Garotas e o RPG

Uma coisa muito curiosa é que a maioria dos rpgístas são homens, o que não significa que as mulheres não tem espaço nesse entretenimento. Algumas meninas, como eu, gostam de exercitar sua criatividade, criando textos e histórias, bem como enredos complexos onde pessoas possam se envolver e interagir e, incrivelmente, isso faz parte do RPG!

Utilizando o programa RRPG, que pode ser baixado gratuitamente pelo site ^^ (http://www.rrpg.com.br/) eu mergulhei nesse universo de mesas virtuais e RPGístas que optam por utilizar um programa online ao invés de jogarem mesas presenciais, por muitos motivos distintos, dentre os quais se destaca a falta de oportunidade de um jogo com rpgístas próximos de onde a pessoa mora.

Pulando as primeiras experiências até aprender a mexer no programa, que é supersimples e ainda tem mesas para os iniciantes, que ajudam muito os rpgístas a aprenderem os comandos do programa, eu resolvi iniciar minha “Vida RPGística” narrando para outros jogadores e, assim, descobri algo verdadeiramente incrível.

Sempre lia que a “graça do RPG” se dava em conversar e gesticular como o personagem, muitas vezes modificando sua voz e seus trejeitos, porém, percebi que essa questão mais “interpretativa” pode ser parcialmente substituída por interação por texto e ainda tornar sua “ação” mais bem elaborada, já que não há motivos para se ter vergonha, por exemplo. Dessa maneira, é possível se concentrar na sua imaginação e fazê-la agir, de forma a você dar o melhor de si na descrição, incluindo, até mesmo, os pensamentos de seu personagem. Essa riqueza de detalhes não só aproxima o RPG dos melhores livros que eu já li como me coloca dentro deles, me “permitindo caminhar e tocar o cenário e os personagens”. Toda essa “Magia”, me fascina e, de certa forma, permite que as coisas fiquem mais niveladas entre garotas e rapazes durante a partida.

Então é isso que atrai as garotas pra um RPG virtual ao invés de presencial? Essa interatividade imparcial?

Não posso dizer totalmente que sim e nem que não. Mas o fato é que muitas garotas precisam de estímulos benéficos, à maneira delas, para se ter uma “resposta” interessante de uma ação e, para algumas delas, como eu, um sotaque exagerado pode me por a não prestar tanto atenção no que está sendo dito, principalmente se a pessoa é o narrador e está interpretando um personagem “Famoso” ou um NPC (personagem não jogador ou personagem do mestre). Para um exemplo mais claro, é como se alguém quisesse interpretar Eddard Stark com linguagem popular ou com o sotaque de uma região, como carioca, cearence, etc, por exemplo. Nada contra sotaques, mas é que eles me fazem perder um pouco da magia da cena.

Haja vista que algumas garotas gostam de escrever seus diários e suas experiências, escrever dá a elas a oportunidade de expressar sentimentos durante a ação, coisa que pode fica em defasagem num jogo presencial. Assim, há uma gama de temas que podem ser melhor abordados num jogo online, por escrito, podendo se prezar melhor o romance ou os sentimentos de uma maneira geral. Essa gama de fatores é que, na minha visão, chama tanto atenção das meninas para esse “estilo de RPG”.

É claro que há casos e casos e como todo ambiente online, há aqueles que querem se passar por garotas, de forma a obter qualquer tipo de atenção e/ou melhor interação ou visibilidade no que pretende fazer. Os meninos ainda são maioria e é claro que eles podem se interessar por garotas que tenham o mesmo gosto por esse hobby tão incrível, as vezes dando “atenção exagerada” a elas para uma tentativa de aproximação mais rápida.

De toda forma, basta que as regras sejam estipuladas e cabe cada um se adaptar ao outro da melhor maneira possível. Caso haja desagrado, há opções de bloqueio como toda boa rede social, sendo que o suporte do programa (citado acima), principalmente para os casos mais graves é excelente, não necessitando ter medo algum de utilizá-lo.

Então, meninas, sintam-se a vontade para participar desta “magia” conosco. Se envolva em um universo pelo tempo que estiver conectada e sinta-se parte de um mundo diferente a distância de um clique. Bom jogos pra todas nós!

Por Kerol Oliveira

Share This Post
Written by Kerol
Espontânea, Dinâmica, Amigável e Criativa. Gosto de muito tipos de RPG. Amo HP e GoT.
2 Comments
  1. Muito pespicaz a observação. São dois pontos (rpg virtual x presencial e generos) diferentes mas que geraram uma relação. Venho notando realmente muitas mesas sendo inclusive mestradas e muito bem mestradas, pos garotas. Coisa que presencialmente eu não notava. Contudo devo dizer que tenho migrado parao rpg virtual a bastante tempo. Não há demerito nenhum, inlcusive eu prefiro assim. Apenas escrevendo dá para focar mais nas descrições, até mesmo pq demora e a demora entre uma fala e outra nao cai muito bem na narração presencial fica tipo… travado tem de ser tudo rapdio ou então a graça meio que para. É como comparar ler um livro ou ver um filme, com a diferença que ler um livro está bem mais perto de rpg virtual que o filme está perto do RPG presencial.

    • É verdade ^ ^ Mas acho também que esse estilo vem ganhando força por causa da comodidade em se criar mesas ou encontrar uma que te agrade ^ ^, além do que tudo fica bem registrado e você ainda pode salvar os chamados “Logs” de forma a poder fazer seu próprio livro de registros, podendo editá-lo depois, se quiser :)
      Tenho alguns exemplos que deram muito certo –> http://issuu.com/kerolenn/docs/maxx || http://issuu.com/kerolenn/docs/bruce || http://issuu.com/kerolenn/docs/ryan || Entre outros ^ ^ (Algumas, como o Maxx, já estão no terceiro Arco ^ ^)

      Encontrar mesas de RPG em todos os horários e em todos os dias da semana pode ser outro fator importante nessa opção e talvez os membros até criem afinidade suficiente para marcarem um encontro rpgístico presencial, porque não.
      O importante é as meninas saberem dessas maneiras ótimas de se interagir e encontrar pessoas que também tenham o mesmo gosto que elas. Eu sou apaixonada por Game of Thrones e narro com o sistema de GoT da Green Ronin. Porém, sei que tem garotas que curtem Pretty Little Liars ou Beauty and the Beast (que inclusive eu também gosto ^ ^), além de muitos outros temas, que poderiam ser facilmente adaptados para uma Campanha, até longa e incrivelmente interessante, de RPG.
      De qualquer forma, todo incentivo positivo ao RPG, seja ele em ótimos blogs – como este – seja em fóruns, programas ou eventos deve ser enaltecido.
      Obrigada a todos que leram ^ ^ Bj bj.

Leave a Reply