D&D Next – Personagens de Nível Baixo

Mike Mearls

Um tempo atrás, eu escrevi sobre como as classes de personagens em D&D Next oferecem poucas, se alguma, escolhas no 1º e 2º nível. Personagens de nível baixo em D&D Next se parecem muito com seus equivalentes da 1ª Edição e 2ª Edição, com características e habilidades padronizadas. Chegamos a essa decisão no desenvolvimento por uma série de razões.

Para começar, nós queríamos tornar o processo de criação de um personagem de 1º nível o mais rápido possível. No passado, só a criação de um personagem podia levar uma sessão inteira. Desejávamos garantir que um grupo de jogo pudesse criar seus personagens em trinta minutos ou menos, permitindo a você pegar e jogar D&D, da mesma forma que você pode fazer com um jogo de tabuleiro.

Personagens de nível baixo mais simples também faz com que seja muito mais fácil aos jogadores mais experientes ajudarem os novos jogadores na criação e interpretação de seus personagens. Com a bagagem de alguns jogos, você pode memorizar quase tudo o que um personagem de 1º ou 2º nível pode fazer, especialmente se você orientar novos jogadores a jogar comseus guerreiros, clérigos, magos e ladrões. Um Mestre introduzindo os novos jogadores ao jogo pode ajudá-los a tomar decisões sem constantemente buscar as regras no livro.

É claro que sabemos que os jogadores mais experientes gostam de ter uma variedade de opções para ajudar a criar um personagem único e memorável. Em D&D Next, os backgrounds oferecem uma grande parte desse tipo de personalização no 1º nível. Embora cada background venha com uma variedade de opções pré-definidas, você pode escolher suas próprias proficiências em perícias e ferramentas, mais um benefício de background para combinar a história de seu personagem.

Em D&D Next, nós intencionalmente permitimos que qualquer personagem tenha qualquer proficiência em perícias e ferramentas. Se o guerreiro era uma vez um ladrão de rua, você pode selecionar um background que reflita isso, escolhendo proficiências que lhe permitam abrir fechaduras, dizer mentiras e esgueirar-se nas sombras. O velho modelo de limitar as perícias por classe – dizendo que um ladrão pode treinar Furtividade, mas um guerreiro não – pareceprover uma espécie de equilíbrio ao jogo, mas é um equilíbrio vazio. No final das contas, a utilidade das perícias depende da aventura ou da situação, e quanto mais perícias que você tem, mais provável é de que você receba um bônus e tenha a chance de afetar o jogo. Ao manter a escolha de ferramentas e perícias em aberto, D&D Next torna mais fácil para o Mestre lidar com as proficiências e dá aos jogadores escolhas suficiente para tonar seus personagens de 1º nível únicos.

Além disso, a progressão de níveis do jogo assume que 1º e 2º nível, duram cerca de uma sessão de jogo cada. Isso dá, a qualquer um, tempo suficiente para dominar o básico sobre uma classe antes de se aprofundar nas escolhas que mudam o personagem de maneira significativa. Especialmente para os novos jogadores, as primeiras sessões de jogo podem proporcionar uma compreensão do personagem e da campanha, o que cria uma base sólida para as escolhas. Para os grupos que gostam da experiência de jogar no 1º e 2º nível, o Mestre pode usar uma progressão opcional de experiência que permita jogar mais tempo nesses níveis. Por outro lado, para os jogadores mais experientes que querem mais opções de criação de personagem do que os backgrounds do 1º nível, o jogo inclui regras para a criação de personagens de 3º nível desde o início.

Em termos de desenvolvimento de campanha, as aventuras que publicaremos tratará 1º e 2º nível como a oportunidade para o Mestre apresentar a campanha aos personagens, definindo as possíveis opções antes de iniciar a campanha no 3º nível. Esses dois níveis podem ser focados em dar aos jogadores a oportunidade de sujarem suas botas, permitindo-lhes compreender a campanha e entenderem os objetivos de seus personagens.

Usando a aventura clássica The KeepontheBorderlands como exemplo, os dois primeiros níveis daquela aventura que pode cobrir a viagem dos personagens até a fortaleza, talvez marcada por uma emboscada de bandidos e uma batalha com um peryton, seguida pela uma missão de expulsar os bandidos da região. Entre esses encontros, os personagens se encontram os PdMs importantes na fortaleza, ouvem alguns rumores que apontam para aventuras e desenvolvem um senso de que eles querem atacar primeiro. Quando os personagens chegam ao 3º nível, eles são poderosos o suficiente para sobreviverem a incursões prolongadas nas Caves of Chaos e nas florestas ao redor da fortaleza.

Em seu próprio jogo, estes elementos de D&D Next permitem que você execute uma campanha do jeito que você quiser. Grupos iniciantes podemdesejar usar a opção de progressão mais lenta no 1º e 2º nível para terem ainda mais tempo de compreender os seus personagens e o mundo do jogo. Jogadores experientes podemdesejariniciar com personagens de 3º nível, fazendo uso máximo de todas as opções de personagens desde o início do jogo. Flexibilidade sempre foi uma marca do D&D, e é um aspecto do jogo que estamos tornando ainda mais forte em D&D Next.

Link para o artigo original:

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140113

Traduzido e adaptado por Rafael Silva

Share This Post
4 Comments
  1. Essa ideia de tirar as pericias especificas de cada classe foi a mais intrépida até o momento. Estranho isso estar num post sobre diminuir a complexidade nos niveis mais baixos pois fará exatamente o contrário. Alguem com pouca experiência terá mais trabalho para escolher as perícias agora nos primeiros niveis.

  2. Galfornaly, pelo que deu para ver no playtest e considerando os Conjuntos Iniciais da 3ª Edição e os Builds da 4ª Edição, provavelmente os backgrounds virão com sugestão de perícias para os jogadores iniciantes. Estou mais preocupado com o sistema de perícias em si, pois nada do que vi no playtest me agradou.

  3. Por um lado sim, mas por outro será estranho. Então eu poderia fazer um background para meu mago usar uma espada? Pois seria a mesma lógica do meu mago usar outras proeficiencias… mas…..

  4. Bom, eu não acho que a proficiência com armas esteja desvinculada da classe, uma vez que foi assim em todas as edições e não vi nada que indicasse mudança. Na matéria eles falam do background influenciando as proficiência com perícias e ferramentas (que eu entendi sendo uma mistura de oficios e profissão – vide 3ª Ed.). Acho que a proficiência com armas vai estar vinculadas aos talentos, mas é apenas uma suposição.
    Agora a maneira como será apresentado – se ficará mais claro ou nebuloso – só saberemos na metade do ano.

Leave a Reply