D&D Next – Personalidade, Fraquezas, Vínculos e Mais

Mike Mearls

 Além de você escolher a raça e a classe, o D&D Next usa um sistema de background para ajudar a dar vida ao seu personagem. Em edições anteriores, o jogo abordou o “lado mais literário” de criação de personagem de maneira sutil. Era frequente assumir que as pessoas já sabiam como interpretar e não precisavam de muita orientação para isso, e que os jogadores precisavam de pouco incentivo para pensar em seus personagens como algo além do que apenas um conjunto de opções de combate, perícias e magias.

Para a edição de D&D que será lançada em 2014, as coisas mudaram. Muitos dos jogos que se auto intitulam RPGs (principalmente jogos de videogame) não exigem ou mesmo incentivam a interpretação. Para destacar ainda mais as características únicas que tornam o D&D diferente de outros tipos de jogos, nós decidimos nos concentrar nos aspectos não mecânicos da criação de personagem e em como esses aspectos podem moldar o jogo.

Esta semana, vamos dar uma olhada nas tabelas que fazem parte do background de um personagem, e que permitem criar personalidade, ideais, vínculos e fraquezas para o seu personagem. Estes exemplos são para o background do acólito (Provavelmente esse texto não corresponderá exatamente com o que você verá na versão final do jogo, mas é um bom exemplo do que você pode esperar).

d8 Traço de personalidade
1 Eu idolatro um herói especifico da minha fé, e constantemente me refiro aos feitos e exemplo dessa pessoa.
2 Eu consigo estabelecer diálogo com os inimigos mais ferozes, ter empatia com eles e sempre trabalhar na direção à paz.
3 Eu vejo presságios em cada evento e ação. Os deuses tentam falar conosco; nós só precisamos ouvi-los.
4 Eu tenho uma atitude incansavelmente otimista.
5 Eu cito (ou faço referência) a textos sagrados e provérbios em quase todas as situações.
6 Eu aproveito a boa comida, bebida, e a alta sociedade entre a elite do meu templo. Não gosto de vida dura.
7 Eu acredito que meu Deus seja o único em que qualquer pessoa racional deveria adorar, e eu trabalho lentamente para converter aqueles ao meu redor.
8 Eu passei tanto tempo no templo que tenho pouca experiência prática em lidar com as pessoas do mundo exterior.

Para começar, um background fornece uma tabela com exemplos de traços de personalidade (em um determinado momento, falamos sobre ter entradas separadas para traços positivos e negativos, mas um traço negativo sobrepõe o espaço de destinado à interpretação de uma fraqueza de seu personagem). Os traços de personalidade são destinados a fornecer elementos simples para o personagem – fácil de lembrar e fácil de interpretar. Cada traço fornece um apoio bem óbvio para ajudar você a interpretar na mesa de jogo. Os traços de personalidade não foram pensados para serem sutis ou fáceis de ignorar. Nós queríamos exemplos que se sustentassem.

d6 Ideal
1 Tradição. As antigas tradições de veneração e sacrifício devem ser preservadas e mantidas. (Leal)
2 Caridade. Eu sempre tento ajudar aqueles em necessidade, não importa o custo. (Bom)
3 Mudança. Temos que ajudar a trazer as mudanças que os deuses estão constantemente operando no mundo. (Caótico)
4 Poder. Espero, algum dia, ascender ao topo da hierarquia religiosa de minha fé. (Leal)
5 . Eu confio que a minha divindade vai orientar minhas ações. Eu tenho fé que se eu trabalhar duro, tudo ficará bem. (Leal)
6 Aspiração. Eu procuro me provar digno do favor de meu Deus, fazendo as minhas ações ir ao encontro de seus ensinamentos. (Todos)

Os ideais são um pouco mais sutis do que a personalidade. Se você pensar na personalidade como um conselho tático – uma descrição resumida de como interpretar seu personagem em determinado momento – os ideais são melhor representados como uma estratégia de longo prazo. Eles lhe dão orientação sobre como seu personagem agirá ao longo de uma campanha, ajudando a estabelecer objetivos de longo prazo e dando-lhe uma ideia de como as crenças do seu personagem podem estar ligadas a qualquer situação.

Muitos ideais estão vinculados a um componente da tendência do personagem, que pode lhe ajudar a escolher uma tendência, ou apontando-lhe para entradas específicas da tabela se ​​você já tiver um.

d6 Vínculo
1 Eu busco uma antiga relíquia da minha fé que foi perdido há muito tempo. Eu morreria para recuperá-la.
2 Eu irei me vingar do hierarca de um templo corrupto que me marcou como um herege algum dia.
3 Eu devo a minha vida ao padre que me acolheu quando meus pais morreram.
4 Eu faço tudo pelas pessoas comuns que estão sob o cuidado do meu templo.
5 Eu farei qualquer coisa para proteger o templo onde eu servia.
6 Eu procuro preservar um texto sagrado que meus inimigos consideram herético e querem destruir.

Um vínculo é semelhante ao ideal de um personagem, mas ele te liga a um grupo específico, pessoa, objeto ou lugar dentro da campanha. Enquanto um ideal é abstrato, um vínculo é um elemento tangível da campanha, e pode ser usado pelo Mestre para criar ganchos instantâneos para o personagem. Na melhor das hipóteses, os vínculos podem dar ao Mestre o ponto de partida para uma série de aventuras na campanha.

d6 Fraqueza
1 Eu julgo os outros com severidade, em parte porque eu sou mais severo ao julgar a mim mesmo.
2 Eu confio demais naqueles que estão no poder dentro da hierarquia do meu templo.
3 Meu desejo de espalhar a minha fé, por vezes, leva-me a confiar cegamente nas pessoas que podem querer se converter.
4 Eu sou inflexível em minha maneira de pensar.
5 Eu desconfio de estranhos e sempre suspeito o pior deles.
6 Quando que eu tenho um objetivo, eu me torno obcecado com isso, em detrimento de tudo o mais na minha vida.

Os personagens mais interessantes têm um lado obscuro – uma fraqueza que pode se tornar a sua ruína, ou que serve como um importante teste de força e de vontade. Tal como o seu traço de personalidade, uma fraqueza é algo que ajuda a moldar como você interpreta seu personagem durante o jogo. Ele também pode servir como um gancho útil para o Mestre construir aventuras. Se você é desconfiado de estranhos, o que acontece quando o grupo se depara com um estranho conclave de druidas isolados? Você se alia a eles contra o dragão verde, ou você suspeita que eles estejam enganando e matando gente civilizada que entram em sua floresta primitiva?

 Estes elementos de interpretação no background do seu personagem tornam o jogo mais interessante ao te encorajar a pensar como seu personagem, e se afastar um pouco da decisão “correta” em termos das regras do jogo. Entretanto, tenha em mente que os traços de personalidade, ideais, vínculos e fraquezas são apenas sugestões. Eles têm tanto efeito na maneira como você joga com o seu personagem quanto você desejar. Nós incluímos tabelas aleatórias apenas para servir como uma opção rápida durante a criação do personagem, e para servir de inspiração para a criação de seus próprios conceitos para o seu personagem.

No final das contas, esses elementos de background são simplesmente ferramentas para ajudar a tornar a interpretação mais instintiva e para aumentar a sua diversão no jogo.

Link para o artigo original:

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20140505

 Traduzido e adaptado por Rafael Silva

Share This Post
1 Comment
  1. Interessante.

Leave a Reply