O Conto do Bardo

Mike Mearls

Ao longo das duas últimas semanas, eu falei sobre o processo de desenvolvimento por trás das classes do feiticeiro e do bruxo. Esta semana, vamos falar sobre o bardo.

O bardo sempre foi tratado como alguém multidisciplinar. No AD&D, o principio da classe era uma mistura peculiar entre guerreiro, ladrão e druida, antes da 2ª Edição unir todos esses conceitos em uma mistura de conjuração, perícias de ladrão, e habilidades de combate. Infelizmente, ser multidisciplinar frequentemente torna o bardo um mestre de nada. Em uma história com um único personagem, o bardo pode facilmente brilhar como um herói inteligente e engenhoso. Em um jogo com um grupo de personagens trabalhando juntos, o bardo muitas vezes se sai como o segundo melhor em tudo.

Apesar disso, é difícil abrir mão da ideia de um herói inteligente, engenhoso, com raciocínio rápido e reflexos ainda mais rápidos. Embora o ladino preencha muitos dos arquétipos que esse tipo de personagem traz à mente, há algo na altivez e no carisma que um bardo pode trazer ao jogo que faz com que a classe seja tão atraente.

Em nosso trabalho de desenvolvimento do D&D Next, fizemos mudanças drásticas em alguns dos conceitos tradicionais do bardo, a fim de dar a classe um lugar claro e único no jogo.

Magia Plena

Um bardo conjura o mesmo número de magias por dia que um mago ou clérigo. Ao invés de ficar limitado por um número reduzido de conjurações, o bardo faz frente a qualquer uma das outras classes de conjuradores que trazem a magia para a mesa de jogos. A magia do bardo se concentra em truques, palavras de poder e a capacidade de influenciar as emoções. A classe se encontra na linha que separa os clérigos dos magos, embora se aproxime um pouco mais para perto do clérigo por seu acesso a magia de cura.

Essa é uma mudança simples, mas que dá um salto no processo de nivelar o bardo com as outras classes. Ao invés de forçar o bardo a permanecer em algum lugar entre um conjurador e um não conjurador, nós impelimos a classe para abraçar a magia totalmente.

Inspiração do Bardo

A Música do Bardo foi substituída por uma mecânica chamada de Inspiração do Bardo. Um bardo tem um número diário para utilizações desta capacidade.

Um bardo pode inspirar uma criatura com uma atuação ou um discurso, usando habilidades naturais e adquiridas de liderança para ajudar os outros a alcançarem a grandeza. A criatura afetada ganha um d6 que ele pode adicionar a qualquer teste, ataque ou teste de resistência. A melhor coisa sobre essa mecânica é a sua flexibilidade. A Inspiração do Bardo pode ser aplicada a qualquer situação que um grupo enfrente, e permite que o personagem beneficiado determine como ela será usada, ajudando a construir o componente da narrativa do jogo.

Como exemplo, em minha própria campanha, uma vez um bardo usou a Inspiração do Bardo para ajudar um ladino antes dele se esgueirar em uma câmara repleta de cultuadores de demônio sanguinários. O jogador do bardo descreveu chamando o ladino de lado e dando-lhe uma preleção que reforçou a sua confiança antes de ele entrar sorrateiramente na câmara. O jogador do ladino sabia que poderia usar esse dado de inspiração a qualquer momento, seja para ajuda-lo em um teste de Destreza ou de Carisma, ou para melhorar a jogada de ataque necessária para derrubar o líder do culto. A confiança que o bardo passou para o ladino se refletiu em como jogador do ladino abordou a situação.

Perícias

Para refletir a impressão do bardo como o herói engenhoso das múltiplas edições, nós adicionamos duas características novas para a classe. A partir do 2º nível, um bardo que não receba um bônus de proficiência em um teste, ao invés disso acrescenta metade do valor do bônus de proficiência. Assim, um bardo está sempre na metade do caminho entre aqueles com pericia e aqueles sem perícia em qualquer teste.

Além disso, igual ao ladino, o bardo é um mestre em certas habilidades. Em momentos diferentes, um bardo pega duas proficiências de perícias e adiciona o dobro do bônus de proficiência do personagem nos testes envolvendo essas perícias.

O bardo criado por este conjunto de características de classe é um líder talentoso que combina conjuração com uma aptidão para uso de perícias. Um bardo pode facilmente cumprir o papel que um clérigo geralmente assume em um grupo, ou pode até mesmo substituir um mago. Embora a classe peque pela falta de alguns dos feitiços de combate mais conhecidos do mago, a capacidade de um bardo para aumentar a eficácia de outros personagens em combate pode facilmente igualar essa diferença.

Link para o artigo original:

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140310

 Traduzido de adaptado por Rafael Silva

Share This Post

Leave a Reply