Jogo de Miniaturas das Terras de Shiang

O Jogo de Miniaturas das Terras de Shiang (JMTDS), está em desenvolvimento desde 2004, e começou com a utilização das miniaturas dentro do RPG. Impulsionado por outros jogos de miniaturas como Warhammer, Hero Clix, Chainmail e D&D Miniatures, o Jogo de Miniaturas das TDS continuou como um apoio ao RPG, mas em 2008 começou a ser tratado também como um jogo de combates entre 2 times adversários, sendo cada um controlado por um jogador.

A mecânica de um jogo de miniaturas deve ser bem simples quando comparado ao RPG, e utilizando o ReOPS/OPERA RPG como base, deu-se origem a um jogo onde combates de complexa estratégia pode ser jogados com regras simples. Em 2009 todos os personagens das principais campanhas foram adaptados para o Jogo de Miniaturas, e datam desta época os primeiros jogos para testes de balanceamento. Desde então o layout das fichas das miniaturas vem evoluindo.

Evolução do Layout das Fichas das Miniaturas

Não foi somente o layout que vem evoluindo com o desenvolvimento do jogo. As miniaturas passaram do papel para produção em resina em 2009, mas esse material se mostrou pouco resistente. Contudo, o processo de produção das miniaturas originais começou a se aperfeiçoar, e muitos originais da primeira série foram feitos nessa época.

Miniaturas feitas em resina

As miniaturas em resina trouxeram a possibilidade de trazer quaisquer personagens para o tabuleiro. Em 2011 já havíamos adaptado mais de 50 personagens, incluindo animais e criaturas que poderiam ocupar mais de um hexágono no tabuleiro. Nessa época utilizávamos tabuleiros em papel com as miniaturas em resina.

Jogo com miniaturas de resina (protótipos) em tabuleiro de papel

Apesar de trazer inúmeras possibilidades, as miniaturas de resina não poderiam ser comercializadas. Mesmo com as dificuldades de atingir o público, o jogo continuou evoluindo e aperfeiçoando as regras e o balanceamento de personagens, até em 2012 iniciamos o processo de fabricação de miniaturas em metal. Mesmo com toda a dificuldade de realizar esse tipo de produção em nosso país, conseguiu ser desenvolvida uma metodologia que permitiu criar e copiar várias peças em metal, o que impulsionou leva esse jogo ao público.

Miniaturas das TDS em produção

Em relação ao sistema de regras, dois pontos diferenciais deste jogo em relação aos jogos que utilizam D20 (D&D Miniatures e o Star Wars Miniatures), são a aleatoriedade envolvida e a divisão do espaço no mapa. Tanto nos jogos baseados em D20 quanto no JMTDS o acerto de um ataque é feito somando o ataque do personagem, modificadores e dado (ou dados). Enquanto os jogos baseados em D20 têm uma distribuição da aleatoriedade linear, ele utiliza 2D6 o que resulta em uma distribuição simétrica e não-linear.

A distribuição da aleatoriedade dos 2D6 combinado com os modificadores – que são limitados a um intervalo pequeno e determinado se comparado aos jogos baseados em D20, resultam em combates mais rápidos e permite que um time possam ter sua estratégia baseada não somente na defesa, mas também no ataque.

O mapeamento do espaço do jogo, também apresenta diferenças. Enquanto os jogos que são baseados em D20 utilizam quadrados, o JMTDS utiliza hexágonos. Este diferencial permite um deslocamento dos personagens no jogo em quaisquer direções, e não apenas a retas como nos jogos baseados em D20. Outro ponto, é que efeitos de liderança e de magia atuam em áreas mais próximas as circulares.

Além disso, as miniaturas possuem um pino em sua base que informam para qual lado ela está direcionada – e consequentemente um ponto fraco, suas costas, que podem ser atacadas com mais facilidade.

Detalhe do pino de referência que informa a frente e as costas das miniaturas

O Jogo de Miniaturas das TDS atualmente se encontra em produção em duas versões: uma delas com miniaturas em metal e outra de miniaturas de papel. Estes dois produtos, além de diversos outros, estarão disponíveis em um financiamento coletivo ainda no primeiro semestre.

Jogo das Miniaturas das TDS com tabuleiro de pano e miniaturas em metal

Seja como batalha entre dois times ou como uma ferramenta de apoio ao combate em massa no RPG, você pode encontrar o print and play deste jogo disponível em:

http://terrasdeshiang.com/2014/02/19/jogo-de-miniaturas-das-terras-de-shiang-versao-print-and-play/

Se quiser saber como é uma batalha entre dois times, assista o gameplay:

Ajude o Jogo de Miniaturas das Terras de Shiang a ser tornar uma realidade no mercado nacional através de seu financiamento coletivo da primeira série:

http://www.catarse.me/pt/terrasdeshiang

Share This Post

Leave a Reply