórias que moldaram as origens, hábitos e objetivos de certos monstros mudaram um pouco. Além disso, nós gastamos um monte de tinta escrevendo sobre a biologia dos monstros como se fossem criaturas do mundo real. Esse material pode ser interessante, mas não se traduz necessariamente em algo que você usa na mesa de jogo ou durante a construção de uma campanha.

Ao olhar para os monstros de D&D Next, começamos analisando como eles foram retratados no jogo ao longo dos anos. É uma criatura desonesta e com inclinação para criar emboscadas, ou é simplesmente bruta, que gosta de lutar corpo-a-corpo? É inteligente e reúne seguidores sob seu comando, ou é solitário e confia apenas em suas próprias capacidades?

Estas perguntas são úteis porque nos dão uma noção da experiência que maioria dos jogadores e Mestres tiveram com a criatura no passado. É um ponto de partida que podemos usar para a história de um monstro e que permite mantê-la consistente com a forma como a criatura se comportou em edições anteriores do jogo.

No entanto, mesmo mantendo inalterado o papel fundamental do monstro na cosmologia de D&D, podemos introduzir novas histórias ou focar em detalhes que foram deixados vagos anteriormente. Esta abordagem nos permite introduzir esse novo material sem forçá-lo a pensar no monstro de uma forma totalmente nova. Ao invés disso, se fizermos bem o nosso trabalho, tornaremos o monstro mais interessante seja como um PdM (Personagem do Mestre) ou como uma força no mundo.

Há algumas semanas atrás, abordamos a história da medusa. Nós preservados os princípios básicos da medusa, conforme descrito no Livro dos Monstros da 1ª e 2ª Edição do AD&D. Estas criaturas vivem sozinhas ou em pequenos grupos. Elas são abomináveis e habitam em cavernas escuras. O corpo de uma medusa é humano, mas seu rosto é horrível e seu cabelo é um ninho de víboras se contorcendo. Seu olhar transforma suas vítimas em pedra.

Em cima desses fatos básicos, nós nos aprofundamos um pouco mais para dar uma noção do que medusas são como em termos de história e personalidade. Medusas são criadas por uma maldição em que um humano troca uma década de grande beleza e carisma por uma eternidade de uma aparência tão terrível que transforma os espectadores em pedra. A maioria das medusas é ambiciosa, mesquinha e egoísta, disposta a ampliar sua aparência e encantos para subir na escada social. Algumas usam seus dons temporários para casar-se com os ricos e poderosos. Outras constroem sua própria base de poder.

Independentemente da forma como a medusa usa seus dons recém-adquiridos, depois de uma década ela deve pagar o preço do seu pacto. A transformação é súbita e repugnante. Algumas medusas se planejam para a mudança e fogem para uma vila ou fortaleza distante, protegendo-se do mundo exterior e ainda desfrutando da riqueza e do poder que acumularam. Outras se esquecem do pacto, tentam revertê-la ou permanecem na ignorância do preço verdadeiro. Essas pobres coitadas são mortas ou expulsas para um esconderijo.

O elemento mais importante para a narrativa é fornecer ao Mestre uma visão geral da personalidade e do potencial de uma medusa. Uma medusa pode ser uma criatura cruel e abominável, que mata por maldade e visa especificamente os aventureiros mais bonito que invadam o seu covil. Outra pode ser um nobre isolado e desesperado para esconder a sua verdadeira natureza, e que se torna um misterioso benfeitor para o grupo. E, claro, uma medusa pode ser apenas um monstro temível em sua masmorra, uma criatura cuja história e origem nunca são reveladas. Mas a história que criamos permanece lá para servir como uma boa leitura do Livro dos Monstros ou para inspirar suas próprias ideias.

Ao manter intactas as características superficiais da medusa – os elementos que têm sido mais proeminentes em toda a história do jogo – nós permitimos que as aventuras e campanhas existentes não precisem ser alteradas para usar com o D&D Next. Da mesma forma, a nova mitologia da medusa se propõe a inspirar ideias de aventuras, PdM, e seus próprios cenários de campanha.

Link para o artigo original:

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20131021

Traduzido e adaptado por Rafael Silva

Share This Post

Leave a Reply